Campanha Fevereiro Roxo: ''Se não houver cura, que ao menos haja conforto"

Se informe, um diagnóstico precoce faz toda a diferença para o controle dos sintomas e para assegurar uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
Texto: Comunicação Unimed Federação MS
        21 de fevereiro, 2024



A campanha "Fevereiro Roxo" foi criada na cidade de Uberlândia, interior do estado de Minas Gerais, no ano de 2014, com o objetivo de divulgar informações importantes para o reconhecimento dos sintomas existentes em algumas patologias crônicas, para que assim eles sejam controlados ou retardados em seu estágio inicial, garantindo aos pacientes um tratamento eficiente e uma melhor qualidade de vida, mesmo com a presença das doenças.

"Se não houver cura, que ao menos haja conforto" corresponde a temática adotada para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Alzheimer, três doenças que possuem sintomas distintos entre si, porém um ponto comum, qual seja: nenhuma das condições existe cura.  

Alzheimer 
A principal prevenção no caso do Alzheimer é a atenção aos familiares ou pessoas de meia-idade que já possuam casos da doença na família ou que estejam com dificuldades de linguagem, esquecimento de fatos recentes, confusão com horário e dia da semana ou desorientação em lugares já conhecidos. A associação da doença com a idade avançada é uma realidade, porém pode surgir de forma precoce se houver casos na família. O tratamento terapêutico e com medicamentos é possível para retardar os efeitos mais graves, principalmente quando o diagnóstico ocorre na fase inicial. 

Fibromialgia 
Com sintomas comuns, como fadiga, dor generalizada e dificuldades cognitivas, falta de concentração e perda de memória, a Fibromialgia pode ser confundida com outras doenças, como por exemplo, ansiedade e depressão, por esta razão, atenção, cuidado e prevenção devem ser redobrados com a persistência dos sintomas. O diagnóstico é mais comum em mulheres entre 30 e 60 anos de idade, porém, esse fator não é excludente para casos na infância e adolescência, tampouco na população masculina. 

Lúpus 
A visibilidade e disseminação de conhecimentos relacionados a doença ganhou força a partir do diagnóstico de duas cantoras famosas, Selena Gomez e Lady Gaga, que foram diagnosticadas com Lúpus e passaram a compartilhar os desafios de conviver com sintomas, como fortes dores nas articulações. O sintoma inicial principal consiste no surgimento de uma lesão avermelhada no rosto, nuca e couro cabeludo, que deve ser observada com atenção por um profissional da saúde. Estudos recentes concluíram que a doença pode ter influências hormonais e até ambientais. 

Informação e poder andam lado a lado, e neste caso, pode mudar a vida de milhares de pessoas e seus familiares. Atenção aos sintomas e a realização de exames, são fundamentais para um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz. 

SE CUIDE. CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA.