Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você

Nosso Canal do Youtube


Notícias

Voltar Projetos sociais preparam alunos da rede pública para acesso às universidades

Projetos sociais preparam alunos da rede pública para acesso às universidades

Projeto Sou Fera Unimed chega à sua 17ª edição e reforça apoio a estudantes do Agreste e Sertão
Texto: Marcelo Amorim - Jornalista
Design: Adeane Nunes
        06 de fevereiro, 2023
Em sua 17ª edição, o projeto de sustentabilidade social “Sou Fera Unimed”, realizado pela Unimed Metropolitana do Agreste em parceria com o Fismat Curso, inicia uma nova turma de preparação de estudantes da rede pública para acesso às universidades. A ação, que inspirou e se soma ao projeto “Sonho Sonhado”, que tem o mesmo objetivo, conta com 16 alunos selecionados para o curso pré-vestibular. 

As aulas têm início nesta próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, e prosseguem até a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em novembro deste ano. A nova turma com os contemplados nos dois projetos reúne estudantes dos municípios de Arapiraca, São Sebastião, Coité do Nóia e Feira Grande, na região Agreste do estado e de Maravilha, no Sertão. 

O primeiro encontro da turma aconteceu nesta última quinta-feira, 26, na sede da cooperativa médica, em Arapiraca, ocasião em que os 16 estudantes estiveram presentes acompanhados pelos representantes como pai, mãe, avó. Na ocasião, eles assinaram o contrato para participação nos projetos. Tanto o Sou Fera Unimed como o Sonho Sonhado, Sonho Realizado oferecem bolsa de estudo e material de aprendizado gratuitamente. 

Para ocupar a vaga, todos passaram por processo de seleção, que contou com 95 candidatos inscritos e envolveu teste de atenção, redação, entrevista e questionário, segundo destacou o diretor do Fismat Curso, Milton Carlos. “Vamos cobrar responsabilidades de vocês, para que conquistem seus objetivos, mas vamos cuidar de todos como se fossem nossos filhos”, assegurou o educador.
Desde que foi iniciado, o Sou Fera Unimed tem conquistado junto ao Fismat Curso aprovações que passam de 90% dos alunos assistidos pelo projeto. Na edição 2022, que ainda se encontra na fase de resultados do ENEM, três estudantes já foram aprovados para o curso de medicina, conforme comprovado  no curso pré-vestibular. No Sonho Sonhado, criado mais recentemente, os índices seguem os mesmos. Na edição deste ano, o estudante Milton Sérgio, morador da zona rural de São Sebastião, é outro aluno que vai buscar acesso ao curso de medicina.
“Minha expectativa é grande e espero alcançar meus objetivos. Para isso, vou dar o meu melhor”, declarou, ao se referir à dedicação que dará aos estudos no curso pré-vestibular. Para a mãe do estudante, Josiene Pereira, o filho é só orgulho pela trajetória de vida e pelo esforço que tem em busca do acesso à universidade. “Sou grata a Deus e a vocês por ter dado essa oportunidade ao meu filho”, pontuou, emocionada.
E a emoção marcou o lançamento da nova turma com as histórias de vida de cada estudante, contadas pelos próprios pais. E o orgulho de todos se fez presente com os resultados obtidos por cada um deles no processo de seleção. “Organizada, dedicado, boa memória, raciocínio lógico, objetivos definidos” constam nos relatórios individuais.
“A gente somente consegue avançar com o conhecimento. Isso que vence todas as barreiras. Tenho colegas médicos no Hospital Regional de Arapiraca que passaram pelo projeto Sou Fera Unimed.  Nós como cooperativa médica temos uma visão humana e social. A gente precisa praticar o bem, mostrar o que temos de melhor. Aproveitem ao máximo essa oportunidade de vida para evoluir”, reforçou o médico ginecologista e obstetra Ulisses Pereira, diretor de Responsabilidade Social da Metropolitana do Agreste
Projetos Sociais
Na ocasião do lançamento da nova turma, a gerente de marketing e comunicação da cooperativa médica, Josânjela Lemos, destacou que, além do Sou Fera Unimed e Sonho Sonhado, Sonho Realizado, há vários outros projetos de responsabilidade social voltados ao esporte, à saúde, ao meio ambiente. “Temos o projeto de Judô em parceria com o Instituto Andrade, o ‘Eu Ajudo na Lata’ com a participação da comunidade para a coleta de lacres de latinhas de alumínio, o ‘Viver Bem’ que leva atividade física para a população, entre outras ações”. 
 






Assessoria de Comunicação
Unimed Metropolitana do Agreste
(82) 3521-9400