Voltar ProEco: consumir de forma sustentável é pensar no futuro

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

ProEco: consumir de forma sustentável é pensar no futuro

A Unimed Cuiabá, por meio do setor de Sustentabilidade, criou o Programa de Economia e Sustentabilidade (ProEco), no âmbito da Cooperativa que busca a conscientização e adesão a boas práticas de consumo.
Texto: Jaqueline Siqueira - Assessoria de Comunicação
        15 de outubro, 2021

Consumir de forma sustentável é pensar no impacto que cada escolha traz ao meio ambiente, sociedade e até às finanças. Pensando nisso, a Unimed Cuiabá, por meio do setor de Sustentabilidade, criou o Programa de Economia e Sustentabilidade (ProEco), no âmbito da Cooperativa que busca a conscientização e adesão a boas práticas de consumo.

No mês de outubro o foco do programa é o consumo sustentável, celebrado no dia 15. Entre as ações já realizadas que impactam no consumo estão a sensibilização de clientes, colaboradores e cooperados a preservação do meio ambiente, economia da água, combate à poluição e ao reflorestamento. A Singular Cuiabana realiza ainda coleta seletiva, reaproveitamento de papel, campanha interna para evitar impressões desnecessárias, economia de energia e água.

Aderir ao consumo consciente requer um olhar mais atento à origem dos produtos e serviços que consumimos. “O consumo consciente se trata da soma de pequenas atitudes”, ressalta a diretora administrativo financeiro da Unimed Cuiabá, dra. Suzana Palma.

A médica reforça ainda que a ação sempre parte do objetivo de causar o menor impacto negativo possível no meio ambiente e na qualidade de vida. “Na prática o consumo sustentável engloba o planejamento das compras, seu propósito e motivação e isso se estende a tudo: móveis, roupas, calçados, bolsas. Além da reutilização de embalagens, descarte de materiais eletrônicos evitando que ele seja feito com outros tipos de lixo, economia de energia, ao desligar a luz dos ambientes e evitar banhos demorados”, explica.

Para quem deseja aderir a esse importante conceito de vida, preparamos nove dicas simples para começar hoje mesmo.

  1. Lista de compras: Elas facilitam a ida ao mercado, além de ajudar a organizar melhor o orçamento e a ir diretamente até os produtos que são realmente necessários.

  1. Reaproveite e recicle: Alimentos, potes, caixas de leite e outros itens podem virar porta joias, bolsas e porta objetos. Para isso use a imaginação e até uma ajudinha da internet vale. Pesquise e veja quanta coisa é possível.

  1. Valorize as empresas com responsabilidade social: Diversas empresas já possuem ações que visam a redução do impacto no meio ambiente. São organizações que trabalham com madeira e fazem o reflorestamento; indústrias de cosméticos que não testam os produtos em animais; fábricas que produzem por meio de técnicas antipoluição e muitas outras. Valorizá-las é também uma maneira de fazer um consumo consciente.

  1. Opte por eletrodomésticos econômicos: O Programa Nacional de Conservação de Energia é resultado da parceria entre o Inmetro e o Ministério de Minas e Energia. Eles disponibilizam o Selo Procel, que identifica os aparelhos que consomem menos energia. Além de reduzir os impactos causados no meio ambiente, eles também ajudam a economizar na conta de luz. Na hora de comprar procure sempre optar por eletrodomésticos econômicos, que atendam às suas necessidades do dia a dia e que permitam, ao mesmo tempo, uma boa economia de dinheiro.

  1. Utilize a tecnologia a seu favor: Manter as finanças em dia é possível, sem acúmulo de papel. Para isso utilize seu aplicativo bancário e sempre que possível opte por receber boletos eletrônicos. Evite o uso de papel e o planeta agradece.

  1. Reduza o consumo de água e energia: Atitudes simples podem trazer redução no consumo que impactam nas contas. Ações como se lembrar de tirar do congelador os alimentos antes de prepará-los e evitar utilizar o microondas é uma das formas de evitar o uso desnecessário do equipamento. Regule o termostato da geladeira em épocas mais frias e ajustar o ar-condicionado com timer programado para que ele desligue sozinho um tempo depois.
  2. Evite excessos: Sempre que ver uma promoção, analise se o produto realmente terá uma utilidade no seu dia a dia e evite compras desnecessárias.
  3. Faça doações: Tire um tempo para organizar as suas coisas. Separe roupas, sapatos, utensílios de cozinha e até objetos que você não usa mais e faça doações.
  4. Espalhe a ideia de consumo consciente: Além de tomar atitudes corretas para ter um consumo consciente, é importante espalhar estas ideias. Converse com seus amigos e familiares sobre as atitudes deles em relação ao próprio consumo cotidiano.

Isso é importante para que cada vez mais pessoas reflitam sobre o assunto e assim tomem atitudes que serão positivas para si mesmas e para os demais. Nunca se esqueça que somente com bons hábitos no dia a dia e uma noção correta da importância do consumo consciente será possível ter sobra de dinheiro no final do mês.

Uma forma de começar a divulgar o consumo consciente é compartilhar esse material nas redes sociais. Faça isso agora mesmo e espalhe essa ideia!