O que é?
É a área em que a operadora de plano de saúde se compromete a garantir todas as coberturas de assistência à saúde contratadas pelo beneficiário.

Abrangência Unimed Mais
A área de abrangência é local (Cuiabá e Várzea Grande), com atendimento exclusivo no Hospital São Judas Tadeu, Cuiabá-MT. Atendimentos de urgência e emergência são garantidos em todo território nacional.

ATENDIMENTO FORA DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PLANO UNIMED MAIS
O contrato não prevê atendimento fora do grupo de municípios indicados na Cláusula V. Não prevê tabém atendimento (internações e/ou cirurgias, etc) em hospitais que utilizam Tabela Própria – Alto Custo – tais como: Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês, Hospital Nove Julho, Incor – Hospital do Coração, entre outros.
Para utilização dos serviços hospitalares previstos no contrato do plano de saúde UNIMED MAIS será considerada a acomodação enfermaria.
Como agendar minha consulta?
Para clientes que possuem o plano Unimed Mais as consultas eletivas são realizadas no Hospital São Judas Tadeu.

O agendamento pode ser feito presencialmente na Av. Tancredo Neves, 1157 - Jardim Califórnia, Cuiabá - MT, 78065-230; ou por telefone: (65) 2128-5410  e 2128-5454.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados das 7h às 13h.
O plano Unimed Mais oferece assistência completa, tendo como diferencial o cuidado baseado no vínculo contínuo entre o médico e o paciente, firmado desde a primeira consulta.

No Unimed Mais o beneficiário possui atendimento personalizado e humanizado com profissionais que irão conhecer sua história e respeitar suas prioridades, construindo juntos seu projeto terapêutico.
Toda vez que o beneficiário precisar consultar um médico, deve procurar o Hospital São Judas Tadeu. Lá será atendido por um médico e uma equipe multidisciplinar que faz o acolhimento, primeiros exames e encaminhamento para o especialista se for necessário.

O médico vai acompanhar integralmente e terá um conhecimento profundo sobre o quadro clínico e plano de cuidados do beneficiário, visando sempre a prevenção de doenças e a qualidade de vida.

O objetivo é possibilitar uma visão integral e diferenciada do seu histórico clínico para a prevenção de doenças e o tratamento mais eficaz. O médico de referência trabalha levando em conta o contexto social, o ambiente, a família e a comunidade em que o paciente está inserido.

O foco é o bem-estar físico e psíquico da pessoa, não apenas a doença que lhe aflige no momento. Este médico é o responsável pelo encaminhamento a especialista, quando necessário.
O que é a autorização?

Se o cliente utilizar o plano de saúde por meio da identificação biométrica, todo o processo de autorização de procedimentos poderá ser feito eletronicamente.
No Unimed Mais o beneficiário leva consigo a guia de papel, emitida pelo médico de referência, visto que o médico especialista terá que acolher o paciente referenciado e fazer a devolutiva ao final do atendimento. Essa medida se faz necessária para que o acompanhamento do paciente seja feito de forma unificada.
Toda consulta e atendimento é autorizada por meio biométrico tornando o processo prático, rápido e seguro.

Como funciona a autorização dos pedidos? 

Exames simples são autorizados eletronicamente, quando o cliente já tiver cumprido as carências e estiver adimplente. Exames mais complexos passam por análise prévia à autorização. Nestes casos, o processo é sempre concluído dentro dos prazos estipulados pela ANS. 

Como fico sabendo se o meu pedido foi autorizado?

No momento em que o médico faz a solicitação em sistema, caso o pedido não seja autorizado já aparece na tela do profissional.
O médico também tem a opção de cadastrar um telefone para contato, para assim que o pedido for autorizado, o cliente receber um SMS com a notificação.
Também é possível acompanhar o status do pedido pelo site. Para isto é necessário o número do pedido/perícia via fone pelo 0800 647 3008.

Qual é o prazo de análise? 

Exames simples: até três (3) úteis;
Exames complexos: até 10 dias úteis;
Terapias: até 10 dias úteis;
Procedimentos simples: até 10 dias úteis;
Procedimentos de alta complexidade: até 21 dias úteis;

VALIDADE DO PEDIDO

O pedido médico tem validade de 60 dias.
O que é biometria?
É a tecnologia que permite a identificação de cada cliente por meio de sua digital para a liberação de atendimento nas unidades da Unimed Cuiabá e rede credenciada. Os dados são registrados no sistema de cadastro da Cooperativa. A biometria dispensa a senha, porém a apresentação de documento com foto continua sendo obrigatória. É muito rápido e fácil.

 Para que serve a biometria?
Para identificar, por meio da digital, que é única, o beneficiário. Desse modo o cliente tem maior segurança na identificação e maior agilidade no atendimento.

