Voltar A importância da inteligência emocional no trabalho

A importância da inteligência emocional no trabalho

        06 de abril, 2022

O estudo feito pela Talent Smart mostra que 90% dos profissionais que melhor performam no trabalho têm um alto nível de inteligência emocional. Inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa em gerir as próprias emoções. No dia a dia, fazer essa gestão pode não ser simples já que vivemos na correria e com preocupações pessoais e profissionais. No entanto, ao se organizar, é possível aprender a gerir o que sentimos. Confira as dicas que separamos ¿

  1. Observe seu comportamento

Para ter inteligência emocional o primeiro passo é observar o seu comportamento e como você age em determinadas situações. Quem é mais estressado tende, muitas vezes, a agir no impulso e isso pode ser um problema já que você não se da o tempo para entender o que aconteceu e qual a melhor forma de agir no ocorrido. Há também o outro lado, de pessoas que guardam para si o que sentem e acumulam decepções.

  1. Identifique aquilo que te atrapalha

Ao observar o seu comportamento, será possível identificar o que mais te atrapalha: é a forma de falar? De gesticular? Ou o fato de você guardar tudo para si?

  1. Domine o que você sente

Você está no controle do que sente. Por isso, aprender a lidar com o que sentimos é importante. É dessa forma que a gestão pode ser feita e, com isso, evitamos de reproduzir comentários ou ações que não fazem bem para nós e para quem convive conosco.

Existem algumas coisas que podem te auxiliar nesse processo, por exemplo, praticar atividade física, respiração correta, além de terapia e meditação.

  1. Não tenha medo de se expressar

Inteligência emocional não é sobre se calar. Muito pelo contrário, é saber como se expressar dizendo o que sente e não ofendendo quem está te ouvindo. Por isso, não tenha medo de se expressar.

  1. Ter empatia é importante

Se de um lado você está aprendendo a lidar com suas emoções, é necessário entender que outras pessoas ao seu redor estão fazendo o mesmo. Por isso, ter empatia é fundamental. O primeiro passo para isso é se colocar no lugar do outro e buscar compreender o porquê das ações e falas da pessoa. Só pegue para você o que for seu.

 

Como ter inteligência emocional afeta seu trabalho

Desenvolver inteligência emocional faz bem não apenas para nossa vida pessoal, como também para o trabalho. A boa comunicação é a chave para um trabalho de sucesso. Com isso, você trabalha melhor e, por consequência, a qualidade do seu trabalho cresce.

 

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o Info TI ¿

 

Copyright 2001 - 2023 Unimed do Brasil - Todos os direitos reservados