Notícias

Minimalismo e Consumo Consciente

Viver com apenas o necessário pode ser um desafio para quem gosta de colecionar itens. Porém, deve-se cuidar para que esse hábito de colecionar não se torne em acúmulo de coisas que não são usadas.
        10 de janeiro, 2022

Viver com apenas o necessário pode ser um desafio para quem gosta de colecionar itens. É normal que alguém que goste de discos, por exemplo, tenha uma quantidade grande de álbuns. Porém, deve-se cuidar para que esse hábito de colecionar não se torne em acúmulo de coisas que não são usadas.

O consumo consciente está atrelado à ideia de minimalismo. Pensar se algo que você quer comprar será realmente útil na sua vida é uma das maneiras de evitar o consumo desenfreado. Além de gastar um dinheiro que pode ser investido em outras coisas, o consumismo faz com que você tenha um número muito grande de coisas para guardar dentro de casa. A simplicidade é a chave para evitar esse tipo de coisa, além de fazer com que você tenha somente coisas que realmente serão utilizadas.

Não há somente uma forma de praticar o minimalismo. O que vale é o que funciona para você, o que realmente agrega valor na sua vida. Se quiser, você pode colecionar canecas, livros, discos, bonecos, etc, desde que seja algo que você realmente gosta e te faz bem.

Agora veja algumas dicas para praticar o minimalismo e se tornar uma pessoa consciente do seu consumo:

  • Reconheça seus pontos fracos e veja como pode melhorar. O autoconhecimento é importantíssimo nessa fase;
  • Mude seus hábitos: Comece aos poucos a comprar menos coisas e vá diminuindo aos poucos;
  • Tenha consciência do que compra. Pare de comprar algo só pelo prazer da compra. Pense muito bem antes e se planeje para não afetar as suas finanças;
  • Desfrute de uma vida mais leve.

Gostou das dicas? Para já de consumir em excesso e viva com o que é necessário!


------

Fonte