Como posso cadastrar minha biometria (digital)?
O cadastro é realizado na sede da Unimed Cuiabá no atendimento presencial.
Rua: Barão de Melgaço, 2713 – Bairro Centro Sul, Cuiabá-MT

Não possuo biometria (digital) como proceder?
Para os clientes que possuem menos de 5 ou mais de 60 anos, a digital é dispensável.
Já os clientes que por algum motivo não possuem a biometria, é possível realizar o cadastro de exceção na sede da Unimed, para tornar-se isento da exigência no momento do atendimento.
 
Ainda não possuo cadastro da biometria ou a minha biometria está apresentando falhas, como devo proceder?
Deve procurar a sede da Unimed Cuiabá para o cadastro, recadastro ou cadastro de exceção. No entanto, poderá usar o Token, gerado no APP do Cliente Unimed.

Onde posso ser identificado via biometria?
Nas unidades de atendimento médico credenciadas de Cuiabá e área de ação. 

Com a biometria, o cartão de identificação é dispensável?
No caso de atendimentos na área de ação da Unimed Cuiabá, a biometria pode ser utilizada como ferramenta principal de identificação. O cartão é indispensável para a identificação do cliente fora de Cuiabá.
Para facilitar os beneficiários podem fazer o download do APP da Unimed e fazer uso do cartão virtual. (Saiba mais sobre o Cartão Virtual)
 
Com a biometria meu RG é dispensável?
Não, a apresentação de documento de identidade com foto é obrigatória. Caso não possua o RG, o cliente pode apresentar a CNH, CTPS etc.
A Resolução Normativa - RN Nº 412, de 10 de Novembro de 2016 regulamenta a solicitação de cancelamento do contrato de plano de saúde individual ou familiar, e de exclusão de beneficiário de contrato de plano de saúde coletivo empresarial ou por adesão de forma direta.
Essa regulamentação se aplica apenas aos contratos que foram celebrados após 1º de janeiro de 1999, ou que foram adaptados à Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998.
 
Quais as formas de cancelamento do contrato?
O cancelamento do contrato de plano de saúde individual ou familiar poderá ser solicitado pelo titular, das seguintes formas:
1) Presencialmente, na sede da operadora, em seus escritórios regionais ou nos locais por ela indicados;
2) Por meio de atendimento telefônico disponibilizado pela operadora; ou
3) Por meio da página da operadora na internet.
 
Como posso ter a confirmação de que o cancelamento foi realizado?
A Unimed Cuiabá fornecerá ao beneficiário comprovante do recebimento de sua solicitação de cancelamento do contrato de plano de saúde individual ou familiar.
As solicitações realizadas de forma presencial serão comprovadas pela entrega imediata do respectivo comprovante.
As solicitações realizadas por meio de contato telefônico serão comprovadas pelo fornecimento imediato do protocolo de atendimento ao beneficiário.
As solicitações realizadas por meio de acesso à página da operadora na internet serão comprovadas pela emissão de resposta automática e de protocolo ao beneficiário.
 
Como solicitar o cancelamento de um beneficiário de contrato coletivo empresarial?
O beneficiário titular poderá solicitar à pessoa jurídica contratante, por qualquer meio, a sua exclusão ou a de dependente de contrato de plano de saúde coletivo empresarial.
A pessoa jurídica contratante deverá cientificar a operadora em até 30 (trinta) dias que, a partir de então, ficará responsável pela adoção das providências cabíveis ao processamento da exclusão.
Expirado o prazo, sem que a pessoa jurídica tenha providenciado a comunicação de exclusão do beneficiário à operadora, o beneficiário titular poderá solicitar a exclusão diretamente à operadora.
A exclusão tem efeito imediato a partir da data de ciência pela operadora.
 
Para solicitar o cancelamento do contrato haverá pagamento de multa?
O pedido de cancelamento dos contratos individuais ou familiares não exime o beneficiário do pagamento de multa rescisória, quando prevista em contrato, se a solicitação ocorrer antes da vigência mínima de 12 (doze) meses, observada a data de assinatura da proposta de adesão.
A rescisão do contrato ou a exclusão do beneficiário independe do adimplemento contratual.
 
É possível realizar procedimentos autorizados após o cancelamento do contrato?
Os procedimentos já autorizados, mas que não são realizados até a data de exclusão do beneficiário, não terão mais a cobertura do plano de saúde após o cancelamento/exclusão do contrato. O cancelamento/exclusão quando feito a pedido do beneficiário tem efeito imediato, por isso os procedimentos não realizados até a referida data não são mais de responsabilidade da Operadora.
 
Como solicitar o cancelamento do contrato por motivo de óbito?
Em casos de solicitação de cancelamento/exclusão do contrato por motivo de óbito é necessário que a certidão de óbito seja encaminhada para o setor de Cadastro presencialmente ou via e-mail através do cadastro@unimedcuiaba.coop.br
Se tratando de contratos empresariais, a certidão de óbito deverá ser enviada para a empresa pela qual possui o vínculo empregatício. Neste caso, eles é quem serão responsáveis por realizarem a exclusão. 

