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É o Movimento Nacional da Unimed, que promove uma onda de cuidado em todo o Brasil, incentivando as pessoas a viver da melhor forma possível, seja por meio da alimentação saudável, prática de exercícios, encontro do equilíbrio emocional ou pela busca de qualquer mudança que seja capaz de transformar o modo de ver o mundo.

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null A importância do movimento na vida: "poucas pessoas sabem, mas as atividades físicas ajudam na motivação, agilidade do cérebro e humor", diz médico

A importância do movimento na vida: "poucas pessoas sabem, mas as atividades físicas ajudam na motivação, agilidade do cérebro e humor", diz médico

Especialista explica que a prática de exercícios é essencial para a saúde mental
Texto: Comunicação Unimed Campo Grande
        19 de novembro, 2021

Já sentiu aquela sensação de alívio após uma aula de musculação? Ou uma alegria instantânea ao fim de uma caminhada ou exercícios de cardio? E aquela melhorada de humor após um tempo praticando atividades periodicamente? Sim! É possível sentir boas emoções ao praticar regularmente atividades físicas.  

Mudar nossos hábitos é essencial, principalmente quando a mudança nos ajuda a ter uma vida mais saudável, proporcionando bem-estar. Para falar mais sobre este assunto o Dr. Renô Dória Reis, especialista na medicina do esporte e ortopedista da Unimed Campo Grande, explica como as atividades físicas são necessárias para nossa rotina.  Confira!  

Importância de mudar um hábito 

Que a atividade física é importante para controle da pressão, diabetes, risco cardiovascular e até mesmo controle do peso, isso todo mundo sabe, é muito batido. Pouquíssimas pessoas começam a fazer atividade física preventiva, pensando em controlar todas essas questões, geralmente começam quando tiveram algum problema. 

Saúde mental 

Na atual situação que estamos, pós-Covid-19, vimos que aumentou muito a quantidade de doenças mentais. É algo que poucas pessoas sabem, dos benefícios que a atividade física proporciona na questão da saúde mental. E sobre isso costumamos dividir em três grandes grupos:  

  1. Motivação  
  2. Agilidade no cérebro  
  3. Humor 

A atividade física, quando feita regularmente, vai ajudar muito no aumento da dopamina (neurotransmissor responsável por levar informações para várias partes do corpo e, quando é liberado, provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação) e essa dopamina vai melhorar nesses três grandes grupos.  

Outro ponto importante é que a dopamina aumenta a quantidade de BNDF, uma proteína que temos. Em uma pesquisa realizada recentemente fizeram testes em alunos e conseguiram ver que os que foram submetidos a atividades físicas regulares aumentaram entre 20% e 30% a facilidade deles aprenderem um novo vocabulário. Por isso vinculamos os exercícios à agilidade neuronal.  

Vemos que 5%, 6% da população brasileira é portadora de depressão e pouco mais de 9% sofre de ansiedade. A atividade física vai liberar de forma natural, sem o uso de medicação, a serotonina, que vai aumentar e melhorar a questão do humor.  

Em outro trabalho muito legal realizado recentemente submeteram algumas pessoas a uma atividade física de forma regular, três vezes na semana durante quatro meses, e nele puderam ver que boa parte desse grupo que usava antidepressivos deixou de usar.  

Medicina do Esporte 

É importante esclarecer que a medicina do esporte não é só para atletas, é para todos, inclusive para quem que nunca praticou nada e quer começar uma atividade física de forma regular.  

Como iniciar uma atividade física e fazer isto de forma preventiva, evitando lesões? 

- Começar algo que seja prazeroso  

- Fazer algo que tenha menos riscos de você não fazer aquela atividade, como por exemplo, matricular-se em algum local que não seja próxima à sua casa, pois se por ventura ao sair do trabalho você precise passar em casa, lá tem muitas distrações  

- Se nunca fez alguma atividade física, nem sabe com qual delas você tem mais familiaridade, começar de forma leve, de duas a três vezes na semana, não compre nada muito caro de roupas e equipamentos para evitar a frustração 

- Fazer consultas preventivas antes de começar qualquer exercício, mesmo que não haja nenhuma queixa   

- Ter acompanhamento de um profissional durante as práticas 

- Ideal ter o acompanhamento de um nutricionista 

Para saber mais sobre o assunto acompanhe o episódio ATIVIDADES FÍSICAS: A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO EM SUA VIDA do podcast Cuidar de Você, com o Dr. Renô.  Basta acessar nosso Spotify (https://bit.ly/PodcastUnimedCG ) e Youtube (https://bit.ly/PodcastUnimedCGYoutube ).