Notícias 

É ouro! Unimed Paraná é acreditada, mais uma vez, em nível 1

A Unimed Paraná foi, mais uma vez, acreditada como operadora nível 1 (ouro), nesta semana, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A nota final de 95,57 comprovou que a Federação faz parte do seleto grupo de operadoras acreditadas no país.
Texto: Revista Ampla
        22 de maio, 2023

A auditoria de Acreditação aconteceu entre os dias 22 e 24 de março, em uma minuciosa avaliação feita pela entidade acreditadora ISOPOINT. Os critérios de avaliação foram estabelecidos pela RN 507, por meio do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.

Para que essa auditoria ocorresse toda a Federação esteve envolvida com o processo – desde diretoria, gerência, coordenação, colaboradores e multiplicadores da equipe que compõem a Qualidade.

O diretor Administrativo e Financeiro Alexandre Gustavo Bley, que acompanhou a abertura e o fechamento da auditoria, celebrou o resultado, mas disse não ser uma surpresa, pois acredita no trabalho de cada colaborador envolvido. “Sabemos o quanto esse time todo se dedica e se esforça para fazer as entregas. E, mesmo quando não enxerga o resultado na ponta imediatamente, não desiste, porque é um time obstinado, e, agora colhe esses belos frutos”, elogia o diretor.

O gerente Econômico-Financeiro Antônio Maurício Ribeiro também enalteceu todo o trabalho desenvolvido para que a Unimed Paraná alcançasse o êxito na acreditação. “A mensagem é de satisfação e aprendizado. Satisfação de celebrarmos o resultado obtido e aprendizado por sabermos que é um processo contínuo”, lembra o gerente.

A nota representa o mais alto nível de acreditação, que é o nível 1. E para a coordenadora da Gestão de Serviços, Indicadores e Qualidade Debora Christina Barbosa Hara, a nota também representa a proficiência, a dedicação e o comprometimento que todos têm com o Sistema Unimed do Paraná e do país. “Sabemos que, quanto mais alto for o nível, maior será a responsabilidade, interna e externa. Entretanto, também confiamos no time que temos aqui na Federação”, garante Debora.


 

Programa de Acreditação

De acordo com a ANS, o Programa de Acreditação de Operadoras é uma certificação de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde, garantindo a melhor experiência para o beneficiário. A adesão ao Programa é voluntária e a certificação é conferida por Entidades Acreditadoras, reconhecidas pelo Inmetro, às operadoras que cumprirem os critérios estabelecidos na Resolução Normativa nº 507, de 30 de março de 2022, que alterou a RN nº 277/2011.

O Programa envolve quatro dimensões: Gestão Organizacional, Gestão da Rede Prestadora, Gestão em Saúde e Experiência do Beneficiário, abrangendo 21 requisitos, e mais de 160 itens de verificação.

A Unimed Paraná já havia sido acreditada no ano de 2016. Agora, em 2023, no estado, foi a primeira a receber o reconhecimento público e oficial feito pela ANS.

Fonte:  Revista Ampla