Notícias

null Unimed Inconfidentes está entre as 10 melhores operadoras de saúde do Brasil

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Inconfidentes está entre as 10 melhores operadoras de saúde do Brasil

As dez operadoras com melhor desempenho são acreditadas no nível máximo (Nível I), de médio e grande portes.
Texto: Unimed do Brasil
        14 de janeiro, 2022

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, em 6 de janeiro, o resultado final da edição 2021 do Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), tendo 2020 como ano-base. O Sistema Unimed dominou o levantamento das dez operadoras médico-hospitalares mais bem avaliadas. São nove cooperativas médicas com nota máxima, assim como a entidade filantrópica Fundação São Francisco Xavier:

• Central Nacional Unimed

• Unimed Pato Branco (PR)

• Unimed Santa Bárbara D'Oeste e Americana (SP)

• Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (RS)

• Unimed Costa Oeste (PR)

• Unimed Inconfidentes (MG)

• Unimed Ribeirão Preto (SP)

• Unimed Belo Horizonte (MG)

• Unimed Apucarana (PR)

As dez operadoras com melhor desempenho são acreditadas no nível máximo (Nível I), de médio e grande portes. Ao todo, 263 operadoras do Sistema Unimed e a Seguradora foram avaliadas.

 

Sobre a edição 2021

O IDSS geral do setor para o ano-base 2020 foi de 0,7989, sendo menor que o do ano-base 2019, que foi de 0,8011, uma ligeira queda de 0,27%.

O IDSS geral do setor para o ano-base 2020 foi de 0,7989, sendo ligeiramente menor que o IDSS geral do ano-base 2019, que foi de 0,8011, uma ligeira queda de 0,27%.

Para promover a melhoria contínua do PQO, a partir do ano-base 2017 a ANS passou a utilizar o Padrão TISS como fonte principal das informações para cálculo dos indicadores.

Clique aqui para obter mais informações sobre o Programa de Qualificação de Operadoras. Confira também o resultado individual por operadora e o completo.

 

 Pandemia de Covid-19

Mesmo frente à pandemia de Covid-19, o Sistema Unimed se manteve com 84% das cooperativas do Sistema classificadas nas duas melhores faixas do IDSS (0,80 a 1,00 e 0,60 a 0,79), mesmo índice apresentado nos resultados do IDSS 2020 (ano-base 2019).

Os resultados evidenciam o compromisso do Sistema Unimed com a cobertura assistencial e a garantia de atendimento, diante da maior crise sanitária global em mais de um século.

 

 Análise

Diante da pandemia, foi realizada a análise de 19 indicadores do IDSS (relacionados a atenção a saúde, acesso a procedimentos e reclamações por parte de beneficiários). Os resultados demonstraram que, para a maioria deles, não houve impacto significativo que justificasse a alteração da metodologia utilizada, ou a suspensão do programa em função da pandemia.

Houve repercussão discreta nos resultados de alguns indicadores, entretanto, os resultados gerais de desempenho do setor indicaram que, no ano-base 2020, não houve redução significativa do desempenho em relação aos anos anteriores.