Importante: Sempre informar o telefone de contato do responsável junto com o documento, caso seja necessário a Unimed Cuiabá realizar algum esclarecimento sobre o cancelamento. 
Todos os beneficiários, a partir da data de sua inclusão no plano de saúde, cumprirão obrigatoriamente os seguintes prazos de carência:

a) 24 horas para Acidente Pessoal;
b) 24 horas para Acidente de Trabalho;
c) 24 horas para atendimentos de urgência/emergência;
d) 30 dias para Consultas, Exames de rotina;
e) 90 dias para Exames Especializados, exceto os constantes nos itens abaixo;
f) 180 dias para Angiografia Digital, Cineangiocoronariografia, Litotripsia, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada;
g) 180 dias para Fisioterapia;
h) 180 dias para procedimentos de Ambulatório, Quimioterapia, Radioterapia, Medicina Intervencionista, Internações Clínicas, Cirúrgicas e UTI/CTI;
i) 180 dias para Hemodiálise e Diálise Peritonial;
j) 300 dias para parto a termo;

Os serviços contratados serão prestados aos beneficiários regularmente inscritos após o cumprimento da carência para o procedimento.
O plano de saúde possui cobertura de consultas, procedimentos, exames e tratamentos com especialista e pronto atendimento, conforme as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

No Unimed Mais o beneficiário tem atendimento personalizado e humanizado com profissionais que irão conhecer sua história e respeitar suas prioridades, construindo juntos seu projeto terapêutico.
Após contratar o plano UNIMED MAIS, quando posso ter cobertura para urgência / emergência?

Conforme normativa da Agência Nacional de Saúde (ANS), a cobertura para urgência/emergência é garantida 24 horas após a vigência do contrato. Caso seja solicitada, a cobertura deve estar dentro das regras estabelecidas pela Agência para cada tipo de plano: ambulatorial, hospitalar sem e com obstetrícia, plano referência e odontológico.

Em relação à internação para atendimento ambulatorial, o prazo de cobertura é de 12 horas. Se o beneficiário não puder arcar com os custos do hospital credenciado após este período, o transporte para um hospital público deverá ser realizado sob responsabilidade Hospital São Judas. Caso o beneficiário ou responsável legal opte pela internação no hospital privado, a Operadora não tem obrigatoriedade pelo transporte.

 No caso de atendimento limitado a 12 horas, se eu não puder ser levado para o SUS por haver algum risco, o que acontece?
Se o médico assistente determinar, por escrito, a impossibilidade de transferência por questões clínicas, o beneficiário ou familiar pode negociar as despesas para continuidade do atendimento com o hospital. Neste caso, após as 12 horas de atendimento inicial, a Operadora não pode assumir qualquer responsabilidade.
 
Os atendimentos dos casos de urgência/emergência precisam de autorização prévia?
Não. De acordo com a Resolução Normativa 259 e 268/2011 da Agência Nacional de Saúde (ANS), é obrigatória às Operadoras a autorização imediata de solicitações de urgência e emergência.
 
Eu posso ser atendido em qualquer hospital/clínica nesses casos?
Não. Apenas no hospital do plano contratado que é o São Judas Tadeu, em Cuiabá. O beneficiário deverá entrar em contato pelo telefone (65) 2128-5410 e (65) 2128-5454.

Como faço para ter atendimento em outro hospital/clínica?
O atendimento será feito prioritariamente no Hospital São Judas Tadeu, no entanto, caso haja necessidade, o próprio hospital fará o encaminhamento a outro centro médico.

Em caso de Urgência e Emergência, eu posso ser atendido (a) em outro hospital/clínica?
Não. Para urgência e emergência o beneficiário deve sempre procurar o hospital São Judas Tadeu, em Cuiabá.

LEIA TAMBÉM A DEFINIÇÃO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ACORDO COM A ANS (AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR)
O que é consulta eletiva?
 

É a consulta agendada com antecedência, realizada em consultório. Caso o cliente não possa comparecer, é indicado que desmarque a consulta com, no mínimo, 24 horas de antecedência. 

O agendamento pode ser feito presencialmente na Av. Tancredo Neves, 1157 - Jardim Califórnia, Cuiabá - MT, 78065-230; ou por telefone: (65) 2128-5410  e 2128-5454.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados das 7h às 13h.

O encaminhamento ao especialista é feito pelo médico que assiste o paciente. O beneficiário então escolhe dentre os médicos especialistas credenciados ao Plano. O agendamento é feito pelo paciente, que retira na recepção da Clínica o encaminhamento, juntamente com o contato e endereço do especialista escolhido.
O que é Emergência de acordo com a ANS?

