Setembro Amarelo: “procurar ajuda não é vergonhoso, quanto mais cedo, melhor será o tratamento”, diz psiquiatra

Em live especial, médicos falam sobre o assunto e orientam população
Texto: Comunicação Unimed Campo Grande
        31 de agosto, 2021

O mês de setembro está a caminho e, junto a ele, uma campanha de extrema importância. Ainda cheio de tabus, o suicídio não pode ser ignorado pela sociedade e, neste mês, o Setembro Amarelo traz isto à tona, uma campanha nacional com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de suicídio no Brasil. Além do mês ser voltado à temática, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

Psiquiatra da Unimed Campo Grande, Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza conta que é imprescindível estar atento e oferecer ajuda a quem precisa. “Se você conhece alguém com a ideia de que a vida não tem mais sentido, não pense que é covardia, é doença. O suicídio é causado 90% das vezes por algum transtorno mental, como depressão, ansiedade, entre outros. Essa pessoa precisa de ajuda, por isso, chegue e fale: ‘parece que você não está muito bem, talvez eu possa ajudar’ ”, destaca o especialista.  

Dr. José ainda informa que para você identificar uma pessoa que não está bem, que está em sofrimento, é importante mais ouvir e observar do que falar. “Acompanhe essa pessoa até um médico, psiquiatra, psicólogo, para que ela possa ter ajuda o mais rápido possível”, completa o médico. 

Como ajudar quem está em risco? Confira algumas dicas da Unimed CG! 

- Abordar de forma calma, aberta, com aceitação e acolhimento, sem julgamento  

- Ouvir atentamente o que outro tem a dizer, sendo cordial e paciente ao ouvir 

- Ser empático com os sentimentos alheios 

- Expressar respeito às opiniões e valores do outro 

- Demonstrar cuidado e afeto 

- Incentivar procura de ajuda profissional 

“Quando as emoções, sejam elas quais forem, tornam-se prejudiciais de alguma maneira, é hora de buscar ajuda profissional. Procurar ajuda não é vergonhoso, quanto mais cedo procurar um profissional de saúde mental, melhor será o tratamento. O suicido é uma doença e assim deve ser tratada. Tem solução quanto mais cedo for procurada a ajuda”, conclui o psiquiatra. 

Live especial 

Para falar mais sobre o assunto, esclarecer dúvidas e orientar a população, a Unimed CG promove no dia 2/9, próxima quinta-feira, às 11h, uma live especial. 

Com a participação dos médicos Dr. Maurício Simões Corrêa e Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza, a transmissão será pelo Instagram da cooperativa médica.    

Para participar da live, saber mais sobre o assunto e fazer perguntas, basta acessar @unimedcgoficial.