https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Cuidados com as mamas na amamentação

        25 de junho, 2019

O leite materno é um alimento completo. Além de fornecer todos os nutrientes que o recém-nascido precisa, ele carrega anticorpos que protegem o bebê contra diversas doenças.

Até os seis meses de idade, o leite deve ser o alimento exclusivo do bebê. Após esse período, cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes também entrarão na rotina alimentar, conforme a orientação do pediatra. No entanto, a amamentação deve ser estimulada até os dois anos de idade, pois os nutrientes continuarão contribuindo para o desenvolvimento saudável da criança.

Veja algumas dicas para que o período de amamentação seja prazeroso para mãe e filho

Dica 1: Use sutiãs próprios para amamentação; Eles têm melhor sustentação, alças mais largas e bojos e tamanho adequados para as mamas.

Dica 2: Não é necessário higienizar as mamas antes e depois da mamada. A higiene realizada durante o banho é suficiente.

Dica 3: Também não é necessário preparar as mamas com o uso de buchos ou conchas.

Dica 4: Para lubrificar e proteger os mamilos, após as mamadas espalhe algumas gotas de colostro nas aréolas.

Dica 5: Para evitar a mastite - inflamação do tecido mamário - procure orientação de um profissional da área da saúde sobre a maneira correta de amamentar. Desse modo, evitará o acúmulo de leite nas mamas e a formação de fissuras (lesões nos mamilos).

Dica 6: Tenha certeza de que o bebê  está sugando o leite corretamente e que ele está sendo colocado em uma posição confortável. Isso evita que a amamentação machuque as mamas.

Dica 7: Para facilitar a amamentação, o bebê deve estar virado para a mãe, junto ao seu corpo, bem apoiado e com os braços livres. A cabeça deve ficar de frente para o peito, e o nariz bem na frente do mamilo. Só quando o bebê estiver com a boca bem aberta é que deve ser colocado para sugar. Quando o bebê está mamando corretamente, o queixo encosta na mama, os lábios ficam virados para fora, o nariz fica livre e aparece mais a aréola na parte de cima da boca do que na parte de baixo.