Unimed Oeste do Pará inaugura novo Centro Especializado de Terapias

O principal objetivo do Centro é acolher o público infanto-juvenil e ofertar sessões de reabilitação neuropsicológica, psicomotora, comportamental e de linguagem, associadas ou não aos transtornos do neurodesenvolvimento.
        11 de maio, 2022




O mais novo recurso próprio da Cooperativa de médico Unimed Oeste do Pará já está em pleno funcionamento. O Centro Especializado de Terapias (CET) está localizado na TV. Felisbelo Sussuarana, Nº 371, no bairro da Aldeia. A Unidade conta com neuropsicólogo, fonoaudióloga e fisioterapeuta, essa equipe multiprofissional atua de forma integrada para o desenvolvimento dos pacientes. O intuito é se tornar referência na atuação clínica terapêutica na região Oeste do Pará. Além disso, o espaço oferece aos beneficiários Unimed avaliações neuropsicológicas e psicológicas para procedimentos de cirurgia bariátrica. O serviço de acompanhamento psicológico pós cirúrgico também é ofertado no Centro.

Em menos de dois meses de atuação o CET já realizou mais de 940 atendimentos. No total, o espaço dispõe de seis consultórios, sendo dois para fonoaudiologia, um de terapia ocupacional de integração sensorial, dois de psicologia e um de psicologia ABA (Applied Behavior Analysis).

O neuropsicólogo que atua no Centro, Jefferson Feitosa, destaca como toda a instalação da Unidade foi pensada para acolher esses pacientes. Assim como, a estrutura predial está pronta para atender as singularidades desses beneficiários.

“O nosso centro de terapias foi pensado para acolher crianças que têm transtorno no neurodesenvolvimento, principalmente, porque aqui nós temos um espaço integrado, as salas são adaptadas para o público aqui atendido desde os brinquedos, a sala de integração sensorial até a luz”, disse ele.

 

Fluxo de atendimento

Para ser atendido no CET, além de ser beneficiário da Unimed Oeste do Pará, o paciente precisa de um encaminhamento médico que indique as sessões de terapias. O agendamento deve ser feito através do contato 93 9220-2042, conforme disponibilidade é programada as datas da terapia.

A cada seis meses os especialistas que atuam no Centro emitem um laudo evolutivo do paciente, com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento daquela criança ou adolescente o que direciona as estratégias terapêuticas avaliando a eficiência ou necessitam de outros tipos de intervenção.

A coordenadora do Centro, Geisiane Castro, enfatiza que o acompanhamento e a frequência terapêutica são essenciais para o desenvolvimento de quem recebe atendimento no CET. “Mensurar o quanto as terapias oportunizadas para esses pacientes estão trazendo resultados é estratégico para que se faça uma tratativa muito mais embasada e que tenha um impacto positivo na vida dessas famílias. Afinal, o desenvolvimento humano é contínuo, dinâmico e evolutivo”, explicou ela.



 

Categorias

 
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em