Notícias

null III Workshop de Líderes da Unimed Inconfidentes envolve diretoria, colaboradores e palestrantes

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

III Workshop de Líderes da Unimed Inconfidentes envolve diretoria, colaboradores e palestrantes

Evento que teve como tema “Um novo olhar para as pessoas e para a estratégia”, foi considerado um sucesso pelos seus participantes
Texto: Maicon Costa
        08 de junho, 2021
Líderes sentados em cadeira, prestando atenção em palestra
Palestra para os líderes com Otávio Grossi


 

Aconteceu, nos últimos dias 27 e 28 de maio, no Hotel Retiro das Rosas, o III Workshop de Líderes da Unimed Inconfidentes. A edição do evento teve como tema: “ Um novo olhar para as pessoas e para a estratégia”, tendo como principal foco o desenvolvimento do planejamento estratégico, que será, em breve, disseminado a todos os colaboradores da cooperativa. A apresentação foi conduzida pelo Analista de Projetos, Thiago Mariano, e seu encerramento contou com palestra do Filósofo e Psicopedagogo Clínico, Otávio Grossi.

A diretoria executiva da Unimed Inconfidentes participou ativamente do workshop, direcionando as estratégias. O diretor administrativo, Dr. Sergio Affonso, afirmou que “o grupo se encontra maduro e preparado e o sentimento é de aprendizado e superação”.


Propósitos


O Analista de Projetos, Thiago Mariano, responsável pela condução do trabalho, elogiou o envolvimento do grupo: “É extremamente importante que a diretoria e os líderes participem desta construção, bem como realizem as aplicações estudadas no dia a dia”.

Thiago destacou também o objetivo do workshop e ressaltou a importância de se ofertar esse tipo de programação regularmente, visando o compartilhamento de processos que ocorrem no ambiente da cooperativa: “O principal propósito do Workshop de Líderes foi a construção do planejamento estratégico da cooperativa para os próximos quatro anos. É fundamental que eventos como esse sejam realizados periodicamente com o propósito de engajar os líderes nas análises de cenários, bem como envolvê-los no processo de definição dos caminhos que serão trilhados. Além disso, as análises de cenários são essenciais para que a Unimed Inconfidentes possa constantemente adotar diretizes alinhadas com os principais acontecimentos e mudanças ocorridas no ambiente em que está inserida”.

O colaborador também enfatizou o impacto deste tipo de programação no relacionamento com os clientes, já que o objetivo de ações como esta é o aprimoramento do corpo profissional da organização: “Por meio de atividades como o Workshop de Líderes, a cooperativa visa aprimorar constantemente seus processos e oferecer soluções adequadas para as demandas dos clientes. Essas soluções se referem tanto a novos produtos e serviços, como à ampliação da capacidade de atendimento. Ademais, cabe destacar que o aprimoramento mencionado se estende também ao ‘Jeito de Cuidar’, da Unimed Inconfidentes, que visa propiciar uma experiência satisfatória aos beneficiários”.

 

Estrutura e qualificação


A Coordenadora de RH da Unimed Inconfidentes, Jane Lopes, destacou a importância do evento, demonstrando confiança em resultados positivos advindos da experiência: “O Workshop de Líderes foi um momento importante de afastamento da rotina para estruturar a estratégia em conjunto. Tenho certeza que em breve colheremos frutos deste trabalho”.

 O Coordenador de Contas Médicas, Adalmir Moreira, participou pela segunda vez de um Worshop de Líderes da Unimed Inconfidentes. Ele destacou a importância de continuidade na oferta deste tipo de evento: “Com a oferta contínua, os profissionais se mantêm qualificados e atualizados para acompanhar as mudanças recorrentes no ambiente de trabalho, tornando essencial a busca pelo aprendizado”.


Experiência positiva


Perguntado sobre as mudanças entre as duas edições que participou, Adalmir destacou a evolução e os ganhos nas atividades realizadas, além de ressaltar os fatores positivos individuais e coletivos na organização: “A evolução entre as duas edições foi perceptível, participar de forma ativa na elaboração do planejamento estratégico pensando nas ações e tomadas de decisões para médio e longo prazo. Focar no crescimento nunca foi tão importante nos dias de hoje, mudanças de comportamento e engajamento dos participantes promovem benefícios tanto para cooperativa quanto para os colaboradores”.

O III Workshop de Líderes da Unimed Inconfidentes também foi uma nova experiência para colaboradores que nunca haviam participado deste tipo de evento pela cooperativa, como foi o caso do Coordenador de Tecnologia da Informação, Anderson Rodrigues, que compartilhou sua experiência: “Não é a primeira vez que participo de um evento de líderes, contudo na Unimed Inconfidentes, sim. A experiência de ter participado foi muito positiva. Posso resumir com os seguintes substantivos: organizado, construtivo, inspirador, interativo e motivador. Minha visão sobre este tipo de programação é a melhor possível. Quando saímos do ambiente de trabalho tradicional para um ambiente externo onde podemos realizar imersão, a concentração aumenta muito e os resultados são muito maiores. A escolha do local foi muito importante também, pois a estrutura proporciona tranquilidade e condições para esse tipo de evento. Compartilhar momentos assim com as pessoas também agrega muito.

Anderson destacou, também, alguns pontos que considerou importantes no workshop: “Alguns pontos merecem destaque neste evento: a participação integral da diretoria, a energia dos participantes, a oportunidade de ouvir e ser ouvido, a organização e o fato de toda condução ter sido a cargo de profissionais de ‘casa’, ou seja, da própria Unimed Inconfidentes. Tudo maravilhoso!”.


Prevenção à Covid-19


É importante ressaltar que, atenta às questões sanitárias, a Unimed Inconfidentes submeteu todos os participantes a testes de Covid-19 nos dois dias anteriores ao evento, buscando assegurar um ambiente sem riscos à saúde dos envolvidos. Além disso, todas as normas definidas pela OMS foram seguidas durante os dias de programação.