Notícias

Papo de Avós: oficina da Unimed Grande Florianópolis auxilia na construção de nova cultura familiar

        25 de julho, 2022

Tornar-se avô ou avó e estar presente na rotina e na criação dos netos é um dos grandes presentes que a vida pode oferecer na maturidade. Além disso, a rotina atarefada dos pais é um incentivo para aumentar a convivência entre as gerações, já que muitos avós têm exercido cada vez mais tarefas de cuidados com as crianças. 


Para colaborar na construção dessa nova cultura familiar, a Unimed Florianópolis promove o Papo de Avós, na próxima terça-feira (26/7), às 15h, no Hospital da Unimed, em São José. A atividade, que ocorre no Dia dos Avós, é uma oportunidade para avós de primeira, segunda ou até mais viagens compartilharem experiências e reflexões, além de receberem acolhimento e informações atualizadas com a psicóloga Mayara Floriani e a enfermeira Ana Carolina de Souza, profissionais de saúde do Movimento Unimed. As inscrições são gratuitas e devem ser reservadas pelo Sympla. Podem participar desde avós que estão esperando o neto nascer até aqueles que têm netinhos de até sete meses atendidos pela cooperativa médica.

De acordo com a psicóloga Mayara Floriani, do Movimento Unimed, um dos objetivos é conectar pais e avós, para que não haja conflito de gerações. Serão trabalhadas  as diferenças entre pais e avós e as transições e tarefas de desenvolvimento dentro da família. "Se tornar avô e avó pode ser uma grande novidade para aqueles que estavam acostumados a serem pai e mãe. É muito bacana estarem abertos a entender a construção desse novo papel dentro da família e abrir espaço para os filhos, noras e genros também serem pais, o que pode não ser uma tarefa tão simples.", explica a psicóloga.

As mudanças geracionais também serão abordadas durante o encontro, esclarecendo mitos e quebrando paradigmas. Os avós serão auxiliados em como assumir esse novo lugar na família, atualizando os conhecimentos sobre temas como cuidados com o bebê, amamentação, vias de parto e como prestar apoio para a família, apoiando o novo papai e mamãe a criarem o seu próprio jeito de maternar e paternar. "Será um momento para conversar sobre o que é ser avó, a importância da comunicação e apoio entre as gerações", adianta Mayara.

À espera de Ísis, que deve chegar em dezembro, dois casais de avós estão entre os que já se inscreveram para a oficina. Eles foram incentivados pelos filhos, a educadora física Taysi Seemann Luz, e o empresário Júnior Luz. Os avós maternos, Sonia e Mário Seemann, vivem momentos de expectativa e já consideram que a netinha será a prioridade na vida de ambos. 

"Estamos ansiosos, mas é uma sensação muito boa. Para nós, é tudo novidade. Vamos absorver tudo o que for abordado. Vamos escutar os outros avós para nos ajudar na preparação para essa nova experiência. Queremos aprender com quem já vivencia essa situaçao", afirmam Sonia e Mário.

E quem terá muitas experiências para contar são os avós paternos de Isis, Claudete e Gener Luz. O casal já tem quatro netos, mas entende que cada criança é única. Por isso, o convite do filho Júnior, que está "grávido", para que os pais atualizem seus conhecimentos foi prontamente atendido.

"Uma criança nunca é igual à outra. Como meu neto caçula já tem oito anos, muita coisa com certeza mudou. Acredito que precisamos evoluir com os estudos médicos, mas sem descartar totalmente os ensinamentos dos antigos. Esses saberes têm que andar juntos. Ciência, experiência e, sobretudo, muito  amor: isso temos muito!", conta Claudete, animada para conhecer os outros avós.

O Papo de Avós faz parte da trilha de cuidados oferecidos pelo Movimento Unimed durante toda a vida. As vagas são gratuitas para clientes da Unimed Grande Florianópolis (contratos pré-pagamento ou Fundação com a UGF,  carteirinha começando com 0025). 

SAIBA MAIS
O que: Oficina Papo de Avós Presencial
Quando: terça-feira, 26/7, das 15h às 17h
Onde: Hospital da Unimed (Rua Manoel Loureiro,1909, 8º andar, clínica Personal, Barreiros, São José)
Inscrições gratuitas pelo site Sympla neste link

 
Responsive Image

Assuntos em destaque: