Capacitação TEA - Minas Gerais Instituto Unimed

Projetos Próprios
Capacitações TEA
A Capacitação TEA é uma das etapas do Projeto de Terapias Especiais, desenvolvido pela área de Gestão de Saúde Integral da Unimed Federação Minas, cujo objetivo é ajudar as cooperativas a elevar o padrão de cuidado médico e terapêutico oferecido às crianças e jovens com transtornos do neurodesenvolvimento.
O desenvolvimento das Capacitações TEA para Educadores e para Pais e Responsáveis envolveu profissionais de diversas especialidades: terapia ocupacional, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição e educação física.
Para isso, foram realizadas pesquisas para entendimento aprofundado das principais dificuldades e desafios desses públicos.
Dos 203 profissionais de instituições de ensino de Minas Gerais que responderam à pesquisa, 41% informaram que não se sentem preparados para atender a demanda destes alunos e 37% relataram não ter realizado alguma capacitação no tema.
Da pesquisa que foi aplicada junto a pais, responsáveis e cuidadores de crianças atendidas nas Singulares de Minas Gerais, tivemos 166 respondentes, principalmente mães, das quais 73% nunca participaram de capacitações sobre o tema. Dentre as principais dificuldades relatadas, destacaram-se as de comunicação, a dependência em atividades diárias, e a adaptação na escola.
Em 2024, foram realizadas as 4 primeiras turmas da Capacitação em parceria com o Instituto Unimed Minas Gerais, a partir do Programa Instituto Unimed nas Escolas.
O desenvolvimento das Capacitações TEA para Educadores e para Pais e Responsáveis envolveu profissionais de diversas especialidades: terapia ocupacional, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição e educação física.
Para isso, foram realizadas pesquisas para entendimento aprofundado das principais dificuldades e desafios desses públicos.
Dos 203 profissionais de instituições de ensino de Minas Gerais que responderam à pesquisa, 41% informaram que não se sentem preparados para atender a demanda destes alunos e 37% relataram não ter realizado alguma capacitação no tema.
Da pesquisa que foi aplicada junto a pais, responsáveis e cuidadores de crianças atendidas nas Singulares de Minas Gerais, tivemos 166 respondentes, principalmente mães, das quais 73% nunca participaram de capacitações sobre o tema. Dentre as principais dificuldades relatadas, destacaram-se as de comunicação, a dependência em atividades diárias, e a adaptação na escola.
Em 2024, foram realizadas as 4 primeiras turmas da Capacitação em parceria com o Instituto Unimed Minas Gerais, a partir do Programa Instituto Unimed nas Escolas.


