Dia Mundial do Meio Ambiente

A Unimed Encosta da Serra/RS fará uma ação para a compensação de suas emissões de gases de efeito estufa. A cooperativa médica irá distribuir mudas de Ipê – uma árvore nativa do Brasil – para seus clientes no dia 3 de junho, antevéspera do Dia Mundial do Meio Ambiente. As entregas ocorrerão nas unidades próprias da Unimed Encosta da Serra/RS em Taquara e Gramado.

O número de mudas foi calculado para atingir o nível de sequestro de carbono (processo de remoção deste gás da atmosfera) da empresa nos últimos 12 meses, incluindo o principal deles, o CO2, apontado como grande responsável pelo aquecimento global. Estas emissões são oriundas das atividades habituais da Unimed Encosta da Serra/RS (similares às de outras organizações), como consumo de água, energia elétrica, queima de combustíveis fósseis (gasolina, por exemplo) e outras.

O cálculo da chamada pegada de carbono (emissão total de gases de efeito estufa) e da equivalência em árvores a serem plantadas para a sua compensação foi realizado por meio da ONG Fundação SOS Mata Atlântica. Esta apuração está disponível online para qualquer usuário que queira levantar as suas emissões (sejam elas domésticas ou profissionais) em www.sosma.org.br, no link Calcule sua Emissão. Saber a pegada de carbono própria é o primeiro passo para reduzir emissões e seus impactos no planeta.