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Unimed Norte Pioneiro-PR foi recertificada no Programa Ouvidoria de Excelência

A Unimed Norte Pioneiro-PR acaba de receber a certificação máxima do Programa Ouvidoria de Excelência da Unimed do Brasil.
        07 de junho, 2022

A Unimed Norte Pioneiro-PR acaba de receber a certificação máxima do Programa Ouvidoria de Excelência da Unimed do Brasil. O título obtido pela Cooperativa foi na categoria “Excelente” e terá a validade de dois anos. O Selo possui quatro níveis - Básico, Intermediário, Avançado e Excelente.

O programa é baseado em diretrizes estabelecidas e analisa o desempenho apresentado durante o período estudado.  O objetivo é reconhecer o desempenho alcançado pela área de Ouvidoria e avaliar, entre outros diversos requisitos, a atuação do ouvidor, os objetivos da ouvidoria, os meios de comunicação utilizados, a infraestrutura da área, aspectos de estruturação e revisão de processos.

Tudo isso contribui para que a ouvidoria atue na prevenção de notificações de investigação preliminar (NIPs) e demandas judiciais, além de promover a sustentabilidade do negócio e ampliar a fidelização e satisfação dos clientes.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Ouvidoria de Excelência, desenvolvido pela Unimed do Brasil em parceria com diversas Singulares e Federações, por meio do Comitê Nacional de Ouvidores do Sistema Cooperativo Unimed, e apoio da consultoria IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente), pretende estruturar as Ouvidorias do Sistema Unimed. Para tanto, cada Ouvidoria compartilhou suas realidades sobre necessidades e desafios regionais.

Este modelo de referência para o Sistema Unimed visa fomentar a visão estratégica das Ouvidorias e reforçar seu papel como instrumento de apoio para a boa governança, além de atender à Resolução Normativa (RN) nº323/13, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como unidade de segunda instância para atendimento de solicitações, queixas e sugestões dos beneficiários.

O Programa busca transformar a vivência entre Ouvidorias e clientes, com foco não apenas na solução de conflitos, mas na prevenção deles a partir do investimento em melhorias de processos capazes de evitar a judicialização e recorrência das demandas, e por fim aumentando a satisfação dos clientes.