A Emergência é, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quando o paciente necessita de assistência médica imediata, pois a situação implica em um risco eminente de morte. São consideradas emergências corte profundo, acidente de origem elétrica, picada ou mordida de animais peçonhentos, hemorragia (forte sangramento), infarto do miocárdio (dor forte no peito), dificuldade respiratória, intoxicação por alimento ou medicamento; sangue no vômito, urina, fezes ou tosse; grave reação alérgica, febre alta permanente, convulsões, dores intensas no peito, abdômen, cabeça e outros, agressões físicas, acidentes de carro, moto, atropelamento e quedas.

O que é Urgência, de acordo com a ANS?

A Urgência é, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quando o paciente não apresenta risco de morte eminente, mas que pode evoluir para complicações mais graves, sendo necessário o encaminhamento para o plantão hospitalar. Também são urgências as fraturas, luxações, torções, asma brônquica em crise, transtornos psiquiátricos, dor abdominal de moderada intensidade, retenção urinária em pacientes idosos, febre maior que 38 graus há pelo menos 48h e mais de um episódio de vômito em até 12h.
EXAMES COMPLEMENTARES E SERVIÇOS AUXILIARES serão realizados no Hospital São Judas Tadeu e/ou prestadores indicados pelo hospital para a prestação do serviço, devendo para tanto, ser previamente autorizado pela UNIMED CUIABÁ, salvo nas hipóteses de urgência e emergência.
A Resolução Normativa - RN Nº 412, de 10 de Novembro de 2016 regulamenta a solicitação de cancelamento do contrato de plano de saúde individual ou familiar, e de exclusão de beneficiário de contrato de plano de saúde coletivo empresarial ou por adesão de forma direta.
Essa regulamentação se aplica apenas aos contratos que foram celebrados após 1º de janeiro de 1999, ou que foram adaptados à Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998.
 
Quais as formas de cancelamento do contrato?
O cancelamento do contrato de plano de saúde individual ou familiar poderá ser solicitado pelo titular, das seguintes formas:
1) Presencialmente, na sede da operadora, em seus escritórios regionais ou nos locais por ela indicados;
2) Por meio de atendimento telefônico disponibilizado pela operadora; ou
3) Por meio da página da operadora na internet.
 
Como posso ter a confirmação de que o cancelamento foi realizado?
A Unimed Cuiabá fornecerá ao beneficiário comprovante do recebimento de sua solicitação de cancelamento do contrato de plano de saúde individual ou familiar.
As solicitações realizadas de forma presencial serão comprovadas pela entrega imediata do respectivo comprovante.
As solicitações realizadas por meio de contato telefônico serão comprovadas pelo fornecimento imediato do protocolo de atendimento ao beneficiário.
As solicitações realizadas por meio de acesso à página da operadora na internet serão comprovadas pela emissão de resposta automática e de protocolo ao beneficiário.
 
Como solicitar o cancelamento de um beneficiário de contrato coletivo empresarial?
O beneficiário titular poderá solicitar à pessoa jurídica contratante, por qualquer meio, a sua exclusão ou a de dependente de contrato de plano de saúde coletivo empresarial.
A pessoa jurídica contratante deverá cientificar a operadora em até 30 (trinta) dias que, a partir de então, ficará responsável pela adoção das providências cabíveis ao processamento da exclusão.
Expirado o prazo, sem que a pessoa jurídica tenha providenciado a comunicação de exclusão do beneficiário à operadora, o beneficiário titular poderá solicitar a exclusão diretamente à operadora.
A exclusão tem efeito imediato a partir da data de ciência pela operadora.
 
Para solicitar o cancelamento do contrato haverá pagamento de multa?
O pedido de cancelamento dos contratos individuais ou familiares não exime o beneficiário do pagamento de multa rescisória, quando prevista em contrato, se a solicitação ocorrer antes da vigência mínima de 12 (doze) meses, observada a data de assinatura da proposta de adesão.
A rescisão do contrato ou a exclusão do beneficiário independe do adimplemento contratual.
 
É possível realizar procedimentos autorizados após o cancelamento do contrato?
Os procedimentos já autorizados, mas que não são realizados até a data de exclusão do beneficiário, não terão mais a cobertura do plano de saúde após o cancelamento/exclusão do contrato. O cancelamento/exclusão quando feito a pedido do beneficiário tem efeito imediato, por isso os procedimentos não realizados até a referida data não são mais de responsabilidade da Operadora.
 
Como solicitar o cancelamento do contrato por motivo de óbito?
Em casos de solicitação de cancelamento/exclusão do contrato por motivo de óbito é necessário que a certidão de óbito seja encaminhada para o setor de Cadastro presencialmente ou via e-mail através do cadastro@unimedcuiaba.coop.br 
Se tratando de contratos empresariais, a certidão de óbito deverá ser enviada para a empresa pela qual possui o vínculo empregatício. Neste caso, eles é quem serão responsáveis por realizarem a exclusão. 

