https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed lança projeto de perda de peso para beneficiários

Objetivo do programa é possibilitar o controle da obesidade e promover mudanças positivas no estilo de vida
Texto: Wanderson Souza
        14 de novembro, 2023
A Unimed Maranhão do Sul lançou um desafio voltado para o emagrecimento e promoção de hábitos saudáveis que irá transformar a vida das pessoas. Com o objetivo de combater a obesidade e seus impactos na saúde, o projeto busca oferecer suporte abrangente aos participantes, visando não apenas a redução de peso, mas também a adoção de hábitos mais saudáveis a longo prazo.

Denominado "Desafio 28 Dias de Emagrecimento", as atividades contemplam uma abordagem integrada que combina orientação nutricional, atividade física supervisionada, suporte psicológico e acompanhamento em enfermagem. A proposta busca proporcionar um suporte abrangente aos participantes, visando não apenas a redução de peso, mas também a adoção de hábitos mais saudáveis para mudar o estilo de vida.

Para a colorimetrista Bianca Reis, o desafio é um "pontapé inicial para a mudança na alimentação e a inclusão de atividades físicas na sua vida". “O projeto não veio para mim só como 28 dias de mudanças, mas como algo para a vida toda”, conta. Atualmente, Bianca pesa 103kg e diz que o objetivo em participar do projeto é “focar na saúde e ter bom condicionamento físico”. A perda de peso, segundo ela, “será uma consequência”.

O monitoramento dos pacientes é acessível e adaptável a rotina diária. Alguns encontros nos próximos 27 dias serão presenciais e outros com atividades remotas, via grupo de WhatsApp, para facilitar a comunicação.

Como é o caso do corretor Cleomar Mendes, que prepara suas refeições diárias para não perder o foco do desafio. Ele publica seu dia-a-dia no Instagram. Na rotina de hoje (14), por exemplo, ele mostrou que seu café da manhã inclui dois ovos e café com canela. “Esse é o meu café da manhã. E ainda trouxe a minha marmita [para o almoço]. Foco é isso”, conta em stories do Instagram.

O projeto conta com nutricionistas, profissionais de educação física, psicólogos e enfermeiras. Os participantes terão acesso a consultas individuais, aulas de atividade física, cardápios com alimentação saudável e estratégias para lidar com questões emocionais relacionadas à mudança de hábitos.

A médica endocrinologista Ruth Leôncio, madrinha do projeto, destaca que a “prevenção da obesidade evita que os pacientes desenvolvam doenças graves e crônicas”. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade atinge 6,7 milhões de pessoas.

Em 2019, 407.589 pessoas foram diagnosticadas com obesidade grau III, representando 3,14% das pessoas monitoradas. Já em 2022, o número subiu para 863.083 brasileiros diagnosticados com o mais grave nível de obesidade, totalizando 4,07% da população. Esse ponto percentual representa um crescimento de 29,6% em apenas 4 anos.