https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Demência e envelhecimento são temas de treinamento na Unimed

Encontro apresentou plano terapêutico para atender pacientes geriátricos e permitiu troca de experiência entre os colaboradores
Texto: Jessica Santos
        06 de junho, 2023
Na última sexta-feira, dia 2, o Centro de Promoção da Saúde em Imperatriz foi palco de um treinamento enriquecedor da Educação Continuada do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Com o tema "Reconhecendo as Demências e suas Peculiaridades", o evento, que aconteceu de forma híbrida, foi ministrado pela médica geriatra Dra. Raquel Loiola e contou com a participação de 17 colaboradores. O objetivo é apresentar um plano terapêutico para atender os pacientes geriátricos e aumentar a qualidade de vida desse público.

O treinamento foi prático. Para a médica Dra. Raquel Loiola, o trabalho da equipe multiprofissional em saúde é importante porque ajuda a retardar a evolução da doença e, assim, diminuir as chances de complicações na vida das pessoas, já que os tipos de demência podem comprometer a qualidade de vida, principalmente a dos idosos. “Elas trazem muita perda de qualidade de vida para os idosos. É importante o trabalho da equipe multiprofissional para retardar a evolução da doença, diminuir as chances de complicações e manter a qualidade de vida desses pacientes”, diz a médica.

A enfermeira Hilderlene Loiola afirma que o treinamento ajudou no alinhamento "do trabalho em equipe" ao mesmo tempo que "qualifica os profissionais de saúde sobre a conduta que deve ser adotada para a realização de procedimentos".
No Brasil, 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões. Até 2030, segundo estimativas da Alzheimer's Disease International, o número de pessoas vivendo com algum tipo de demência será quase 75 milhões e, em 2050, 132 milhões, devido ao envelhecimento dessa população.

Clique aqui para conhecer a Biblioteca Virtual em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, para saber mais sobre a iniciativa global que propõe a conscientização e a quebra da desinformação que envolve a demência.

Edição de texto 
Wanderson Souza