Unimed promove capacitação de protocolos da Covid-19 para profissionais de saúde

Principais informações e atualizações sobre a doença foram repassadas em uma live.
        25 de março, 2021

 

No dia 03 de fevereiro, o infectologista, dr. Alisson Brandão, repassou a 29 profissionais de saúde todas as atualizações sobre o processo da Covid-19 para quem trabalha na linha frente, desde o fluxo de atendimento quando o paciente chega no hospital, medidas de prevenção, cuidados e todos os protocolos que esses profissionais precisam seguir. Participaram médicos cooperados, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de clínicas de saúde da região Oeste do Pará e a equipe do Hospital Unimed.

Na live, o médico apresentou todo o processo, desde a incubação, passando pela transmissão e seus níveis; todos os tipos de sintomas que o paciente pode apresentar, até as principais formas de prevenção. O dr. Alisson lembrou da importância desses profissionais seguirem os protocolos corretamente, já que estão mais propensos a serem contaminados.

Segundo ele, a média é de cinco a seis dias entre a incubação e o aparecimento dos sintomas, apesar de não ser uma regra. Já a transmissão pode ocorrer em três níveis - pré-sintomática, sintomática e assintomática.

Aos profissionais, as recomendações são as mesmas com relação a prevenção: lavagem das mãos com água e sabão ou higienização com álcool gel 70%, principalmente no ambiente de trabalho ou em locais públicos; ao tossir ou espirrar cobrir sempre nariz e boca com a parte interna do cotovelo, assim como evitar tocar nariz, olhos e boca com as mãos não higienizadas.

Com relação as máscaras de tecido, o médico alertou que elas não são consideradas EPIs, mas funcionam como uma barreira física de proteção, principalmente para evitar a saída de gotículas que permanecem suspensas no ar por longos períodos de tempo.

O dr. Alisson lembrou que os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus têm mais chances de serem infectados, por isso é tão importante seguir o protocolo e utilizar os EPIs corretos.

Categorias

 
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em