https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Grupo reúne gestantes para atividades de fisioterapia no Viver Bem, em Imperatriz

Exercícios ajudam na correção da postura, obtenção de força e melhora função muscular
Texto: Jessica Santos e Silvana Costa
Design: Guilherme Cruz
        17 de agosto, 2022
Durante a gestação o corpo da mulher passa por uma transformação para assegurar o desenvolvimento do bebê. Por outro lado, este processo causa limitações físicas e desconfortos na mãe, como dor lombar, dor pélvica e inchaços, cujos problemas podem ser amenizados com a realização de sessões de fisioterapias durante a gravidez. É o que já acontecem no programa BabyCare, da Unimed Maranhão do Sul, que ajuda as futuras mamães a ter uma gestação mais tranquila e saudável.

A participante Bianca Teixeira conta que realizar fisioterapia não estava no seu planejamento. Porém, no entanto, ao saber dos benefícios do programa, esclarecidos por uma profissional médica da Unimed Maranhão do Sul, não pensou duas vezes. Ela pontua que tem sido uma ótima experiência e que, nas noites seguintes, após as sessões, conseguiu “até dormir melhor”.



A fisioterapeuta e ministrante do grupo de gestantes Bruna Garrido diz que a fisioterapia ajuda o corpo da mulher a se adaptar às exigências da gravidez e do pós-parto. “Os exercícios auxiliam no controle de dores, desconfortos, edemas e traz uma melhor qualidade de vida na gestação”, afirma a fisioterapeuta. Ela conta, ainda, que o objetivo do grupo é promover a interação entre gestantes e oferecer uma gestação com baixos índices de desconfortos. 

Nos encontros são realizados alongamentos, exercícios respiratórios, exercícios de mobilidade pélvica e de fortalecimento, respeitando as mudanças fisiológicas da gestante, além de praticar atividades que ajudam a minimizar as dores lombo pélvica, sacroilíaca e ciática.

A primeira turma de grávidas iniciou no dia primeiro de agosto. Os encontros acontecem todas as segundas e quartas-feiras, às 16h, no Espaço Viver Bem, da Av. Bernardo Sayão. O tempo de duração das atividades variam de 40 minutos a uma hora.

A segunda turma está prevista para começar no dia cinco de setembro. Interessadas devem demonstrar interesse para participar da turma pelo número WhatsApp (99) 8833-5129, da Medicina Preventiva.

Os requisitos para participar são: a mulher não pode ter histórico de perda urinária, precisa estar com o pré-natal em dia, a partir da 13º semana, não possuir comorbidades ou complicações na gestação e, se possível, apresentar liberação médica para atividade física de baixo impacto.

Edição de texto:
Wanderson Souza