O que é? 

É a área em que a operadora de plano de saúde se compromete a garantir todas as coberturas de assistência à saúde contratadas pelo beneficiário.

Abrangência Personal 
A área de abrangência é local, com atendimento exclusivo na Unidade PERSONAL, localizada no Complexo de Saúde Unimed Cuiabá, Bloco II, 3º andar do Espaço Cuidar (Rua Barão de Melgaço, 2057). Atendimentos de urgência e emergência são garantidos em todo território nacional.

O que é consulta eletiva?

É aquela consulta agendada com antecedência, realizada em consultório. Caso o cliente não possa comparecer, é indicado que desmarque a consulta com, no mínimo, 24 horas de antecedência.
 

Como agendar minha consulta?
Para clientes que possuem o plano PERSONAL Unimed Cuiabá as consultas eletivas são realizadas na Clínica PERSONAL localizada no Complexo de Saúde Unimed Cuiabá, Bloco II, 3º andar do Espaço Cuidar (Rua Barão de Melgaço, 2057).

O agendamento pode ser feito presencialmente, na Unidade PERSONAL, via telefone no 3319-3500 ou via whatsapp, pelo 0800 882 0800 (segunda a sexta, das 8h às 17h).

Os atendimentos na Clínica PERSONAL ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados das 7h às 13h.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO ESPECIAL  

Enquando durar a pandemia do covid-19 (coronavírus) os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Encaminhamento ao especialista
O encaminhamento ao especialista é feito pelo médico de referência, quando houver necessidade. O beneficiário então escolhe dentre os médicos cooperados especialistas credenciados ao Plano. O agendamento é feito pelo paciente, que retira na recepção da Clínica o encaminhamento, juntamente com o contato e endereço do especialista escolhido.
 

Se eu precisar marcar consultas, exames e internações, em quanto tempo devo ser atendido?

A ANS, por meio da RN 268, estabelece prazos máximos para o atendimento do beneficiário de plano de saúde nos serviços e procedimentos por ele contratados.
Este prazo refere-se ao atendimento por qualquer profissional da especialidade desejada e não por um profissional específico, da preferência do beneficiário.
A ANS não pode interferir na capacidade de atendimento dos prestadores e sim regular para que haja, no mínimo, uma alternativa para o atendimento ao beneficiário.

Os principais prazos são:

• Consulta básica: pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia – em até 7 dias úteis;

• Consulta nas demais especialidades: em até 14 dias úteis;

• Exames: laboratórios de análises clínicas em regime ambulatorial – em até 3 dias úteis;

• Internação: em até 21 dias úteis;

• Urgência/Emergência (determinada pelo médico assistente): atendimento imediato.

Existe algum limite para o número de consultas ou exames que podem ser feitos?

Não pode haver limitação de cobertura para consultas médicas e fisioterápicas, exames e número de dias em internações, mesmo em leitos de alta tecnologia (UTI/CTI). As exceções são somente para sessões de psicoterapia, terapia ocupacional, consultas com nutricionistas e fonoaudiólogos, que podem ser limitadas ao mínimo estabelecido pela ANS.

São limitadas as quantidades de dias para internações hospitalares e em UTI?

Não. A Lei nº 9.656/98 garante aos beneficiários de planos de saúde, com planos contratados a partir de 01/01/1999, a internação sem limite de prazo. Cabe ao médico determinar o tempo necessário de internação.


O médico cooperado pode atender clientes da Unimed e particular?

Sim, o médico cooperado pode ter sua agenda organizada para o atendimento de clientes que não sejam da Unimed Cuiabá. Entretanto, em nenhuma hipótese pode cobrar a consulta do cliente Unimed.

O plano PERSONAL Unimed Cuiabá oferece assistência completa, tendo como diferencial o cuidado baseado no vínculo contínuo entre o médico de referência e o paciente, firmado desde a primeira consulta. O foco da equipe é o cuidado com a saúde para a promoção da qualidade de vida, utilizando a medicina preventiva como base nesta evolução do atendimento médico.

No PERSONAL o beneficiário possui atendimento personalizado e humanizado com profissionais que irão conhecer sua história e respeitar suas prioridades, construindo juntos seu projeto terapêutico.

Toda vez que o beneficiário precisar consultar um médico, deve procurar o PERSONAL. Lá será atendido por um médico de família e uma equipe multidisciplinar que faz o acolhimento, primeiros exames e encaminhamento para o especialista se for necessário.

Este médico de referência irá lhe acompanhar integralmente e terá um conhecimento profundo sobre seu quadro clínico e plano de cuidados, visando sempre a prevenção de doenças e a qualidade de vida.

O objetivo é possibilitar uma visão integral e diferenciada do seu histórico clínico para a prevenção de doenças e o tratamento mais eficaz. O médico de referência trabalha levando em conta o contexto social, o ambiente, a família e a comunidade em que o paciente está inserido.

O foco é o bem-estar físico e psíquico da pessoa, não apenas a doença que lhe aflige no momento. Este médico é o responsável pelo encaminhamento a especialista, quando necessário.

O que é a autorização?
 

Se o cliente utilizar o plano de saúde por meio da identificação biométrica, todo o processo de autorização de procedimentos poderá ser feito eletronicamente.

No PERSONAL o beneficiário leva consigo a guias de papel, emitida médico de referência, visto que o médico especialista terá que acolher o paciente referenciado e fazer a devolutiva ao final do atendimento. Essa medida se faz necessário para que o acompanhamento do paciente seja feito de forma unificada.

Toda consulta e atendimento na a rede credenciada é autorizada por meio biométrico tornando o processo prático, rápido e seguro.
 

Como funciona a autorização dos pedidos? 
A maioria dos pedidos são autorizados automaticamente quando o cliente já tiver cumprido as carências e estiver adimplente. No entanto, existem alguns deles que são passíveis de análise ou dependem de entrega de alguma documentação complementar para análise, como laudos, realização de perícia médica, entre outros.

 

Como fico sabendo se o meu pedido foi autorizado?
No momento em que o médico faz a solicitação em sistema, caso o pedido não seja autorizado já aparece na tela do profissional.

O médico também tem a opção de cadastrar um telefone para contato, para assim que o pedido for autorizado, o cliente receber um SMS com a notificação.

Também é possível acompanhar o status do pedido pelo site. Para isto é necessário o número do pedido/perícia via fone pelo 0800 647 3008.

 

Qual é o prazo de análise? 

Exames simples: até três (3) úteis;

Exames complexos: até 10 dias úteis;

Terapias: até 10 dias úteis;

Procedimentos simples: até 10 dias úteis;

Procedimentos de alta complexidade: até 21 dias úteis;

 

VALIDADE DO PEDIDO:

O pedido médico tem validade de 60 dias.

O que é biometria?
É a tecnologia que permite a identificação de cada cliente por meio de sua digital para a liberação de atendimento nas unidades da Unimed Cuiabá e rede credenciada. Os dados são registrados no sistema de cadastro da Cooperativa. A biometria dispensa a senha, porém a apresentação de documento com foto continua sendo obrigatória. É muito rápido e fácil.


Para que serve a biometria? 

Para identificação por suas digitais, que são únicas, os beneficiários. Desse modo o cliente tem maior segurança na identificação e maior agilidade no atendimento.


Como posso cadastrar minha biometria (digital)?
O cadastro é realizado na sede da Unimed Cuiabá no atendimento presencial. Para os clientes que estejam em atendimento em dos nossos serviços tais como: Fisioterapia, Clínicas Unimed, Pronto Atendimento, Ambulatório e não tenham a biometria cadastrada, será realizado o cadastramento no momento do atendimento.
 

Não possuo biometria (digital) como proceder?
Para os clientes que possuem menos de 5 anos ou mais de 60, a digital é dispensável.
Já os clientes que por algum motivo não possuem a biometria, é possível realizar um cadastro de exceção na sede da Unimed, onde uma vez cadastrado, ele fica isento da necessidade de passar a biometria no momento do atendimento.

 

Ainda não possuo cadastro da biometria ou a minha biometria está apresentando falhas, como devo proceder?
Deve procurar a sede da Unimed Cuiabá para o cadastro, recadastro ou cadastro de exceção.
 

Onde posso ser identificado via biometria?
Nas unidades de atendimento médico credenciadas de Cuiabá e área de ação.
 

Com a biometria, o cartão de identificação é dispensável?
No caso de atendimentos na área de ação da Unimed Cuiabá, a biometria pode ser utilizada como ferramenta principal de identificação. O cartão é indispensável para a identificação do cliente fora de Cuiabá.

Para facilitar os beneficiários podem fazer o download do APP da Unimed e fazer uso do cartão virtual. (Saiba mais sobre o Cartão Virtual)

 

Com a biometria meu RG é dispensável?
Não, a apresentação de documento de identidade com foto é obrigatória. Caso não possua o RG, o cliente pode apresentar a CNH, CTPS etc.

O plano de saúde possui cobertura de consultas, procedimentos, exames e tratamentos com especialista e pronto atendimento, conforme as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

No PERSONAL o beneficiário tem atendimento personalizado e humanizado com profissionais que irão conhecer sua história e respeitar suas prioridades, construindo juntos seu projeto terapêutico.
 

Guia de Especialistas 

Guia de Rede Credenciada

Os clientes Unimed têm acesso à rede de farmácias exclusiva que conta com 4 unidades, localizadas na cidade de Cuiabá.

As unidades oferecem medicações com os melhores preços, além de grande variedade de produtos de perfumaria e cosméticos.

- SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA DE CUIDADO CONTÍNUO COM O CLIENTE

Quais as formas de identificação do cliente da Unimed Cuiabá?
 

O cliente Unimed Cuiabá tem disponível quatro mecanismos diferenciados que podem ser utilizados para o atendimento médico na rede credenciada: biometria, senha, cartão magnético e cartão virtual via no app Unimed.

O leitor biométrico está instalado em todos os pontos de atendimento de Cuiabá, é o recurso que deve ser utilizado com prioridade para identificá-lo como cliente Unimed.

O que é biometria?

É a identificação de cada cliente para a liberação de atendimento nas unidades da Unimed Cuiabá. No caso da Cooperativa, a biometria inclui a impressão digital do beneficiário. Os dados são registrados no sistema de cadastro da Cooperativa. A biometria dispensa a senha, porém a apresentação de documento com foto continua sendo obrigatória. É muito rápido e fácil.

(Leia mais em BIOMETRIA)

Como posso cadastrar minha biometria (digital)?

O cadastro é realizado na sede da Unimed Cuiabá no atendimento presencial

Para os clientes que estejam em atendimento em dos nossos serviços tais como; Fisioterapia, Clínicas Unimed, Pronto Atendimento, ambulatório e não tenham a biometria cadastrada, o cadastro será realizado no momento do atendimento.

Onde posso ser identificado via biometria?

Nas unidades de atendimento médico credenciadas de Cuiabá e área de ação.

Com a biometria, o cartão de identificação é dispensável?

No caso de atendimentos na área de ação da Unimed Cuiabá, a biometria pode ser utilizada como ferramenta principal de identificação. O cartão é indispensável para a identificação do cliente fora de Cuiabá.

Com a biometria meu RG é dispensável?

Não, a apresentação de documento de identidade com foto é obrigatória. Caso não possua o RG, o cliente pode apresentar a CNH, CTPS etc.

Como funciona a identificação via senha?

A senha é o segundo recurso de identificação do cliente em Cuiabá. Ela também possibilita o acesso no site a várias informações importantes a respeito do plano de saúde e da Unimed Cuiabá.

Qual é minha senha?

A senha é encaminhada junto com o cartão ou pode ser cadastrada na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008, digitando a opção 6. Caso tenha interesse, o cliente pode alterá-la quando quiser nesta mesma opção.

Cada beneficiário do meu contrato tem uma senha?

Inicialmente, a senha é a mesma para todos os beneficiários do contrato, porém, caso seja de interesse, ela pode ser alterada para cada um à sua escolha. Para beneficiários acima dos 18 anos de idade é necessário o desbloqueio da senha inicial no acesso a área do cliente no site da Unimed Cuiabá.

Onde sou identificado via senha?

A senha é solicitada quando durante o atendimento há algum problema na verificação da biometria. Ela também é utilizada para os acessos à área restrita do cliente no site da Unimed Cuiabá.

Como faço minha senha ou como recuperá-la?

O registro da senha é feito na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008, digitando a opção 6. Digite o código do cartão, o número do CPF e a data de nascimento. Digite uma senha de quatro dígitos, a sua escolha e, em seguida, confirme.

É possível também recuperá-la no site da Unimed Cuiabá, na área Sou Cliente, no campo “Esqueceu sua senha”. A senha é reenviada por SMS ou e-mail de cadastro, ou ainda após solicitação pela Central de Relacionamento 24 horas.

Outra maneira pode ser através do canal exclusivo do prestador, 3612-3010 opção 7. Digite o código do cartão, o número do CPF e a data de nascimento. Digite uma senha de quatro dígitos, a sua escolha e, em seguida, confirme.

Onde a minha identificação é feita via cartão magnético ou cartão virtual?

O cartão magnético/virtual é a terceira opção de identificação do cliente Unimed Cuiabá. Em atendimento fora da capital mato-grossense.

Quando recebo meu cartão magnético?

Se o contrato for particular, ele é entregue no momento da contratação do plano. Caso seja empresarial, o cartão é enviado pelos Correios, 40 dias após o início do contrato.

Se não recebi no prazo, como solicitar meu cartão?

Neste caso, entre em contato com a Central de Atendimento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008.

Qual é o prazo de validade do meu cartão? Consigo utilizar meu cartão vencido?

O cartão tem validade por dois anos ou enquanto o contrato estiver no período de vigência. Para atendimento na área de ação da Unimed Cuiabá, o cartão vencido pode ser utilizado, uma vez que a identificação é realizada por biometria. No caso de atendimento fora da área, isto não é possível.

Se estiver sem cartão, consigo ser atendido, inclusive fora de Cuiabá?

Não. Nas demais áreas de ação, a apresentação do cartão é obrigatória, porém pode ser utilizado o cartão virtual.

Onde consigo meu cartão virtual?

Através das lojas de aplicativo IOS e Play Store faça o download. 

Realize o cadastro com número do cartão, data de nascimento e e-mail e escolha uma senha.

O que é?

O maior diferencial do PERSONAL é a figura do médico família, também chamado de médico de referência. É ele quem coordena uma equipe multidisciplinar integrada por enfermeiro, técnico de enfermagem e atendente que vai acompanhar o paciente ao longo da vida, com registro de todas as ocorrências em saúde.

Quem tem direito ao parto com cobertura pelo plano?

Para ter direito ao parto com cobertura pelo plano de saúde, a mãe deve contratar um plano com segmentação obstétrica e estar atenta aos direitos previstos em Lei.

Todos os planos da Unimed Cuiabá têm esta cobertura?

Sim. Na Unimed Cuiabá, todos os planos regulamentados e não regulamentados oferecem esta cobertura.

Há planos de outras Unimeds que não tem cobertura para parto?
Sim. Verifique com a Unimed/origem, com antecedência, se o seu plano tem ou não cobertura para planejar o parto da melhor forma. 
 
Qual a obrigatoriedade com relação ao acompanhante?

Desde janeiro de 2012, tornou-se obrigatório para os planos de saúde com cobertura obstétrica cobrir as despesas de acompanhantes durante o pré-parto, parto e pós-parto imediato, incluindo acomodação, alimentação e paramentação (vestimenta).

Cesariana ou parto vaginal?

Essa decisão precisa ser compartilhada entre o médico, a gestante e sua família. O profissional deve fornecer informações sobre a situação clínica da mulher, os riscos e benefícios envolvidos em cada escolha, para ajudá-la na decisão.

De acordo RN 398/368, tem que ser formalizada a ciência dos riscos de parto cesariana, por meio de um formulário ou partograma  que é disponibilizado pelo médico assistente para preenchimento e assinatura da gestante.

- Saiba mais: Programa Parto Adequado Unimed Cuiabá
 

Qual a carência e cobertura para parto?

Desde que tenha cumprido a carência de 300 dias para parto a termo*, e que o plano tenha cobertura obstétrica, a beneficiária pode exigir:

- Cobertura do parto;

- Cobertura de acompanhante, de sua escolha;

- Assistência ao filho durante os primeiros trinta dias após o parto.

- Caso os pais não tenham plano de saúde ou possuam plano ainda em período de carência, a criança também poderá aderir ao mesmo, porém cumprirá as carências devidas para cada caso.

(*) Parto a termo – em gestações com mais de 37 semanas.
 

Há carência para troca de acomodação para o parto?

Sim, de enfermaria para apartamento são 180 (cento e oitenta) dias contados a partir da data de solicitação. De apartamento para enfermaria não há carência. Nos dois casos, há alteração no valor do plano.

AUTORIZAÇÃO DO PARTO PARA CLIENTES UNIMED CUIABÁ

Como o cliente Unimed Cuiabá tem autorização do parto?

Após solicitação do médico requisitante, caso não tenha carências ou restrição no contrato, o sistema autoriza o parto imediatamente.

AUTORIZAÇÃO DO PARTO PARA CLIENTES DE OUTRAS UNIMEDS EM ÁREA DA UNIMED CUIABÁ

Como o cliente de outras Unimeds é identificado e os pedidos médicos são encaminhados em área da Unimed Cuiabá?

A identificação é mediante apresentação do cartão da Unimed válido, documento pessoal com foto no ato do atendimento;

Feito pelo médico, via RES – Sistema Eletrônico de Saúde, o pedido é direcionado para análise e aprovação da Unimed de origem do cliente;

A Unimed Cuiabá possui sistema de identificação eletrônico do cliente. A leitura digital biométrica permitirá que a Unimed do cliente responda de imediato à solicitação, desde que esteja na posição ONLINE e parametrizado para autorizar/negar automático. Caso contrário, o processo fica em ESTUDO e a Unimed Cuiabá encaminhará para análise e aprovação da Unimed de origem.

 

AUTORIZAÇÃO DO PARTO PARA CLIENTES DE OUTRAS UNIMEDS EM ÁREA DA UNIMED CUIABÁ

Como o cliente de outras Unimeds é identificado e os pedidos médicos são encaminhados em área da Unimed Cuiabá?

O cliente poderá acompanhar as suas solicitações através do 0800 647 3008 da Unimed Cuiabá, que posicionará sobre o andamento do processo;

Se houver negativa da solicitação e o cliente solicitar mais detalhes, cabe à Unimed de origem prestar outras informações. Neste caso, o cliente deve fazer contato direto com a sua Unimed.

A escolha da maternidade ou hospital é feita pelo médico e cliente.

O que é?

O PERSONAL Unimed Cuiabá traz um novo modelo de atendimento, baseado no vínculo contínuo entre o médico de referência e o paciente desde a primeira consulta. Tudo nos moldes de um formato amplamente difundido em países da Europa e nos Estados Unidos.

O plano é exclusivamente empresarial, e traz como diferencial a atenção personalizada inserida pela Unimed Cuiabá e o acompanhamento com um médico da Família e Comunidade, marcando a mudança de concepção do cuidado com a saúde e a evolução do atendimento médico. 

O PERSONAL é a junção perfeita do atendimento referenciado com a qualidade Unimed Cuiabá que você já conhece!

Qual é a cobertura?

O plano de saúde possui cobertura de consultas, procedimentos, exames e tratamentos com especialista e pronto atendimento, conforme as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

No PERSONAL o beneficiário tem atendimento personalizado e humanizado, com profissionais que irão conhecer sua história e respeitar suas prioridades, construindo juntos o projeto terapêutico mais adequado.

Qual é a área de abrangência do PERSONAL? 

A área de abrangência é local, com atendimento exclusivo na Unidade PERSONAL, localizada no Complexo de Saúde Unimed Cuiabá, Bloco II, 3º andar do Espaço Cuidar (Rua Barão de Melgaço, 2057).

