Guia Médico

  Encontre um médico e outros recursos da Unimed, sempre perto de você

Mude 1 Hábito

É o Movimento Nacional da Unimed, que promove uma onda de cuidado em todo o Brasil, incentivando as pessoas a viver da melhor forma possível, seja por meio da alimentação saudável, prática de exercícios, encontro do equilíbrio emocional ou pela busca de qualquer mudança que seja capaz de transformar o modo de ver o mundo.

Notícias Unimed Federação MS

null Você sabia que as finanças podem impactar em nossa saúde?

Você sabia que as finanças podem impactar em nossa saúde?

Especialista em economia dá dicas para colocar as contas em dia
Texto: Comunicação Unimed Campo Grande
        09 de setembro, 2021

Você já se sentiu ansioso ao pensar sobre as suas finanças? Aposto que sim! Pois saiba que esta é a realidade de muitas pessoas e que as finanças podem impactar, de fato, na saúde e bem-estar de todos nós.  

As dívidas, muitas vezes, acabam nos tirando o sono, mas de acordo o PhD em economia, Michel Constantino, convidado para falar do assunto no sexto episódio do podcast Cuidar de Você da Unimed Campo Grande: Saúde Financeira é Essencial para o seu Bem-Estar, há um caminho para resolver o problema: planejamento.  

Segundo ele, para organizar as finanças “primeiro é necessário descobrir qual o seu perfil de investimento, se você gosta de correr riscos, abrindo mão de fazer um seguro para o carro, por exemplo, ou se você é mais conservador, que é aquela pessoa que procura um investimento seguro e mais sólido, prevenindo-se de ter problemas no futuro”.  

Para quem quer fazer algum investimento, Michel questiona: “você tem alguma dívida? Se há dívida, primeiro é preciso saná-la e só depois investir, porque 99% das vezes, o juros de uma dívida é maior do que você ganharia com um investimento. Então, a primeira coisa a se fazer é pagar a dívida”, enfatiza.    

A dica do economista para isso é se planejar. “Basta anotar em um caderno, planilha, ou aplicativo tudo o que você gasta e isso não pode ser mais que 50% do seu orçamento com as contas básicas, como água, energia, alimentação”, pontua.  

Michel Constantino destaca a regra 50 15 35, uma forma de dividir todas as despesas em três grandes categorias, onde 50% do orçamento é destinado aos gastos essenciais como alimentação, moradia, transporte, educação e saúde. 15% ao pagamento de dívidas e, caso não as tenha, pode ser usado para investimentos, aplicações, poupança, etc., e 35% destinado a gastos com estilo de vida, como lazer, viagens e academia, por exemplo.  

O especialista reforça que apesar das dívidas, é importante continuar sonhando em viver experiências, seja viajando, conhecendo bons restaurantes ou adquirindo bens materiais, desde que se mantenha as finanças organizadas e bem planejadas.  

Para saber mais sobre Saúde Financeira É Essencial Para O Bem-Estar, sexto episódio do podcast Cuidar de Você, com o especialista em economia Michel Constantino, basta acessar nosso Spotify (https://bit.ly/PodcastUnimedCG) e Youtube (https://bit.ly/PodcastUnimedCGYoutube).