Faça sua busca aqui
Canais de atendimento ao Cliente
Resultado de exames do Laboratório Unimed.
Acesse o nosso portal de oportunidades
Serviços para o beneficiário Unimed.
Serviços para os Cliente Pessoa Jurídica.
Serviços para o Cooperado e Prestador Unimed.
Institucional
ANS
Clientes
Voltar
A Unimed Maranhão do Sul promoveu, nesta quinta-feira, 25, uma palestra aberta público no Espaço Viver Bem. O encontro foi ministrado pelo médico urologista Ronaldo Alencar, que falou sobre a importância dos cuidados, da prevenção e da detecção precoce para o câncer de próstata, que aumenta em até 90% as chances de cura para a doença.
Na ocasião, estiveram presentes grupos de corrida da cidade de Imperatriz, a diretoria executiva da Unimed Maranhão do Sul e a farmácia de manipulação, parceira do evento, Pharmapele. Após a palestra, também aconteceu um aulão de ritmos com o professor de educação física Carlos Júnior, para abrilhantar e trazer movimento e bem-estar para os presentes.
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata pode atingir, entre os anos de 2020 e 2022, mais de 65 mil homens, sendo os mais propensos os com idade maior que 55 anos, com excesso de peso e obesidade.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) diz que o “rastreamento é feito através de exame de sangue (PSA) e do toque retal", que deve ser realizado "a partir dos 45 anos por todos os homens e a partir dos 40 anos para aqueles da raça negra ou que têm história de câncer de próstata na família".
Dados do INCA mostram que um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata e que, na sua fase inicial a doença é silenciosa - não apresenta sintomas - mas que, quando apresentar sintomas, são semelhantes "a dificuldade de urinar, vontade de urinar mais vezes durante a noite ou dia". Além disso, a dor e a presença de sangue na urina ou sêmen podem ser sinais de alerta.
Câncer na próstata é uma pequena glândula do tamanho de uma noz que produz o líquido seminal, sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens, responsável pela morte de 28,6% da população masculina.
Recursos Próprios
Atendimento