O que é Urgência e Emergência?
Situações de urgência são casos resultantes de acidentes pessoais ou de complicações decorrentes de doenças, incluindo a gravidez e que necessitam de atenção imediata. Situações de emergência são aquelas que implicam risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis.

 

Após contratar um plano de saúde, quando posso ter cobertura para Urgência/ Emergência?
Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), a cobertura para urgência/emergência é garantida 24 horas após a vigência do contrato. Caso seja solicitada, a cobertura deve estar dentro das regras estabelecidas pela Agência para cada tipo de plano: ambulatorial, hospitalar sem e com obstetrícia, plano referência e odontológico.

Em relação à internação para atendimento ambulatorial, o prazo de cobertura é de 12 horas. Se o beneficiário não puder arcar com os custos do hospital credenciado após este período, o transporte para um hospital público deverá ser realizado sob responsabilidade da Unimed Cuiabá. Caso o beneficiário ou responsável legal opte pela internação no hospital privado, a Operadora não tem obrigatoriedade pelo transporte.


No caso de atendimento limitado a 12 horas, se eu não puder ser levado para o SUS por haver algum risco, o que acontece?
Se o médico assistente determinar, por escrito, a impossibilidade de transferência por questões clínicas, o beneficiário ou familiar pode negociar as despesas para continuidade do atendimento com o hospital. Neste caso, a Operadora não pode assumir qualquer responsabilidade, após as 12 horas de atendimento inicial.

 

Os atendimentos dos casos de Urgência/ Emergência precisam de autorização prévia?
Não. De acordo com a Resolução Normativa 259 e 268/2011 da Agência Nacional de Saúde (ANS), é obrigatória às Operadoras a autorização imediata de solicitações de urgência e emergência.

 

Onde posso ser atendido nestes casos?
A Unimed Cuiabá oferece em sua rede hospitais particulares credenciados para atendimento conforme o tipo de plano do beneficiário. A relação de instituições pode ser consultada no Guia Médico.

 

Qual é a abrangência do meu Plano? Como posso identificá-la?
A Unimed Cuiabá oferece planos de abrangência nacional, estadual ou local. Para saber qual a abrangência de seu plano, basta acessar o cartão de identificação do cliente ou ligar para a Central da Regulação 24 horas 0800 647 3008.


Qual é a rede de hospitais e clínicas credenciadas fora da abrangência do meu Plano?
A rede credenciada da Unimed Cuiabá é composta por 23 hospitais, 183 clínicas e 50 laboratórios. Para atendimento fora da cidade do beneficiário, é acionada a modalidade Intercâmbio, que garante o acesso a qualquer uma das unidades credenciadas. A relação de instituições médicas cadastradas pode ser consultada no Guia Médico, via aplicativo ou no site da Cooperativa. Obs: nem todos os credenciados da rede Unimed local, possuem o credenciamento para Intercâmbio, por este motivo, o beneficiário deve fazer a consulta da unidade previamente.