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Voltar Profissional da Casa Unimed participa de Capacitação em Raciocínio Clínico em Integração Sensorial

Profissional da Casa Unimed participa de Capacitação em Raciocínio Clínico em Integração Sensorial

        17 de abril, 2024

Representada pela terapeuta ocupacional do nosso Espaço Viver Bem, Hévila Souper, a Unimed Gov. Valadares marcou presença na 2ª etapa do treinamento sobre o Raciocínio Clínico em Integração Sensorial, realizado pela Faculdade Unimed, com o objetivo de aprimorar as habilidades profissionais para melhorar o desempenho terapêutico e a satisfação dos clientes.

A capacitação, que contou com a participação de profissionais de várias singulares do estado, foi ministrada pela terapeuta ocupacional Leonor Garcia. O treinamento aconteceu de maneira remota (parte teórica) e atividade prática na sede da Faculdade Unimed, em Belo Horizonte com data de conclusão nesta última quarta-feira, 10 de abril.


 

A capacitação realizou uma abordagem terapêutica usada principalmente em crianças com dificuldades sensoriais e distúrbios do processamento sensorial. Essa terapia tem como base a ideia de que o cérebro pode processar informações sensoriais de forma inadequada em algumas pessoas, levando a dificuldades na interação com o ambiente.

Durante o curso de Integração Sensorial, a profissional, formada há 16 anos, com certificação internacional em Integração Sensorial de Ayres e pós-graduação em Educação Inclusiva com ênfase em autismo, teve contato com discussões e práticas sobre os diferentes tipos de sensações (como táteis, vestibulares, proprioceptivas etc.), como o cérebro processa essas informações e como isso afeta o comportamento e as habilidades de uma pessoa, entre outros temas.

Para complementar essa formação, a terapeuta ocupacional da Casa Unimed participou da capacitação no raciocínio clínico em Integração Sensorial, onde o objetivo foi capacitar os profissionais presentes na utilização dessa abordagem com os pacientes.

Segundo Hévila, “essa capacitação veio agregar ainda mais o processo avaliativo estruturado, não estruturado e intervenção terapêutica ocupacional a fim de alcançar todos os níveis de desenvolvimento e suporte, nas patologias beneficiadas, tais como deficiências intelectuais, transtorno de aprendizagem, transtorno do espectro autista e diversas síndromes”, comentou.