Notícias

Voltar Unimed promove exposição de quadros de artistas com Síndrome de Down

Unimed promove exposição de quadros de artistas com Síndrome de Down

Ação é desenvolvida com praticantes do GapsDownLP (Grupo de Apoio as Pessoas com Síndrome de Down de Lençóis Paulista)
Texto: Flávio Rocha - Assessor de Comunicação
        13 de março, 2023


 
Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, a Unimed Lençóis Paulista promove uma exposição de quadros pintados por Emanuel Davi Gimenez, o Manu, de 24 anos, e Danielle Vitória dos Santos Santana, de 19 anos, ambos com Síndrome de Down. A exposição acontece entre os 13 e 31 de março, Farmácia Unimed, no Centro de Análises (laboratório) e no Centro de Atendimento. A entrada é gratuita, aberta para pessoas com e sem plano de saúde, e todos estão convidados a prestigiar as obras de arte produzidas pelos artistas com Síndrome de Down.

Emanuel e Danielle são participantes do programa GapsDownLP (Grupo de Apoio as Pessoas com Síndrome de Down de Lençóis Paulista). O Programa é uma ação de medicina preventiva da Unimed Lençóis Paulista e foi idealizado há 11 anos pela médica Dra. Irene Andrade. O GapsDownLP atende pessoas nascidas com Síndrome de Down, com e sem plano de saúde, e suas respectivas famílias, orientando e preparando-os para a inclusão na sociedade e proporcionando qualidade de vida dentro de suas possibilidades.

“É sempre gratificante divulgar o trabalho junto ao GAPSDownLP. O grupo só tem crescido porque nossas ações têm se firmando em prol das famílias que têm pessoas com a condição de síndrome de Down”, afirma Dra. Irene Andrade, coordenado do departamento de medicina preventiva da Unimed e fundadora do GAPSDownLP. “Por meio do GapsDown, a Unimed desenvolve um trabalho fantástico com as pessoas com Síndrome de Down, principalmente as crianças e os adolescentes. Toda a equipe está de parabéns, em especial a Dra. Irene que cuida desse programa com tanto carinho”, afirma o presidente da Unimed Lençóis Paulista, o Dr. Francisco Antonio Grillo.

A exposição de quadros é uma das atividades do Programa através de seus parceiros e tem como objetivo valorizar a produção artística e o desenvolvimento dos integrantes do grupo. Segundo Dra. Irene Andrade, a mostra é uma forma de destacar o talento e a sensibilidade dos artistas com Síndrome de Down. "Essa exposição é uma maneira de mostrar à sociedade que a pessoa com Síndrome de Down é capaz de produzir arte e de expressar suas emoções e sentimentos através da pintura", destaca a médica.

A mãe de Emanuel, Fátima Gimenez, destaca o apoio e as indicações que o grupo ofereceu para o desenvolvimento do filho. "O Emanuel se desenvolveu muito desde que começou a participar do GapsDownLP. Foi graças ao GapsDown que ele teve acesso às aulas pintura com a professora Cleide Lorenzetti. Eu e minha família somos muito gratas à Unimed, ao GapsDown e a Dra. Irene, que tanto ajuda as crianças com Síndrome de Down.", afirma. Já a mãe da Dani, Lucimara dos Santos, ressalta o papel do grupo de apoio na vida da filha. "O GapsDownLP tem sido uma grande ajuda para a nossa família. Através do programa, minha filha tem acesso a atividades e terapias que contribuem para o seu desenvolvimento e bem-estar. Nós, da família, vemos como tudo isso faz bem para a Dani. Só temos que agradecer a todos os envolvidos no GapsDown", diz.

A exposição é uma oportunidade para que a comunidade conheça o talento e a capacidade dos artistas com Síndrome de Down e para que o público possa apreciar as obras expostas. A iniciativa da Unimed Lençóis Paulista reforça seu compromisso com a inclusão e valorização da diversidade, oferecendo um espaço de expressão e visibilidade para artistas com deficiência intelectual.