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Dando sequencia nos planejamentos de capacitações e de acordo com as percepções internas, a Unimed Norte Pioneiro-PR promoveu, nos dias 11 e 12 de novembro, a treinamento sobre comunicação assertiva e escuta ativa. Mais de 80% dos colaboradores participaram, sob o comando da facilitadora Ana Wilges, psicóloga e especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho
Uma pesquisa muito recente que a palestrante apresentou, com 800 trabalhadores de escritórios brasileiros, dos quais 78% estiveram em home office, demonstra que, mesmo a distância, as pessoas estão mais conectadas umas às outras através das ferramentas tecnológicas.
Entre os entrevistados, 25% dizem que estão mais confortáveis usando tecnologia, 10% dizem que se aproximaram ainda mais dos colegas de trabalho e 9% que se aproximaram mais de seus chefes. “Pelo fato de que a gente precisou se afastar (em virtude das medidas de isolamento social) isso mostrou o quanto as conexões são importantes e o quanto a gente precisa estar próximo de quem a gente gosta no trabalho e na vida pessoal”, comenta Ana.
E tudo isto, de certa forma, cita ela, está relacionado a uma comunicação assertiva. Mais do que nunca foi exigido das pessoas, no mundo do trabalho, que expressem suas ideias e relatem fatos de forma fluente, clara e objetiva, verbal ou por escrito, com desenvoltura; gerem feedback: ouvindo as pessoas e garantindo entendimento do outro; utilizando de forma eficaz das ferramentas de comunicação da empresa.
Segundo a psicóloga, o segredo da comunicação verdadeira é a conexão com as pessoas. “Para conectar-se é preciso focar no outro, vai além das palavras, exige muita energia e é mais habilidade do que talento natural.”
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