https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Você sabe o que é Neutropenia Febril? Dra. Kalista Borges explica!

No dia 03 de novembro de 2021, foi realizado na Unimed uma palestra com a Médica Cooperada e Hematologista, Dra. Kalysta Borges sobre o tema: Neutropenia Febril
        09 de novembro, 2021

A Capacitação fez parte do Programa de Valorização do Médico Cooperado através da melhoria contínua dos processos de atenção a saúde, onde foi abordado as definições, agentes, etiologia e tratamento da Neutropenil Febril, um assunto muito importante na área da Saúde. O evento aconteceu tanto de forma presencial, no Auditório da Sede Administrativa quanto online no formato de Reunião no Google Meet e contou com a participação de outros médicos cooperados, reforçando ainda mais a importância de médicos compartilharem conhecimentos com sua cooperativa.

O que é Neutropenia Febril?

Neutropenia febril é uma emergência clínica comum em pacientes oncológicos, principalmente naqueles com doenças hematológicas (ex.: leucemia aguda).

Indivíduos neutropênicos apresentam mecanismos de defesa imunológica comprometidos e, portanto, ficam suscetíveis a infecções graves. A febre deve ser considerada um sinal de infecção nesses pacientes, mesmo sem outros sinais ou sintomas, uma vez que, com a ausência de resposta imune adequada, pode não haver outras manifestações associadas.

Muitas vezes, na prática clínica, terapia antifúngica empírica é instituída quando há persistência da febre em neutropênicos a despeito da antibioticoterapia de amplo espectro. No entanto, nem sempre tal conduta é a mais apropriada e pode acabar resultando em mais malefícios do que benefícios para os pacientes.

Categorias

 
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em