Atendimentos de urgência e emergência são garantidos em todo território nacional.

Como funciona o atendimento?

Toda vez que o beneficiário precisar consultar um médico, deve procurar a unidade do PERSONAL. Lá, será atendido por um médico de família e uma equipe multidisciplinar que faz o acolhimento, primeiros exames e encaminhamento para o especialista, caso seja necessário. 

Este médico de referência irá lhe acompanhar integralmente o paciente e terá um conhecimento profundo sobre seu quadro clínico e plano de cuidados, visando sempre a prevenção de doenças e a qualidade de vida.

O que é Programa de Cuidado Contínuo com o Cliente?

O Programa consiste em enviar avisos ao beneficiário para que este não esqueça de fazer a aquisição dos medicamentos de uso contínuo, mantendo assim o tratamento de forma correta e eficaz.

Como funciona?

A Farmácia Unimed Cuiabá, por meio de um software, faz o controle da medicação consumida pelo beneficiário, quando estiver próximo ao término será enviada uma mensagem informando que está na hora de realizar nova aquisição. A solução inovadora é parte do jeito de cuidar da Cooperativa e propõe facilidades na compra e entrega do produto.

Como se cadastrar?

O cadastro pode ser feito pelo Disk Farmácia por meio do telefone/WhatsApp: (65) 3648-8888, ou via chat, no Portal Unimed Cuiabá. (Clique AQUI).

Quais informações são necessárias?

Além dos dados pessoais, o beneficiário deve informar os medicamentos de uso contínuo, bem como a quantidade prescrita pelo médico. A partir daí é calculado o tempo de duração de cada medicação e, assim, quando estiver próximo de acabar, o lembrete será encaminhado. 

Quais são os medicamentos de uso contínuo?

São listados como medicamentos de uso contínuo, por exemplo, os anticoncepcionais, os de combate à diabetes, hipertensão, colesterol, tireoide, entre outros.

Outro benefício do Programa:

Isenção da taxa de entrega, neste caso.

Como funciona?

O Pronto Atendimento da Unimed Cuiabá utiliza um sistema de triagem na realização dos atendimentos, o mesmo é conhecido como Protocolo de Manchester. Este sistema de classificação de risco foi criado para permitir ao profissional médico e enfermeiro, habilidade para atribuir rapidamente uma prioridade clínica do paciente em situação aguda.

Protocolo de Manchester?

O Protocolo é baseado em categorias de sinais e sintomas e contêm 52 fluxogramas, sendo 50 utilizados para situações rotineiras e dois para situação de múltiplas vítimas. Os fluxogramas são selecionados a partir da situação/queixa apresentada pelo paciente. Cada um contém discriminadores que orientam a coleta e análise de informações para a definição da prioridade clínica do paciente. Para garantir a uniformidade de compreensão e aplicação dos conceitos, todos os discriminadores encontram-se previamente definidos.

O Sistema Manchester pretende assegurar que a atenção médica ocorra de acordo com o tempo resposta determinado pela gravidade clínica do paciente, além de ser ferramenta importante para o manejo seguro dos fluxos dos pacientes quando a demanda excede a capacidade de resposta.

Conforme classificação há uma previsão de atendimento, sendo:

Emergência: vermelho - atendimento imediato;

Muito urgente: laranja - atendimento em até 10 minutos;

Urgente: amarelo - atendimento em até 60 minutos

Pouco urgente: verde - atendimento em até 120 minutos

Não urgente: azul - atendimento em até 240 minutos

O que é o Protocolo de Manchester?

É um sistema de triagem utilizado mundialmente nas unidades hospitalares que consiste na classificação de risco por meio de cores. Dessa forma, é possível priorizar o atendimento em casos de emergência e garantir maior segurança e qualidade no atendimento ao paciente.

Como funciona?

Ao chegar no Pronto Atendimento da Unimed Cuiabá o beneficiário será atendido e classificado por um profissional da equipe de triagem. Após essa classificação o paciente segue com o atendimento.

 

CLASSIFICAÇÃO DE CORES: