Notícias

Voltar Unimed Inconfidentes firma parceria com associações de catadores de material reciclável em Ouro Preto

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Inconfidentes firma parceria com associações de catadores de material reciclável em Ouro Preto

Projeto visa a coleta de resíduos recicláveis produzidos na cooperativa, além de contribuir com as organizações de reciclagem
Texto: Maicon Costa
        22 de julho, 2021

A Unimed Inconfidentes deu mais um importante passo em sua missão ambiental e social ao celebrar um convênio com as associações de catadores de Ouro Preto: a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Cidade de Ouro Preto e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Rancharia (ACMAR). A parceria permitirá que a cooperativa siga com a implantação do Projeto de Coleta Seletiva na unidade.

O convênio foi celebrado por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto, que recebeu, no dia 7 de julho de 2021, os colaboradores Thiago Mariano e Rodrigo Reis, da Unimed Inconfidentes, Chiquinho de Assis, Secretário de Meio Ambiente, Pedro Lisboa, Assessor de Meio Ambiente, Sra. Afonsina, Presidente da ACMAR, e a senhora Maria das Graças, Presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Cidade de Ouro Preto, que firmaram a parceria.

A ideia do projeto é formalizar a coleta dos resíduos recicláveis gerados pela Unimed Inconfidentes por parte das associações, visando diminuir o impacto ambiental da atividade da cooperativa, além de contribuir com a geração de emprego e renda dos catadores.

O Diretor Administrativo da cooperativa, Dr. Sergio Luiz Affonso, explicou sobre o projeto, que, segundo ele, ultrapassou os limites da empresa, oferecendo opções de depósito de coleta seletiva ao público.

"A Unimed Inconfidentes, dentro do seu objetivo de atuar na sustentabilidade ambiental, implantou um programa de coleta seletiva, inicialmente dentro de suas instalações, e, posteriormente, neste ano, instalou um box de coleta seletiva, que poderá ser utilizada pela população em geral".

Dr. Sergio falou ainda sobre a importância de se apoiar os catadores de coleta seletiva, que fazem um trabalho classificado pelo Diretor como positivo para a Região dos Inconfidentes.

"Para nós, o mais importante é estabelecer uma parceria com os catadores de recicláveis de Ouro Preto, que são os responsáveis em dar destinação aos recicláveis coletados na cooperativa. Constatamos que a atuação dos catadores é positiva em Ouro Preto e região. Considero um ganho socioambiental na parceria com as Associações de Catadores. Com a coleta seletiva, geramos trabalho e renda para estes trabalhadores e suas famílias, além de diminuirmos a quantidade de resíduos sólidos destinados a aterro sanitário autorizado".

De acordo com Dr. Sergio, tal parceria atua positivamente para o meio-ambiente e população, além de significar até mesmo uma economia para a administração pública municipal.

"Reconhecemos que o trabalho dos catadores faz muita diferença. É uma contribuição efetiva e substancial para o bem-estar do meio ambiente e da população, traduzido inclusive na redução dos gastos municipais com a coleta dos resíduos e o transporte e disposição final do lixo gerado pela população".