Notícias

Voltar Unimed Nova Iguaçu traça o futuro para o próximo biênio

Unimed Nova Iguaçu traça o futuro para o próximo biênio

        16 de março, 2022

Debater os rumos para os próximos dois anos (2022/2023) da Unimed Nova Iguaçu foi o foco do workshop de desenvolvimento do Planejamento Estratégico ocorrido nos dias 11, 12 e 13 de março, que reuniu a diretoria executiva, gerentes, coordenadores e líderes de todos os setores da cooperativa. Quatro pilares nortearam o trabalho: Cooperação, Simplicidade, Performance e Inovação. Ao todo foram traçadas 96 metas envolvendo algumas perspectivas: Financeira; Clientes; Processos e Tecnologia; Pessoas e Sistema Unimed. O encontro enfatizou a importância da intersetorialidade, a adoção de indicadores na gestão e a permanente redução de custos a fim de superar os fatores críticos e, consequentemente, alcançar os resultados centrados no fortalecimento e crescimento sustentável da singular. 

Este é o quinto Planejamento Estratégico realizado pela Unimed Nova Iguaçu, e é o primeiro que contou com a participação de uma Jovem Aprendiz e uma estagiária, ratificando a relevância do relacionamento entre todos os setores e a compreensão de que todos os colaboradores são essenciais. “Congratulo a organização que conseguiu reunir as principais lideranças da cooperativa, pois todos compreenderam a importância da transparência dos dados e da intersetorialidade na obtenção do sucesso para a empresa. Conseguimos definitivamente erradicar a gestão verticalizada que não traz êxito, ao contrário, aumenta os riscos para o negócio”, ressaltou o presidente, Dr. Joé Sestello. 

Ao todo 12 objetivos estratégicos orientaram a discussão e a definição das metas: Solidez Econômico-Financeira; Crescer a Carteira de Forma Sustentável; Excelência no Atendimento; Fidelizar a Carteira de Clientes; Fortalecer e Expandir a Marca na Região; Ampliar e Gerir os Recursos Próprios e Parcerias; Gestão por Governança; Riscos e Compliance; Aprimorar a Gestão de Tecnologia; Engajar e Valorizar o Capital Humano; Fortalecer o Relacionamento com os Cooperados; Manter o Relacionamento com os Órgãos Regulador e Governamental; Representar a Unimed Nova Iguaçu junto ao Sistema Unimed. 


Três dias de verdadeira imersão

O workshop foi uma verdadeira imersão nas questões que envolvem a singular. Os três dias de evento contaram com muitos debates, grupos de discussão, apresentação de trabalhos de alguns setores (Jurídico, Comunicação e Marketing, Financeiro e Contábil), exibição de cases de sucesso (Ouvidoria e Atendimento Domiciliar), bem como a realização de duas palestras remotas. O diretor de projetos da empresa de Consultoria XVI Finance, Vinicius Cintra, ministrou o tema “Cenário Atual e Tendências da Saúde Suplementar”, e o superintendente da Unimed Uberlândia, Dr. Francisco Tavares Junior, falou sobre “Unimed em Transformação: Novos Cenários”.  

A responsável pelo setor Ouvidoria, Juliana Simões, completará em junho 10 anos na cooperativa e saiu bastante satisfeita. “Este workshop foi um sucesso e a quantidade de metas definidas pelos setores evidencia o amadurecimento dos colaboradores. A proposta da diretoria executiva de convidar uma Jovem Aprendiz e uma estagiária só mostra o quanto é importante a relação entre os setores no desenvolvimento do planejamento estratégico para a nossa organização. Cheguei e saio daqui com grande expectativa para trabalhar e alcançar estes resultados”, declarou Juliana. 

O gerente Financeiro, Flávio Vieira, também enfatizou o êxito do trabalho. “Cada vez que a gente se reúne sai com mais aprendizado. Com esta nova gestão parece que tudo é novo. É a mesma cooperativa, mas com novas expectativas e com grandes inovações. Vivenciamos momentos difíceis para a cooperativa com a crise e ainda com um desafio enorme para enfrentar 2022, mas saio daqui com a esperança renovada. Esta nova diretoria executiva vem com uma visão inovadora e conseguiu trazer isso para o planejamento estratégico. Esta é a percepção que tenho como gestor financeiro, mas creio que todos tiveram a mesma sensação. O que nós planejamos nestes três dias trará importantes ações para a cooperativa e resultados para o futuro”, destacou o gerente. 

– Conseguimos dar a dimensão da responsabilidade de cada um no processo de construção e crescimento sustentável, pois cada ação planejada demanda de um estudo financeiro que sustente a sua viabilidade. Alguns pontos foram elencados como essenciais nesta jornada com o objetivo de alcançar o êxito, como a transparência, a adoção de indicadores na gestão e o seu permanente monitoramento, a relação intersetorial, a promoção da intercooperação com as coirmãs e entidades do Sistema Unimed, o acompanhamento do cenário econômico do país e do mercado, dentre outros. Desenhamos um bom planejamento estratégico e, ao definirmos quase 100 metas evidenciamos a gama de temas analisados e considerados essenciais para o nosso verdadeiro fortalecimento e expansão. Tivemos um grande saldo positivo com a realização deste evento – finaliza o presidente.