https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Colaboradores da Unimed recebem treinamento para brigada de incêndio

Técnicas de prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e evacuação de emergência foram algum dos temas abordados
Texto: Wanderson Souza
        20 de março, 2023
A Unimed Maranhão do Sul, uma das maiores empresas de saúde de Imperatriz, realizou um treinamento de brigada de incêndio para seus colaboradores. A iniciativa faz parte do compromisso da cooperativa em garantir a segurança de seus funcionários e clientes em todas as suas unidades.

O treinamento aconteceu sábado, 18, e contou com a participação de cerca de 35 colaboradores das áreas administrativas e assistenciais. Durante o curso, os participantes aprenderam técnicas de prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e evacuação de emergência.


O maqueiro Adriano Moura, 35, alocado no Hospital Unimed Maranhão do Sul, diz que o treinamento o preparou para agir em emergências. “A gente agora entende como agir em caso de sinistros. O [treinamento] ajuda a gente ficar por dentro das normas, da utilização dos extintores e de qual usar”, conta.


“Quanto mais conhecimento, mas vidas são salvas”, conta Janaina Mustafá, 22. Ela conta que momentos como estes ajudam a salvar vidas. “Temos que estar preparados, tanto emocional como fisicamente, porque isso ajuda a gente a tomar as medidas corretas em casos de emergência, para evitar que um princípio de incêndio se alastre e faça pessoas de vítima”, finaliza. 

Além disso, um exercício simulou fogo no treinamento. Uma equipe foi montada com quatro brigadistas para ajudar na retirada de pessoas em um prédio com princípio de incêndio. Essas pessoas, inclusive, foram orientadas a apresentar resistência e nervosismo para sair do local, comportamentos característicos em situações neste tipo de risco.

Para a técnica de segurança do trabalho Mayerlle Alcântara, 35, o treinamento é essencial para garantir a segurança de todos. "A brigada de incêndio é formada por colaboradores capacitados que estão aptos a agir rapidamente em emergências, minimizando os riscos e garantindo a segurança de quem frequenta as unidades", afirmou.

Volta ao passado

A primeira regulamentação sobre segurança contra incêndio surgiu no Brasil em meados de 1975, após a ocorrência dos incêndios dos edifícios Joelma (1974) e Andraus (1972), em São Paulo, que provocou a morte de 207 pessoas.

A tragédia revisitou a falta de normas de segurança contra incêndios na época e levou a mudanças significativas na legislação sobre construções de prédios comerciais no país.

Hoje, o Edifício Joelma é um símbolo de superação e resiliência para aqueles que sobreviveram à tragédia e para as novas gerações que se mantêm alerta às questões de segurança em edifícios comerciais.

Clique aqui e confira as fotos