https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Maranhão do Sul inicia campanha de doação de sangue em seus recursos próprios

Ação aconteceu no Espaço Viver Bem e Espaço Crescer, com a presença dos colaboradores e diretoria
Texto: Silvana Alves e Wanderson Souza
        13 de junho, 2022

A tarde da última sexta-feira, 10, foi marcada pela solidariedade, no Espaço Viver Bem e Espaço Crescer, da Unimed Maranhão do Sul. É que a campanha “Sua ação pode ganhar o jogo, doe sangue e salve vidas” foi iniciada, em parceria com o Hemomar da cidade de Imperatriz. O objetivo é estimular a doação voluntária dos colaboradores dos recursos próprios da Unimed para arrecadar bolsas de sangue para a instituição, que se encontra com estoques baixos. A ação contou com a presença de colaboradores do Laboratório, Espaço Viver Bem, Espaço Crescer e da diretoria executiva da Unimed Maranhão do Sul.

“Precisamos incentivar nossos colaboradores e o público geral a doar sangue”, afirma o Dr. Irisnaldo Félix, presidente da cooperativa. “Este ato que está sendo realizado pelos colaboradores é muito relevante, visto que, é preciso melhorar os estoques de bolsas de sangue no Hemomar”, ressalta o presidente.

Uma doação de sangue pode a vida de até quatro pessoas. Qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50 quilos, pode doar sangue. Entretanto,por medo ou desinformação, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue espontaneamente. Ao todo, são cerca de 3,3 milhões de brasileiros doadores de sangue. Isso significa que a cada mil pessoas doam sangue regularmente. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa fica dentro da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS),de que pelo menos 1% da população seja doadora,e bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.


 

 

A Patrícia Monteiro, gestora do Espaço Crescer, diz que a campanha é realizada todos os anos durante o mês de junho, com o objetivo de a doação ser compromisso contínuo. “Que esta ação venha se tornar um gesto de amor, um compromisso, não somente nesse mês alusivo à campanha de doação de sangue, mas todos os anos”, finaliza Patrícia Monteiro.

A fisioterapeuta Brenda Varão acredita que a doação vai além de um ato de amor ao próximo. Ela afirma que ao doar, as pessoas compartilham esperança e oportunidade ao próximo. “É importante que todos saibam que se trata de um ato simples, e que logo o nosso organismo repõe o volume de sangue doado. Pode ser uma doação simples para quem doa, mas para quem recebe a doação pode trazer a vida de volta”, conclui a fisioterapeuta.

Clique aqui e confira o checklist com os requisitos básicos para doar sangue.

Serviço

Como doar?

A doação funciona por meio de agendamentos, pelo WhatsApp (99) 99178-2541.

Onde doar?

Hemomar de Imperatriz, localizado na Rua Coriolano Milhomem – Centro.