https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Participantes com mais de 70 anos marcam presença na 1ª Corrida Unimed Catanduva

Texto: Unimed Catanduva
        10 de abril, 2022

Quem pensa que chegar na terceira idade é sinônimo de diminuir o ritmo do dia a dia e ficar apenas em casa, está enganado. Prova disso são as nove pessoas acima dos 70 anos que fizeram inscrição para a 1ª Corrida Unimed Catanduva, o que demonstra que idade não é, nem nunca foi, impedimento para se manter em constante movimento e encarar a prática da atividade física.

Duas corredoras desta faixa etária marcarão presença na corrida no domingo, dia 10, e resolveram compartilhar a experiência sobre como é competir nas corridas de rua. Elas estarão ao lado de outros 298 competidores que percorrerão trechos de 5 e 10 quilômetros.

Com 70 anos, Maria Tereza Fernandes corre há 17 anos e encontrou na modalidade esportiva uma forma de cuidar da sua saúde. “Fui ao cardiologista para tratar minha arritmia e o médico me recomendou caminhada. Comecei a fazer pequenas caminhadas com o meu filho, mas, como ele andava rápido, aos poucos estava correndo para acompanhá-lo”, lembra.

Em sua primeira corrida, em 2005, na tradicional Corrida Matilat,  já conquistou o pódio. “Não esperava. Quando vi, estava em quarto lugar”, disse. Desde então, ela sempre buscou correr nas provas realizadas em Catanduva e região. Maria Tereza tem o apoio da família, principalmente do neto Henrique Zanardi, que a acompanha em diversas corridas. O próximo evento da dupla está programado para maio. “Meu neto sempre corre comigo. Ele faz fisioterapia e sempre fala de mim para seus pacientes”, completou.

Sobre competir, Maria Tereza deixa bem claro que dá o seu melhor para correr bem. “Todos os atletas gostam de chegar em uma boa posição, então a gente se esforça mais. O meu desafio é correr na minha categoria com pessoas dez anos mais jovens”, disse.

Com 73 anos, Odete Roanda quebra paradigmas ao tentar os dez quilômetros na prova. “Faz três anos que moro em Catanduva e venho treinando para pegar o ritmo. Estou um pouco ansiosa, mas vou tentar fazer esse desafio”, disse. A aposentada morou em São Paulo e conheceu a corrida aos 40 anos, participando de provas históricas como a São Silvestre e realizando maratonas. “Amo correr, a minha vida mudou muito e foi uma experiência maravilhosa. Hoje, não consigo ficar sem e atividade física é bom para vida toda”, finalizou emocionada.

A 1ª Corrida Unimed Catanduva celebra duas datas importantes no calendário: Dia Mundial da Saúde, comemorado neste dia 7, e o aniversário do município, em 14 de abril. A largada está prevista para às 8 horas, em frente ao bebedouro da SAEC, com concentração a partir das 7 horas. Com o mote #mude1hábito, a ação incentiva a prática de atividade física em busca de qualidade de vida e do bem-estar.