https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Programa Antitabagismo Unimed Dourados ajuda pessoas a pararem de fumar.

        28 de agosto, 2020

Na véspera do Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, que acontece neste 29 de agosto, o Programa de Medicina Preventiva Viver Bem da Unimed Dourados alerta para os riscos que o consumo de cigarro oferece às pessoas e dá dicas importantes para quem pretende parar de fumar. “Estabelecer um dia para ser seu primeiro dia sem cigarro é extremamente importante, pois irá oportunizar que seu desejo se torne real e concreto para, a partir daí, ir reduzindo aos poucos a quantidade de cigarros fumados diariamente até que deixe de fumar por completo”, ressalta Caroline Olsen Rodrigues Apolonio Padoin CRP 14/07102-7, psicóloga do Programa. 

Outra dica importante, segundo ela, é identificar a motivação em parar de fumar. “Por quais motivos você quer parar? São os riscos e malefícios a saúde, é pela família, pela sua aparência, pelo seu cheiro?”, questiona a psicóloga. “Tenha em mente os seus motivos pelos quais parou de fumar quando o desejo aparecer”, completa Caroline. Ela destaca que é importante desligar o piloto automático. “Evite aquela rotina associada ao cigarro, coloque outros hábitos no lugar como, por exemplo, comer uma fruta, praticar um exercício físico ao em vez de pegar o cigarro”, ressalta.

A psicóloga explica que uma das aliadas no combate ao tabagismo é a prática de atividades físicas. “Essa iniciativa é excelente para saúde como um todo, além da liberação de hormônios que nos dão sensação de bem-estar, e também contribuem para redução dos níveis de ansiedade e estresse. Logo em vez de estar fumando a pessoa pode se distrair e relaxar praticando atividade física”, completa.

Cuidar da alimentação também é fundamental para quem pretende abandonar o tabagismo. “Busque ter cuidado com os hábitos alimentares, pois a ausência do cigarro pode oportunizar ansiedade, e por consequência, o comer compulsivo, pautado no emocional, e opte por opções mais saudáveis. Praticar exercícios de relaxamento também ajuda e existem técnicas de relaxamento eficazes que contribuem para redução dos níveis de ansiedade e estresse”, explica a psicóloga do Viver Bem.

Por fim, é importante buscar apoio de profissionais da área. “Quando uma pessoa tenta parar de fumar sozinha as chances de conseguir são de 6%, mas quando a tentativa é realizada com apoio profissional as chances aumentam para 30%”, ressalta Caroline. “Profissionais da saúde como psicólogo, pneumologista, cardiologista, entre outros especialistas podem te auxiliar nesse processo de mudança”, finaliza.

Unimed Dourados tem um programa específico para ajudar pessoas que querem parar de fumar o “Inspire essa ideia - Programa Antitabagismo”,  grupo de apoio aberto ao público em geral, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de saúde capacitados para te ajudar nesse processo de mudança. Saiba mais através do WhatsApp 98467-7956 ou telefone 3416-3531.

DEPOIMENTOS

O programa “Inspire essa ideia- Programa Antitabagismo”, do Viver Bem Unimed já conseguiu livrar dezenas de pessoas da dependência. “Eu, C. A. G., aproveitando o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo - 2020, a ser comemorado no dia 29/08/2020, venho parabenizar toda a equipe do Programa Viver Bem (Unimed) em especial à Psicóloga Caroline Olsen. A equipe faz um maravilhoso trabalho junto à comunidade douradense e região no combate ao tabagismo. Tive o prazer de conhecer o programa em 2019 e foi ele quem abriu as portas para que eu pudesse me livrar desse vício tão prejudicial à saúde”, ressalta.

“Convivi com o vício por 18 anos e somente através do programa consegui superá-lo. Sei que não é fácil, mas, com certeza, não é impossível. Participe dos encontros, siga os conselhos dos profissionais, seja perseverante. A libertação do vício é muito gratificante. Melhora na saúde, no ânimo, no cheiro do corpo e roupas, enfim... a fuga para fumar um cigarro longe das pessoas para não incomodá-las, não precisar ouvir aquela pergunta chata de quem está ao lado: você fuma? Bom, isso agora ficou no passado, graças a Deus e o Programa Viver bem através de todos os seus profissionais”, completa C. A. G.

Outro depoimento de participante do “Inspire essa ideia- Programa Antitabagismo”, que abandonou o vício: “Há 13 anos eu experimentei pela primeira vez o cigarro e assim comecei a fumar, nossa que vício, depois que comecei, tentei várias vezes parar mais não conseguia. Foi quando um dia em casa meu filho com 5 anos escondeu a minha carteira de cigarro e me falou: mãe nunca mais você vai fumar, eu não quero que você morra”, narra Lidiane G. F.

“Me tocou no coração, mas não conseguia parar e eu queria tanto parar. Depois de um tempo através das redes sociais eu encontrei o grupo desse programa maravilhoso que me incentivou e me ajudou a parar de fumar foram muitos obstáculos cada dia, cada crise, cada ansiedade, noites sem dormir, estresse..., mas graças a Deus e ao grupo eu consegui, já faz 1 ano que parei de fumar, mas, não foi fácil, mas também não foi impossível. Obrigada a todos por ter nos ajudado, esperamos que continuem ajudando ao próximo sempre”, finaliza Lidiane G. F.