Importante: Sempre informar o telefone de contato do responsável junto com o documento, caso seja necessário a Unimed Cuiabá realizar algum esclarecimento sobre o cancelamento. 
Os clientes Unimed têm acesso à rede de farmácias exclusiva que conta com quatro unidades, localizadas na cidade de Cuiabá.
As unidades oferecem medicações com os melhores preços, além de grande variedade de produtos de perfumaria e cosméticos.
 

Clique AQUI para Farmácias Unimed 

Quais as formas de identificação do cliente da Unimed Cuiabá?

O cliente Unimed Cuiabá tem disponível quatro mecanismos diferenciados que podem ser utilizados para o atendimento médico na rede credenciada: biometria, senha, cartão magnético e cartão virtual e Token, via no App Cliente Unimed.
O leitor biométrico está instalado em todos os pontos de atendimento de Cuiabá, é o recurso que deve ser utilizado com prioridade para identificá-lo como cliente Unimed.
  (Leia mais em BIOMETRIA )
  
Como funciona a identificação via senha?
A senha é o segundo recurso de identificação do cliente em Cuiabá. Ela também possibilita o acesso no site a várias informações importantes a respeito do plano de saúde e da Unimed Cuiabá.
 
Qual é minha senha?
A senha é encaminhada junto com o cartão ou pode ser cadastrada na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008, digitando a opção 6. Caso tenha interesse, o cliente pode alterá-la quando quiser nesta mesma opção.
 
Cada beneficiário do meu contrato tem uma senha?
Inicialmente, a senha é a mesma para todos os beneficiários do contrato, porém, caso seja de interesse, ela pode ser alterada para cada um à sua escolha. Para beneficiários acima dos 18 anos de idade é necessário o desbloqueio da senha inicial no acesso a área do cliente no site da Unimed Cuiabá.
 
Onde sou identificado via senha?
A senha é solicitada quando durante o atendimento há algum problema na verificação da biometria. Ela também é utilizada para os acessos à área restrita do cliente no site da Unimed Cuiabá.
 
Como faço minha senha ou como recuperá-la?
O registro da senha é feito na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008, digitando a opção 6. Digite o código do cartão, o número do CPF e a data de nascimento. Digite uma senha de quatro dígitos, a sua escolha e, em seguida, confirme.
É possível também recuperá-la no site da Unimed Cuiabá, na área Sou Cliente, no campo “Esqueceu sua senha”. A senha é reenviada por SMS ou e-mail de cadastro, ou ainda após solicitação pela Central de Relacionamento 24 horas.
Outra maneira pode ser através do canal exclusivo do prestador, 3612-3010 opção 7. Digite o código do cartão, o número do CPF e a data de nascimento. Digite uma senha de quatro dígitos, a sua escolha e, em seguida, confirme.

Quando recebo meu cartão magnético?
Se o contrato for particular, ele é entregue no momento da contratação do plano. Caso seja empresarial, o cartão é enviado pelos Correios, 40 dias após o início do contrato.
 
Se não recebi no prazo, como solicitar meu cartão?
Neste caso, entre em contato com a Central de Atendimento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008.
 
Qual é o prazo de validade do meu cartão? Consigo utilizar meu cartão vencido?
O cartão tem validade por dois anos ou enquanto o contrato estiver no período de vigência. Para atendimento na área de ação da Unimed Cuiabá, o cartão vencido pode ser utilizado, uma vez que a identificação é realizada por biometria. No caso de atendimento fora da área, isto não é possível.
 
Se estiver sem cartão, consigo ser atendido?
Sim. Apresentando outro documento de identificação, se tiver a biometria registrada.
 
Onde consigo meu cartão virtual?
Através das lojas de aplicativo IOS e Play Store faça o download do APP Cliente Unimed.
Realize o cadastro com número do cartão, data de nascimento e e-mail e escolha uma senha.
Existe algum limite para o número de consultas ou exames que podem ser feitos?

Não pode haver limitação de cobertura para consultas médicas e fisioterápicas, exames e número de dias em internações, mesmo em leitos de alta tecnologia (UTI/CTI). As exceções são somente para sessões de psicoterapia, terapia ocupacional, consultas com nutricionistas e fonoaudiólogos, que podem ser limitadas ao mínimo estabelecido pela ANS.
São limitadas as quantidades de dias para internações hospitalares e em UTI?

Não. A Lei nº 9.656/98 garante aos beneficiários de planos de saúde, com planos contratados a partir de 01/01/1999, a internação sem limite de prazo. Cabe ao médico determinar o tempo necessário de internação.
Há algum canal onde posso registrar minhas dúvidas, elogios, sugestões, críticas e outros serviços?

Sim. Caso o beneficiário não tenha recebido retorno do hospital São Judas Tadeu, as manifestações podem ser enviadas à Ouvidoria da Unimed Cuiabá via e-mail: ouvidoria@unimedcuiaba.coop.br  ou via SAC: 08006473008.
Se eu precisar marcar consultas, exames e internações, em quanto tempo devo ser atendido?
A ANS, por meio da RN 268, estabelece prazos máximos para o atendimento do beneficiário de plano de saúde nos serviços e procedimentos por ele contratados.

Este prazo refere-se ao atendimento por qualquer profissional da especialidade desejada e não por um profissional específico, da preferência do beneficiário.
A ANS não pode interferir na capacidade de atendimento dos prestadores e sim regular para que haja, no mínimo, uma alternativa para o atendimento ao beneficiário.

Os principais prazos são:
• Consulta básica: pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia – em até 7 dias úteis;
• Consulta nas demais especialidades: em até 14 dias úteis;
• Exames: laboratórios de análises clínicas em regime ambulatorial – em até 3 dias úteis;
• Internação: em até 21 dias úteis;
• Urgência/Emergência (determinada pelo médico assistente): atendimento imediato.
Quem tem direito ao parto com cobertura pelo plano?
Para ter direito ao parto com cobertura pelo plano de saúde, a mãe deve contratar um plano com segmentação obstétrica e estar atenta aos direitos previstos em Lei.
 
O plano Unimed Mais tem esta cobertura?
Sim. Na Unimed Cuiabá, todos os planos regulamentados e não regulamentados oferecem esta cobertura.
 
Qual a obrigatoriedade com relação ao acompanhante?
Desde janeiro de 2012, tornou-se obrigatório para os planos de saúde com cobertura obstétrica cobrir as despesas de acompanhantes durante o pré-parto, parto e pós-parto imediato, incluindo acomodação, alimentação e paramentação (vestimenta).
 
Cesariana ou parto vaginal?
Essa decisão precisa ser compartilhada entre o médico, a gestante e sua família. O profissional deve fornecer informações sobre a situação clínica da mulher, os riscos e benefícios envolvidos em cada escolha, para ajudá-la na decisão.
De acordo RN 398/368, tem que ser formalizada a ciência dos riscos de parto cesariana, por meio de um formulário ou partograma que é disponibilizado pelo médico assistente para preenchimento e assinatura da gestante.
- Saiba mais: Programa Parto Adequado Unimed Cuiabá
 
Qual a carência e cobertura para parto?
Desde que tenha cumprido a carência de 300 dias para parto a termo*, e que o plano tenha cobertura obstétrica, a beneficiária pode exigir:
- Cobertura do parto;
- Cobertura de acompanhante, de sua escolha;
- Assistência ao filho durante os primeiros trinta dias após o parto.
- Caso os pais não tenham plano de saúde ou possuam plano ainda em período de carência, a criança também poderá aderir ao mesmo, porém cumprirá as carências devidas para cada caso.
(*) Parto a termo – em gestações com mais de 37 semanas.
 
Há carência para troca de acomodação para o parto?
Sim, de enfermaria para apartamento são 180 (cento e oitenta) dias contados a partir da data de solicitação. De apartamento para enfermaria não há carência. Nos dois casos, há alteração no valor do plano.

 AUTORIZAÇÃO DO PARTO PARA CLIENTES UNIMED CUIABÁ
 
Como o cliente Unimed Cuiabá tem autorização do parto?
Após solicitação do médico requisitante, caso não tenha carências ou restrição no contrato, o sistema autoriza o parto imediatamente.
O médico cooperado pode atender clientes da Unimed e particular?

Sim, o médico cooperado pode ter sua agenda organizada para o atendimento de clientes que não sejam clientes da Unimed Cuiabá. Entretanto, em nenhuma hipótese pode ser cobrada a consulta do cliente Unimed.
O que é Programa de Cuidado Contínuo com o Cliente?
O Programa consiste em enviar avisos ao beneficiário para que este não esqueça de fazer a aquisição dos medicamentos de uso contínuo, mantendo assim o tratamento de forma correta e eficaz.
 
Como funciona?
A Farmácia Unimed Cuiabá, por meio de um software, faz o controle da medicação consumida pelo beneficiário, quando estiver próximo ao término será enviada uma mensagem informando que está na hora de realizar nova aquisição. A solução inovadora é parte do jeito de cuidar da Cooperativa e propõe facilidades na compra e entrega do produto.
 
Como se cadastrar?
O cadastro pode ser feito pelo Disk Farmácia por meio do telefone: (65) 3648-8888, ou via chat, no Portal Unimed Cuiabá. (Clique AQUI).
 
Quais informações são necessárias?
Além dos dados pessoais, o beneficiário deve informar os medicamentos de uso contínuo, bem como a quantidade prescrita pelo médico. A partir daí é calculado o tempo de duração de cada medicação e, assim, quando estiver próximo de acabar, o lembrete será encaminhado. 
 
Quais são os medicamentos de uso contínuo?
São listados como medicamentos de uso contínuo, por exemplo, os anticoncepcionais, os de combate à diabetes, hipertensão, colesterol, tireóide, entre outros.
 
