Areas de atuação

Paracatu - MG


Paracatu é cidade-polo do noroeste de Minas Gerais com mais de três séculos de existência.
Considerado Patrimônio Histórico Nacional Cultural Brasileiro, em 2010, pelo IPHAN, Paracatu é a única cidade histórica do noroeste mineiro. Apresenta um núcleo histórico bastante conservado, onde estão 230 imóveis que compõem o patrimônio protegido. Destaques para o Museu Municipal, a Casa de Cultura e as igrejas da Matriz de Santo Antônio, construída em 1746 e Nossa Senhora do Rosário, de 1744. Registros revelam que o antigo povoado surgiu entre 1690 e 1710, mas somente em 1798 que o Arraial de São Luiz e Sant’ Anna das Minas de Paracatu, como era conhecido, foi elevado à Vila. Sua importância está diretamente ligada à exploração do ouro, sendo encontradas na região as últimas jazidas de ouro do estado. Sua localização foi estratégica no período das bandeiras, pois era ponto de convergência dos diversos caminhos que ligavam o litoral da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, às “minas gerais” e aos sertões de Goyaz.  

Responsive Image

João Pinheiro - MG


Responsive Image
 João Pinheiro é conhecida como uma cidade fácil de ser amada, bem localizada no noroeste  do Estado é o maior município em extensão territorial de Minas Gerais com 10.717 km é composto por sete  distritos, nove  vilas com a população de  48,472 habitantes , situa-se entre a capital Federal Brasília a 386 km e 420 km da Capital mineira Belo horizonte. Suas atividades econômicas giram em torno dos agronegócios (agricultura, pecuária, silvicultura) das indústrias de alimentos (laticínios, biscoito, derivados de milho, doces e salgados da gastronomia mineira) confecção, usinas de álcool, artesanatos e diversas outras atividades.

O clima regional é do tipo tropical típico, marcado pela ocorrência de verões quentes e úmidos e invernos frios e secos, com índice pluviométrico de 1 360 milímetros (mm). O trimestre mais chuvoso abrange os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, enquanto o mais seco se dá em junho, julho e agosto. As médias térmicas mostram máximas de 30 °C, mínimas de 18 °C e média anual de 24 °C.

 

Brasilândia - MG


Brasilândia de Minas é uma cidade de Estado do Minas Gerais. Os habitantes se chamam brasilandenses.
O município se estende por 2 509,7 km² e contava com 16 538 habitantes no último censo. O município de Brasilândia de Minas foi criado pela Lei Estadual 12.030, de 21 de dezembro de 1995. A cidade comemora seu aniversário em 22 de maio, data que relembra a chegada dos primeiros colonos para Brasilândia de Minas. Gentílico: brasilandense ou brasilminense Formação Administração Distrito criado com a denominação de Brasilândia, pela lei municipal nº 397, de 30-07-1991, subordinado ao município de João Pinheiro. Em divisão territorial datada de 1993, o distrito de Brasilândia, figura no município de João Pinheiro. Elevado á categoria de município com a denominação de Brasilândia de minas, pela lei estadual n° 12030, de 21-12-1995, desmembrado de João Pinheiro. Sede no atual distrito de Brasilândia de Minas ex-povoado Brasilândia.

 
Responsive Image

Guarda-Mor - MG


Responsive Image
Guarda-Mor é uma cidade de Estado Minas Gerais. Os habitantes se chamam guarda-morenses.
O município se estende por 2 069,8 km² e contava com 6 580 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 3,2 habitantes por km² no território do município.
Guarda-Mor se situa a 34 km a Norte-Oeste de Vazante a maior cidade nos arredores.
Situado a 598 metros de altitude, de Guarda-Mor tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 17° 45' 17'' Sul, Longitude: 47° 6' 10'' Oeste.