https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Boleto falso? Aprenda a identificar para não cair em golpe

Boletos falsificados muitas vezes se assemelham aos legítimos, levando a pessoa a pagar uma cobrança falsa
Texto: Wanderson Souza
        22 de agosto, 2024

Com o aumento das fraudes financeiras, é essencial redobrar a atenção ao realizar pagamentos, especialmente de boletos. Golpistas têm se aproveitado de brechas para enviar documentos falsos que parecem legítimos, mas desviam o pagamento para contas fraudulentas.

A cada hora, segundo pesquisa do Datafolha, cerca de 4,6 mil pessoas são alvo de golpes financeiros no Brasil. De acordo com a pesquisa, 30% desses golpes envolveram transferências ou boletos falsos, realizados via aplicativos de mensagens ou ligações.

"Verificar cuidadosamente todos os detalhes do boleto, como o nome do beneficiário, o CNPJ e a numeração do código de barras" são algumas das dicas que o Ministério Público do Estado do Maranhão recomenda na cartilha disponível em seu site, que ajuda a proteger contra crimes cibernéticos.

O órgão orienta, ainda, a entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa ou instituição "se os valores estiverem muito diferentes (acima ou abaixo) do que costuma pagar" pelo serviço, já que esses são alguns dos truques que os golpistas usam para pressionar a vítima a realizar o pagamento rapidamente, sem tempo para averiguar a autenticidade do documento.

Agora que você já sabe como se proteger do golpe do boleto falso, confira os canais oficiais da Unimed Maranhão do Sul para a emissão segura do documento: