É possível adoecer no ambiente de trabalho?

Psiquiatra responde questões importantes sobre o assunto
Texto: Comunicação Unimed Campo Grande
        13 de setembro, 2021

Já se sentiu estressado ou aflito com suas demandas? Sabia que um ambiente de trabalho adequado pode reduzir o nível de estresse do colaborador? E Síndrome de Burnout, sabe o que é e como pode afetar a vida de profissionais? 

Todo mundo já teve uma correria no trabalho ou se viu cheio de serviços, diante de uma vida intensa isso pode acontecer, mas ainda assim é importante ficar atento e saber que ter saúde mental no ambiente corporativo e torna-la uma rotina é essencial para um bom desempenho profissional.  

E sim, é possível adoecer no ambiente de trabalho, por isso, para esclarecer o assunto e prevenir para que isto não aconteça, Dra. Aline Moreira, psiquiatra da Unimed Campo Grande, respondeu perguntas importantes. O assunto ganha ainda mais força neste mês, afinal, é Setembro Amarelo, uma campanha nacional com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de suicídio no Brasil. 


É possível adoecer no ambiente de trabalho?  

Sim, é possível. Em vários ambientes podemos adoecer e no trabalho existem fatores específicos que contribuem para o adoecimento.  

Como reconhecer uma pessoa com pensamentos suicidas no ambiente de trabalho? 

O pensamento suicida muitas vezes não será explícito. O acometido destes pensamentos terá seu comportamento alterado e por muitas vezes tentará disfarçar seus sentimentos. Um olhar atento para si e para o outro pode facilitar a abordagem deste assunto.  

Como o ambiente de trabalho pode auxiliar na redução do nível de estresse e prevenção ao suicídio? 

A informação sobre suicídio e a abertura para se falar das doenças mentais, sem julgamento e preconceitos, é a melhor forma de prevenção.  

Os profissionais devem ajustar sua carga horária de trabalho para que tenham noites de sono suficientes para a homeostase do organismo (condição de estabilidade que o corpo necessita para o seu equilíbrio), momentos de lazer, descanso e convívio social satisfatório.  

Órgãos públicos e empresas privadas precisam estabelecer metas atingíveis, promover o relacionamento entre os colegas de forma a evitar o isolamento social, estabelecer maneiras saudáveis de competição, reconhecer o funcionário nas conquistas e estimula-lo no processo.  

Um ambiente de trabalho adequado é fundamental para oferecer qualidade de vida e saúde ao colaborador? 

O colaborador com qualidade de vida, alegre, disposto, interessado e responsável trabalha com maior satisfação e com menor risco de vir a ter pensamentos negativos.   

É importante que gestores e funcionários estejam atentos aos sinais de possíveis transtornos psicológicos de colaboradores?  

Os gestores e funcionários devem estar atentos. Para isso, deve-se estimular a procura por um médico psiquiatra para que o especialista possa estabelecer um diagnóstico e tratamento adequado, além de oferecer suporte psicológico, se houver na empresa.  

O que é Síndrome de Burnout?  

Síndrome de Burnout é um tipo de estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional.  

A síndrome é marcada por um desgaste, aumento de sentimentos de exaustão emocional, atitude de cinismo frente aos clientes e uma tendência a avaliação negativa devido a insatisfação do indivíduo com o seu trabalho.  

A carga excessiva de trabalho, má gestão do tempo, remuneração insuficiente e ausência de equidade são os principais fatores causadores do Burnout. Reconhecer seus limites e ter a abertura para conversar com a chefia sobre a carga de trabalho pode prevenir o adoecimento.  

Qual a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e quais são as dicas para mantê-la neste espaço?  

A saúde mental é essencial para um melhor desempenho profissional, com ela em dia o indivíduo tem suas capacidades preservadas de forma a alcançar os melhores resultados.  

Dicas

- Entrar e sair na hora acordada 

- Evitar sacrificar-se fazendo horas extras 

- Estabelecer bom vínculo com os colegas de trabalho 

- Procurar alimentar-se de maneira saudável  

- Priorizar o período de sono e descanso 

- Fazer tratamento psicoterápico e psiquiátrico de forma regular, quando indicado 

Observar, ouvir e acolher são ações importantes para ajudar quem está em sofrimento.  Sem contar que, segundo a médica, é importante lembrar sempre em buscar ajuda de um especialista, afinal, conforme falado pela psiquiatra, procurar assistência não é vergonhoso, quanto mais cedo, melhor será o tratamento desta doença.