O que o tempo seco provoca? Especialistas explicam

Oftalmologista e dermatologista dão dicas para evitar desconfortos causados nesta época
Texto: Comunicação Unimed Campo Grande
        13 de agosto, 2021

O tempo continua seco e não há previsão de chuva para os próximos dias na região sul-mato-grossense. Os resquícios deixados pelo tempo seco são evidentes e causam desconfortos. Olhos secos e vermelhos, coceiras, feridas e alergias na pele são alguns dos sintomas deixados pelos dias com baixa umidade relativa do ar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos está entre 50 e 60% e, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Campo Grande está abaixo desta porcentagem, variando, nesta semana, de 20% a 35%. Os números caem ainda mais na próxima semana, chegando a 10% na segunda-feira (16). A umidade do ar no restante do estado também está abaixo do ideal.

Para evitar que esses e outros indícios incomodem nossa saúde, dois especialistas da Unimed Campo Grande separaram dicas fundamentais para enfrentar este período.

Olhos secos
Dr. Eduardo Rodrigo Zanin, oftalmologista da Unimed CG, explica que com os níveis extremamente baixos da umidade do ar, a saúde ocular pode ser afetada em todas as faixas etárias.

“Neste período seco aumenta a evaporação do filme lacrimal, que pode ainda piorar em pessoas que usam muito o computador, pois, ao usar telas piscamos menos, diminuindo a lubrificação ocular”, informa.

“A falta de lubrificação ocular leva ao olho seco, podendo causar irritação, queimação, coceira, sensibilidade à luz (fotofobia), desconforto e olho vermelho”, completa o especialista.

Dicas para evitar o ressecamento ocular
- Mantenha-se bem hidratado, bebendo bastante água diariamente

- Faça uma alimentação saudável e inclua alimentos ricos em Ômega 3 (peixes, semente de linhaça)

- “Descanse os olhos” fazendo pausas regulares, principalmente ao fazer uso de celulares, tabletes e computador

- Use umidificadores de ar, tanto no trabalho como dentro de casa

- Faça uma avaliação com seu médico oftalmologista regularmente, para uma consulta especializada, pois, além do olho seco, podemos ter outras alterações. O mesmo pode orientar e prescrever o uso de colírio lubrificante de qualidade

Pele ressecada
Segundo Dra. Gabriely Lessa Sacht, dermatologista da Unimed Campo Grande, no inverno a pele seca sofre mais que o normal, o que se agrava nesses dias de tempo seco.

“A pele fica mais ressecada, com tendência a coceirinhas, inflamações, feridas e dermatites. Então é importante ter um cuidado especial com a nossa pele nessa época do ano”, afirma.

Pensando nisso, Dra. Gabriely trouxe dicas para uma rotina que pode ser seguida diariamente para manter a pele hidratada e bonita, mesmo nesta época.

- Lave o rosto com um sabonete ou espuma de limpeza suave e lembre-se que a água precisa estar em temperatura ambiente ou no máximo morna

- Utilize um hidratante facial com ativos anti-inflamatórios (calmantes) e/ou prebióticos, que ajudarão a reforçar a barreira cutânea protegendo a pele - Aplique um protetor solar (FPS 30 ou maior) com ação hidratante duradoura

- É importantíssimo evitar banhos quentes e demorados, o banho deve ser com água fria a morna e entre 5 e 10 minutos

- Sempre que sair do banho hidrate muito a pele, passando um hidratante apropriado, de preferência àqueles que são para pele seca e sem muito perfume

- No banho é importante também não usar bucha e optar por sabonetes suaves, hidratantes ou até mesmo os de bebê

- Outro cuidado importantíssimo é consumir muita água, de dois a três litros, pois não adianta só reforçarmos a hidratação externa e não estar se hidratando, tanto no frio quanto no calor

“Esses cuidados são fundamentais para manter a pele bem neste momento, além de evitar descamação, perda do viço, do brilho da pele, feridas, coceiras e alergias”, finaliza a médica.