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Campanha Janeiro Branco: De Janeiro a Janeiro com Saúde Mental

A promoção da conscientização e o combate aos preconceitos e estigmas em torno das questões de saúde mental são os principais pilares da campanha.
Texto: Comunicação Unimed Federação MS
        16 de janeiro, 2024



O "Janeiro Branco" foi instituído em 2014, no estado de Minas Gerais, pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Em 2024, a iniciativa que virou campanha e movimento social, completa 10 anos de existência. Um vídeo publicado em dezembro de 2023, através do canal no Youtube do Instituto Janeiro Branco, traz o convite e a convocação do idealizador da campanha, psicólogo e presidente, Leonardo Abrahão, junto a psicóloga e vice-presidente Valéria Ribeiro, para as instituições, indivíduos, poderes públicos e empresas privadas participarem da Campanha Janeiro Branco 2024.

 
"Saúde mental pede cuidados individuais, atitudes institucionais e políticas públicas", declara a vice-presidente em uma de suas falas. Neste ano, o tema que marca uma década de Janeiro Branco é: "Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer agora?", sinalizando um alerta e uma esperança. O instituto criou materiais digitais e disponibilizou para download  no site oficial da campanha, www.janeirobranco.com.br

Os banners, camisetas, bottons, cartazes e informativos promovem a disseminação do conhecimento acerca dos objetivos da iniciativa, através da comunicação visual. A ideia é que as pessoas e instituições, tanto privadas como públicas entendam, adotem e apoiem a promoção da qualidade de vida, bem estar emocional e saúde mental dentro do seu espaço de trabalho e do meio social em que estão inseridas.

 
O presidente do instituto explica que a saúde mental pede cuidados individuais, atitudes institucionais e políticas públicas urgentes, afinal no ano de 2021, a depressão representou 37,8% das licenças médicas por transtorno mental no Brasil, segundo dados da Previdência Social, contabilizando mais de 75 mil brasileiros que sofreram afastamento do trabalho por conta de quadros de depressão. Além disso, um relatório reproduzido pelo ENAP em 2022, mostrou que 79% das pessoas relataram ter sofrido estresse no trabalho no último ano e quase metade dessas pessoas achavam normal sentir stress e ansiedade na jornada de trabalho.
 
A campanha é lei municipal, lei estadual e agora também lei federal. A Lei nº 14.556, institui a luta pela cultura da saúde mental, com apoio do Estado Brasileiro. A escolha da cor branca representa, simbolicamente, folhas ou telas em branco, sobre as quais podemos escrever e desenhar, uma nova história, uma nova rota, mudanças e caminhos nunca antes percorridos, indo de encontro com a escolha do mês de janeiro para demonstrar, o início de um novo ciclo, novos dias, recomeços, nas relações, na vida profissional e na vida pessoal.
 
A promoção da conscientização e o combate aos preconceitos e estigmas em torno das questões de saúde mental são os principais pilares da campanha. O Instituto Janeiro Branco oferece informações, recursos e conhecimentos sobre o tema e sua importância, para todos os meses do ano, dessa forma, pessoas e empresas podem buscar e implantar ações e atitudes diárias que fortalecem o bem-estar próprio e de seus colaboradores. A Unimed Federação MS, enquanto Federação Estadual das Cooperativas Médicas do Estado do Mato Grosso do Sul, apoia e fomenta a cultura da saúde mental.
 
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