Artigos e Notícias 

null Coordenação do cuidado, o que significa esse termo?

Coordenação do cuidado, o que significa esse termo?

Texto: Fonte: Health Map
        19 de novembro, 2020
16 Outubro 2018

Coordenação do cuidado é a organização entre diversos serviços e ações relacionados à atenção em saúde, que independente do local onde sejam prestados, estejam articulados para garantir uma assistência adequada ao paciente. 

Atualmente, um dos maiores problemas na assistência à saúde é a fragmentação do cuidado, que gera riscos, falhas na qualidade e custos desnecessários. O objetivo da coordenação do cuidado é reduzir essa fragmentação e oferecer uma assistência que alcance os principais requisitos de qualidade em saúde, tais como : segurança assistencial, acesso no tempo adequado, efetividade dos tratamentos, eficiência no uso de recursos , equidade e empoderamento do paciente. 

A essência da coordenação é a disponibilidade de informações e a existência de um plano de cuidados relacionado às reais necessidades do indivíduo dentro de uma rede de atenção articulada, que esteja comprometida com a assistência e que inclua esforços para manter os pacientes e familiares informados e assim otimizarem sua experiência. O empoderamento do paciente é um processo educativo destinado a ajudar os pacientes a desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e autoconhecimento necessário para assumir efetivamente a responsabilidade com as decisões acerca de sua saúde.

Um exemplo de projeto bem sucedido no Brasil na área de coordenação do cuidado e empoderamento de clientes é o programa de atenção às gestantes da Unimed Vitoria. As gestantes são convidadas avaliar seu risco gestacional através de um plataforma eletrônica que ao ser alimentada pela própria paciente ou por sua coach em saúde ( um enfermeira) tem o risco automaticamente calculado e um plano de cuidados estabelecido, o qual é apresentado à própria cliente através de um app.

A gestante então passa a seguir esse plano, o qual a ajuda a lembrar de tarefas pendentes tais como consultas médicas, adesão a tratamentos propostos e outros. Além disso, as gestantes com diabetes gestacional e hipertensão recebem devices que permitem monitorar em tempo real a glicemia e nível pressórico. Caso os valores estejam alterados ou não sejam medidos conforme o plano estabelecido, tanto a gestante quanto sua coach são automaticamente alertadas.

O programa vem obtendo excelentes resultados tanto em relação ao cumprimento de metas clínicas estabelecidas quanto à satisfação das gestantes, que se sentem mais orientadas e responsabilizadas por seu cuidado.