Unimed Oeste do Pará conquista a maior certificação em Gestão da Qualidade, a ISO 9001:2015

Com essa conquista, a singular se torna a primeira Unimed do norte a se certificar na versão 2015 da norma. O conjunto de normas tem como principal foco, os processos internos da empresa.
        07 de março, 2022

Após dois anos de investimentos em treinamentos, auditorias internas, reestruturação dos processos e das políticas para consolidar os conhecimentos, chegou, a confirmação que a Cooperativa de Trabalho Médico Unimed Oeste do Pará foi certificada no processo da qualidade pelas normas da ISO 9001:2015. No fim do ano passado, a cooperativa já havia recebido o Selo de Gestão da Qualidade na premiação SomosCoop Excelência em Gestão ciclo 2021 e o reconhecimento de marca mais lembrada pelos santarenos, quando se trata de planos de saúde, pelo Prêmio VOX.

Para a certificação foram necessárias duas auditorias, a primeira de diagnóstico que identificou a situação e o potencial da empresa. Na segunda visita, os auditores monitoraram os processos e o cumprimento das diretrizes previstas na norma. A empresa DNV Business Assurance foi responsável por auditar a cooperativa, avaliando, principalmente, o gerenciamento do Sistema de Gestão da Qualidade. 

Para o presidente da cooperativa, Dr. Alberto Tolentino, a conquista é a confirmação que se esperava sobre todos os avanços no processo de Gestão da Qualidade que já se nota nas rotinas dos processos internos. “A ISO sempre foi um sonho dessa diretoria, principalmente por se tratar de uma norma focada na satisfação do cliente. Receber a certificação é certeza de que estamos avançando na gestão da qualidade”, disse ele. 

Processo de implantação da Qualidade 

O processo de qualidade na empresa começou em 2019. No ano seguinte, se deu o início da busca pelo selo. Para isso, se construiu uma política solidificada que visa o Desenvolvimento, consolidação e manutenção de um sistema perene de gestão da Qualidade, comprometido com o atendimento a todos os requisitos aplicáveis, focado na melhoria contínua dos processos e na promoção da satisfação dos seus clientes e demais partes interessadas.

A coordenadora da Gestão da Qualidade, Rosane Maia, esteve a frente desse processo e destaca como a certificação é um ponta pé inicial para uma efetivação ainda maior do desenvolvimento da qualidade dentro dos processos da Unimed .“Essa primeira certificação é uma grande conquista para nós. No entanto, é um trabalho que passa a se intensificar cada vez, afinal a Qualidade deve ser perene, por isso deve ser continuada. Ainda temos mais auditorias como a de manutenção e auditoria de recertificação. O trabalho deve avançar ainda mais”, destacou ela. 

 

Sobre a ISO 9001:2015

 A norma ISO 9001:2015 é focada na satisfação do cliente final e serve como um guia para que as empresas alcancem melhores resultados, otimizando desempenhos. Dentro das auditorias se avalia três pontos determinantes para receber a certificação, são eles: operar com maior eficiência, cumprir todos os requisitos legais e regulatórios, além de alcançar resultados com a chegada de novos clientes.

A certificação da Unimed Oeste do Pará está adequada a um padrão de qualidade que é aceito e valorizado em 164 países. Além de ser a única singular Unimed de toda a região norte do país a receber o selo, é a segunda empresa do estado a conquistar esse feito. 

 

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