Outro benefício do Programa:
Isenção da taxa de entrega, neste caso.
O Pronto Atendimento do Hospital São Judas Tadeu utiliza um sistema de triagem na realização dos atendimentos, o mesmo é conhecido como Protocolo de Manchester. Este sistema de classificação de risco foi criado para permitir ao profissional médico e enfermeiro, habilidade para atribuir rapidamente uma prioridade clínica do paciente em situação aguda.

O Protocolo é baseado em categorias de sinais e sintomas e contêm 52 fluxogramas, sendo 50 utilizados para situações rotineiras e dois para situação de múltiplas vítimas. Os fluxogramas são selecionados a partir da situação/queixa apresentada pelo paciente.

Cada um contém discriminadores que orientam a coleta e análise de informações para a definição da prioridade clínica do paciente. Para garantir a uniformidade de compreensão e aplicação dos conceitos, todos os discriminadores encontram-se previamente definidos.

O Sistema Manchester pretende assegurar que a atenção médica ocorra de acordo com o tempo resposta determinado pela gravidade clínica do paciente, além de ser ferramenta importante para o manejo seguro dos fluxos dos pacientes quando a demanda excede a capacidade de resposta.
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Conforme classificação há uma previsão de atendimento, sendo:

VERMELHO - Emergência:  atendimento imediato;

LARANJA - Muito urgente: atendimento em até 10 minutos;

AMARELO - Urgente: atendimento em até 60 minutos

VERDE - Pouco urgente: atendimento em até 120 minutos

AZUL - Não urgente: atendimento em até 240 minutos


Como funciona?

Ao chegar no Pronto Atendimento do Hospital São Judas Tadeu, o beneficiário será atendido e classificado por um profissional da equipe de triagem. Após essa classificação o paciente segue com o atendimento.
Como devo proceder em caso de reembolso?

Para reembolso, o beneficiário deve entrar em contato via telefone com o hospital São Judas Tadeu no número (65) 2128-5410 e (65) 2128-5454.

INFORMAÇÕES DE ACORDO COM O CONTRATO:

 Eventualmente, por acordo prévio e formal entre as partes, após o beneficiário cientificar à Unimed Cuiabá da inexistência ou indisponibilidade de rede credenciada, poderá ser autorizado que o beneficiário custeie o procedimento, requerendo imediato reembolso à Unimed Cuiabá, conforme prazo e documentos necessários ao reembolso, previsto em normativa própria da ANS.

Não serão realizados reembolsos sem que o beneficiário tenha dado ciência prévia a Unimed Cuiabá acerca da inexistência ou indisponibilidade da rede credenciada, com exceção dos casos de urgência e emergência, conforme normativa vigente da ANS.

O prazo máximo para apresentação dos documentos comprobatórios a referendar a solicitação de reembolso, é de 01 (um) ano contado da data do evento.

Conforme Resolução Normativa nº 259/ANS, a Operadora deverá realizar o reembolso ao beneficiário no prazo de até 30 (trinta) dias, contados da data de solicitação de reembolso.

A solicitação de reembolso deverá ser obrigatoriamente acompanhada dos seguintes documentos:

I. Consulta Nota Fiscal ou Recibo com CNPJ/CPF, data do atendimento, carimbo e assinatura do médico. Obs.: A descrição da especialidade da referida consulta é imprescindível.

II. Exames Pedido médico do serviço realizado, com carimbo e assinatura do médico; Nota Fiscal ou Recibo com CPF/CNPJ, carimbo e assinatura do médico e descrição dos procedimentos realizados; Discriminação dos serviços executados; Obs.: Caso a Nota Fiscal ou Recibo possua mais de um serviço, deve-se detalhar todos os exames e respectivos valores.

III. Despesas Hospitalares (Internação) Pedido médico do serviço realizado; Relatório médico (internação clínica); Relatório cirúrgico (nos casos de cirurgia) contendo informações da equipe cirúrgica; Relatório anestésico; Nota Fiscal ou Recibo com CPF ou CNPJ, com assinatura e carimbo do médico; Discriminação das notas/recibo – as contas devem ser listadas item a item: material, medicamentos e taxas com os respectivos valores e códigos dos procedimentos realizados; Período de internação (data de internação e data de alta).

IV. Despesas Hospitalares (Honorário médico) 7 Pedido médico do serviço realizado; Relatório médico (internação clínica); Relatório cirúrgico (nos casos de cirurgia) contendo informações da equipe cirúrgica; Relatório anestésico; Nota Fiscal ou Recibo com CPF ou CNPJ, com assinatura e carimbo do médico; Discriminação das notas/recibo – as contas devem ser listadas item a item: material, medicamentos e taxas com os respectivos valores e códigos dos procedimentos realizados; Período de internação (data de internação e data de alta).

