Noticias Unimed Dourados

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Dourados orienta a buscar ajuda nos sintomas iniciais de gripe

Ambulatório da Unimed Dourados amplia número de médicos e estende horário de atendimento aos beneficiários diante do aumento de casos de Covid-19 e alerta que quanto mais cedo o paciente buscar ajuda melhor será a resposta à doença
Texto: Marcos Santos
        29 de março, 2021

Diante do aumento no número de casos de Covid-19 nos últimos dias, a Unimed Dourados ampliou o horário de atendimento do Centro de Atendimento aos Pacientes com Sintomas de Síndrome Gripal e reforçou o quadro com novos profissionais para atender beneficiários da Cooperativa de Trabalho Médico. O ambulatório, que está instalado na Rua Hayel Bon Faker, número 3.735, quase em frente ao Samu, atendia das 7h às 17h com intervalo para almoço e agora vai atender das 7h às 20h, de segunda a sexta, sem intervalo, e também aos finais de semana das 7h às 13h.

O serviço, exclusivo para os beneficiários da Unimed Dourados, tem o desafio de oferecer uma resposta rápida aos beneficiários da Cooperativa de Trabalho Médico. O médico Diógenes José de Carvalho, coordenador do Centro de Atendimento aos Pacientes com Sintomas de Síndrome Gripal, ressalta que a ampliação ocorreu diante do aumento elevado dos casos de Covid-19. “O volume de pacientes cresceu absurdamente e não estamos conseguindo leitos para internar as pessoas”, alerta o médico. “Aumentamos a capacidade de atendimento do ambulatório em quatro vezes, com base no número de horas dos profissionais que estão trabalhando para prestar os socorros iniciais aos nossos beneficiários”, completa.

Diógenes José de Carvalho explica que todo esforço está sendo concentrado para cuidar dos beneficiários. “Saltamos de 40 horas semanais para 160 horas semanais de atendimento em razão da contratação de novos profissionais e aumento da jornada dos que já estavam atuando no ambulatório”, ressalta. “Junto com a equipe reforçada, vamos montar uma equipe de apoio para assistência aos pacientes que têm potencial de complicação do quadro e que precisam de acompanhamento de apoio para uma melhor resposta ao tratamento”, aponta Diógenes José de Carvalho.

O diretor do Centro de Atendimento aos Pacientes com Sintomas de Síndrome Gripal alerta que a situação é muito grave em Dourados. “A gente vê que os pacientes estão procurando atendimento médico de forma tardia e quando chegam ao ambulatório já estão com algumas complicações que podem evoluir para casos graves”, narra Diógenes José de Carvalho. “O paciente que tiver qualquer sintoma de síndrome gripal deve procurar o ambulatório da Unimed com urgência, porque quanto mais cedo esse beneficiário receber atendimento adequado melhor será a resposta ao tratamento”, completa o médico.

O ambulatório não atende apenas beneficiários que apresentam os sintomas da gripe. "Quem teve contato com alguém que testou positivo também deve procurar o ambulatório para que a equipe avalie o quadro e realize os exames para investigar o quadro", orienta Diógenes José de Carvalho. “Outro problema é que os jovens, por terem maior resistência, estão deixando para procurar ajuda médica muito tarde e, na maior parte das vezes, já chega com alguma complicação", revela.

De acordo com o médico, o objetivo do atendimento tão logo apareça os primeiros sintomas de gripe é evitar a internação. “Estamos percebendo que os pacientes que procuram atendimento mais cedo acabam se recuperando sem maiores complicações ou quando evoluem para um quadro mais severo a resposta acaba sendo melhor”, explica.

Todo espaço foi adequado às normais internacionais e nacionais de vigilância epidemiológica. “As cadeiras estão disponibilizadas respeitando o espaço de dois metros entre elas, os profissionais estão usando os Equipamentos de Proteção Individual e os consultórios estão preparados para atender nossos beneficiários em consulta médica ou tirando dúvidas sobre a doença”, ressalta Diógenes José de Carvalho.

O Centro de Atendimento aos Pacientes com Sintomas de Síndrome Gripal presta os serviços primários aos beneficiários da Unimed Dourados. “Chegando na Ambulatório Unimed o cliente é atendimento por um profissional que avaliará o quadro e definirá a necessidade de requerer a realização de exame para coronavírus ou até mesmo exames de imagem do aparelho respiratório”, explica o coordenador.

 

Legenda – Médico Diógenes José de Carvalho, coordenador do Centro de Atendimento aos Pacientes com Sintomas de Síndrome Gripal da Unimed Dourados, alerta para o aumento de casos de Covid