Voltar Junho Lilás: Manter a vacinação em dia é proteção individual e coletiva

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Junho Lilás: Manter a vacinação em dia é proteção individual e coletiva

Manter a vacinação em dia é um custo-benefício imensurável, pois a prevenção contra as doenças ainda é a melhor opção
Texto: Assessoria de Comunicação
        01 de junho, 2022

A importância da vacinação voltou a ganhar destaque com o retorno de doenças já erradicadas no Brasil. Combater o medo da imunização e as fakes news são grandes desafios da atualidade. Visando a conscientização e o incentivo à vacinação a Unimed Cuiabá, por meio do Núcleo de Vacinas, promove a Aquarela da Saúde com o Junho Lilás.

 

Ao longo deste mês a Singular Cuiabana reforça a importância das vacinas que são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades.

 

Para a médica imunologista e alergista, Dra. Ludmilla Pires Amaral Resende, vacinar é uma das formas de proteger o sistema imunológico, aliadas à uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas. “As vacinas são instrumentos de proteção tanto individual quanto coletiva. Manter a caderneta de imunização em dia, atrelada a hábitos saudáveis reforçam a defesa do corpo”, ressalta.

 

A especialista lembra que por conta dos baixos índices de cobertura vacinal doenças altamente contagiosas e comuns no passado, como a Difteria, o Tétano, a Paralisia Infantil, o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola, voltaram ao cenário brasileiro. “Fatores como a falta de informação e as fakes news que dão força ao movimento anti vacina. Com isso vemos doenças já erradicadas voltarem à tona, aumentando o risco de novos surtos. O mais recente foi de Sarampo e Pólio. Por isso, é muito importante que os adultos também estejam imunizados e mantenham a caderneta de imunização completa”, reforçou.

 

O Brasil, segue entre os países que possuem o serviço de imunização mais eficiente do mundo. Para manter esse patamar é necessário que a população priorize essa prática, mantendo a atualização vacinal como estratégia custo-benefício para a prevenção de doenças infectocontagiosas.

 

“Manter a vacinação em dia é um custo-benefício imensurável, pois a prevenção contra as doenças ainda é a melhor opção, uma vez que o tratamento, em muitas situações, é penoso e muito caro, mais até do que a prevenção. Caso o adulto não possua cartão vacinal, ou não saiba quais vacinas já recebeu, consulte um especialista antes de se imunizar”, diz a médica.

 

O Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá prima pela excelência e qualidade dos imunizantes, que são rigorosamente acondicionados, conforme normas do Ministério da Saúde. Entre as vacinas disponíveis estão a Prevenar 13 (pneumonia adulto e infantil), Hexavalente (infantil) e Herpes Zoster (adultos a partir dos 50 anos).

 

Os agendamentos são realizados via telefone (65) 3612-8741.