V. Despesas Hospitalares (Medicação) Pedido médico do serviço realizado; Discriminação das notas/recibo – as contas devem ser listadas item a item: material, medicamentos e taxas com os respectivos valores e códigos dos procedimentos realizados; Período de internação (data de internação e data de alta); Nota Fiscal ou Recibo com CPF/ CNPJ, com assinatura e carimbo do médico; Terapias (Fonoaudiologia, Psicólogo, Fisioterapia e outros) Pedido médico; Folha de frequência assinada diariamente; Relatório fisioterapeuta/ fonoaudiólogo/ psicólogo/ terapia; Nota Fiscal ou Recibo com CPF/CNPJ, carimbo e assinatura do médico e descrição dos procedimentos realizados. VI. Remoção Pedido médico; Nota Fiscal ou Recibo com CPF/ CNPJ, carimbo e assinatura do médico e descrição dos procedimentos realizados; Relatório médico detalhando o motivo da remoção; Relatório médico informando a quilometragem, o hospital que estava e qual o destino.

Quando houver franquia ou co-participação prevista no contrato, estas serão deduzidas previamente do valor a ser reembolsado ao beneficiário.

O não cumprimento pelo beneficiário das exigências dispostas nas cláusulas acima, fará com que suas despesas não sejam reembolsadas pela Operadora.
O que é o Token?

O Token é uma ferramenta a mais para dinamizar a identificação do beneficiário e a autorização de consultas, exames e internações.

O Token pode ser utilizado por todos os clientes Unimed, desde que a Unimed detentora do contrato possua o APP UNIMED CLIENTE.

Para pedir liberação de qualquer tipo de atendimento (Consultas, SADT, Internação).

É mais uma opção para autorização - para quando houver falha na biometria ou para o cliente com biometria não cadastrada.

O cliente não precisará telefonar para o call center, se não possuir biometria ou a mesma apresentar falhas, uma vez que poderá ser realizada a liberação via TOKEN.

Mais segurança no processo de autorização (uma vez que o TOKEN é gerado via APP);

Passo a passo para usar o Token

Abra o APP UNIMED CLIENTE, disponível para IOS e Android, e clique na opção Carteirinha.

Você será direcionado para a próxima tela. Clique no botão QRCode/Token.

Em seguida o Token será gerado.

Informe o número ao atendente para preencher e liberar a biometria no sistema Web PrestadoR.

O quadro de biometria de vermelho será alterado para verde.

Com o Token correto, aparecerá a mensagem Token Validado.

Automaticamente a biometria estará autenticada.

O número do Token tem duração de apenas dois minutos.
O que é Urgência, de acordo com a ANS?

A Urgência é, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quando o paciente não apresenta risco de morte eminente, mas que pode evoluir para complicações mais graves, sendo necessário o encaminhamento para o plantão hospitalar. Também são urgências as fraturas, luxações, torções, asma brônquica em crise, transtornos psiquiátricos, dor abdominal de moderada intensidade, retenção urinária em pacientes idosos, febre maior que 38 graus há pelo menos 48h e mais de um episódio de vômito em até 12h.
 

O que é Emergência de acordo com a ANS?

A Emergência é, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quando o paciente necessita de assistência médica imediata, pois a situação implica em um risco eminente de morte. São consideradas emergências corte profundo, acidente de origem elétrica, picada ou mordida de animais peçonhentos, hemorragia (forte sangramento), infarto do miocárdio (dor forte no peito), dificuldade respiratória, intoxicação por alimento ou medicamento; sangue no vômito, urina, fezes ou tosse; grave reação alérgica, febre alta permanente, convulsões, dores intensas no peito, abdômen, cabeça e outros, agressões físicas, acidentes de carro, moto, atropelamento e quedas.

Como faço para me vacinar pela Unimed Cuiabá?

A Unimed Cuiabá oferece dois Núcleos de Vacinação na Capital, para atendimento de clientes e não clientes. No local, são oferecidos e aplicados mais de 25 tipos de vacinas, entre elas as de prevenção contra catapora, H1N1, hepatite A, HPV, meningite e tétano. Algumas delas são encontradas somente na rede particular. Para saber o preço, basta fazer contato no 65-3612.8741 / 8740.

Os lotes são rigorosamente acondicionados e armazenados, conforme as normas exigidas pelo Ministério da Saúde. As unidades da Barão de Melgaço e CPA funcionam de segunda a sexta, em horário comercial e aos sábados, das 8h às 12h.

Em 2016, o Núcleo de Vacinação da Barão conquistou a aprovação no programa Acreditação da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm).

Obs.: Em relação a vacinação, neste caso o beneficiário deverá procurar o hospital São Judas, após a previa autorização do hospital que o beneficiário poderá realizar o procedimento.


Clique AQUI para ver o calendário de vacinação e informações sobre o Núcleo de Vacinas da Unimed Cuiabá