O que você precisa saber sobre o câncer colorretal

Alimentação saudável e atividade física podem ser aliadas na prevenção
Texto: Comunicação Unimed Campo Grande
Design: Comunicação Unimed Campo Grande
        28 de março, 2023
O câncer colorretal é considerado um tumor maligno e silencioso, mas com grandes chances de cura. Localizado no cólon, a doença não costuma dar muitos indícios no começo, tendo sintomas mais aparentes em estágios avançados. 

Em decorrência do baixo índice de diagnósticos precoces, o câncer colorretal afetou, somente em 2022, mais de 23 mil mulheres. Entre os problemas de saúde, a doença já ocupa a segunda colocação, ficando atrás somente dos cânceres de próstata nos homens e de mama nas mulheres. Como forma de alerta, anualmente são realizadas campanhas de prevenção e incentivo a exames como a colonoscopia, para que o caso seja descoberto o quanto antes. 

Sintomas e Diagnóstico 
Investigar esse tipo de câncer é fortemente recomendado para pessoas de todas as idades, mas principalmente após os 45 anos, devido aos sinais sutis da doença, como anemias e diarreias. Quando existe histórico familiar a ação preventiva deve começar ainda antes. Nos estados mais avançados, são relatadas mudanças bruscas no ritmo intestinal, fezes com sangramento, dores abdominais e cansaço. 
Especialistas indicam o exame de colonoscopia não somente para chegar ao diagnóstico, mas para identificar a possível origem do câncer colorretal antes que ele se desenvolva. Quando descoberto cedo, o tumor é tratável e há grandes chances de cura.  

Grupos de risco 

Considerando que o câncer colorretal pode afetar pessoas com diferentes históricos clínicos e idades, especialistas classificam os grupos de risco por algumas características, são elas: 

Maior risco:
pessoas com doenças crônicas na família ou casos de câncer colorretal hereditário, assim como portadores de doenças inflamatórias intestinais, como Crohn. 


Médio risco:
pessoas acima de 45 anos, sem histórico de câncer colorretal na família. Este grupo corresponde a 90% dos casos diagnosticados. 


Baixo risco:
pessoas com menos de 45 anos e que não se enquadram em nenhum dos grupos acima. 


Prevenção 

Parte importante na prevenção contra a doença está no equilíbrio alimentar e na prática de atividade física, já que o sedentarismo e o consumo excessivo de gordura animal podem facilitar o desenvolvimento da doença.  
As fibras presentes em frutas e legumes auxiliam o funcionamento do sistema digestivo como um todo, assim como a redução do consumo de álcool e uma menor ingestão de alimentos ultraprocessados. Na dúvida, mantenha os check-ups em dia, o corpo em movimento e se alimentando com qualidade. 

Assim como no caso do câncer colorretal, exames periódicos são fundamentais para a prevenção de possíveis doenças. No caso dos homens, infelizmente ainda são poucos adeptos a essa forma de autocuidado.  

Meio século de história    


Já são cinco décadas de uma história escrita pelas mãos de médicos cooperados, colaboradores, clientes e pessoas que acreditam na Unimed Campo Grande. Esses 50 anos de existência, lutas e conquistas serão celebrados no dia 12 de maio, data em que é reforçada a trajetória do nascimento de um novo conceito em saúde para nosso estado.    
  
Inúmeros desafios foram enfrentados, mas diversas conquistas foram alcançadas para que hoje a cooperativa médica chegasse à posição de maior plano de saúde de Mato Grosso do Sul. Desde a sua criação, em 1973, os propósitos da Unimed CG continuam sendo a busca constante por cuidado, crescimento e inovação, a fim de proporcionar a melhor assistência à saúde aos seus beneficiários e ser um porto seguro aos médicos cooperados, para que exerçam sua profissão com autonomia e, assim, continuem dialogando de forma democrática os rumos da saúde. Isto é a base do nosso cooperativismo, focado fundamentalmente no ser humano.     



 Aqui tem esperança. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.  

Comunicação Unimed Campo Grande
(67) 3389-2531 | (67) 98466-9378
(67) 3389-2845 | (67) 98123-7702

www.unimedcg.coop.br