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Quer aumentar sua imunidade? Aposte em alimentos naturais!

Nutricionista traz dicas de alimentos naturais que são aliados na hora de aumentar imunidade
        13 de dezembro, 2021

Assim que as temperaturas caem, a busca por dicas milagrosas, chás ou alimentos que aumentem a imunidade cresce de forma desenfreada. Com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico e prevenir gripes e resfriados – mais comuns durante o inverno -, muitas pessoas passam a apostar em “misturinhas” que prometem resolver todos os nossos problemas. Mas, será que é necessário um ingrediente milagroso para garantir maior imunidade nessa e em todas as outras épocas do ano?

Se essa é sua preocupação, pode ficar tranquilo, pois a notícia é boa: para reforçar a imunidade, a solução está muito mais perto e acessível do que imagina. Conforme a nutricionista funcional Camila Mercali, que apresentou duas palestras enriquecedoras com o tema “Alimentação saudável durante pandemia: como aumentar a imunidade”, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Trabalho (SIPAT), da Unimed Paraná, investir em alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, além de probióticos, como a aveia, a amêndoa e alimentos roxos, pode potencializar nosso sistema imunológico sem nenhum “milagre”.

A profissional pontua, antes de mais nada, que imunidade não é simplesmente “não ficar doente”, como muitos podem pensar. “A imunidade é composta pela saúde intestinal, pela prática de atividade física regular, o controle do estresse, boas horas de sono, alimentação equilibrada e, quando necessário, a suplementação de vitaminas ou elementos que o corpo não esteja produzindo ou recebendo de fontes naturais”, detalha.

Nessa linha, Camila destaca que, para cuidar bem da imunidade, existem esses seis pilares principais, sendo a qualidade do sono um dos principais a ser regulado. “O primeiro passo que as pessoas devem dar para melhorar para ter uma vida saudável é o sono. Quando dormimos bem, além de descansar, reduzimos as taxas de ansiedade e estresse, o que é essencial nessa busca pela saúde”.


Imunidade: priorize alimentos naturais em relação aos alimentos processados
Em relação à alimentação, a nutricionista chama a atenção para o consumo de alimentos ricos em fitoquímicos – componentes naturais que protegem contra diversas doenças -, além de construir uma rotina alimentar que seja rica em fibras e probióticos. “A orientação é que nós consumamos, por dia, 2g desses componentes fitoquímicos. Porém, no Brasil, a média diária é inferior a 50mg”, comenta, ao reforçar que só é possível encontrar esses componentes em alimentos naturais, ou seja, que não são industrializados. “Por isso há a necessidade de uma alimentação colorida, com legumes, verduras, frutas, e menos alimentos processados ou industrializados”, diz. Como exemplo, 100g de acerola contém 257mg de fitoquímicos, enquanto a mesma quantidade de banana contém 214mg e, de cebola, 90mg.

Camila ressalta que, a maior parte das vitaminas, antioxidantes e nutrientes que nosso corpo precisa estão, de fato, em alimentos fáceis de encontrar e acessíveis, sem ser necessário apostar em ingredientes caros ou mirabolantes na hora de montar um cardápio. “Para aumentar a imunidade, também devemos apostar em uma alimentação rica em fibras e probióticos, como aveia, amêndoa, batata yacon, chicória. Também vale destacar a importância dos temperos naturais, que, além de garantir um sabor único e delicioso à comida, levam nutrientes essenciais para o nosso corpo. Inclua orégano, pimenta do reino, cominho, enfim, experimente, de fato, melhorar sua alimentação”.

De acordo com a nutricionista, é possível fazer pequenas mudanças no dia a dia, por meio de escolhas conscientes que, consequentemente, levarão à uma vida mais saudável. “Além disso, é de extrema importância realizar exames com uma certa frequência, seja semestralmente ou anualmente, para verificar se o nível de vitaminas está adequado, se não há deficiência de zinco, ácido fólico, etc. Nessas situações, pode ser necessário fazer a suplementação”, finaliza.

As duas palestras ministradas pela profissional aos colaboradores da Unimed Paraná terminaram com diversos elogios e, ainda, o sorteio de uma cesta recheada de alimentos saudáveis para dois participantes – um em cada live.


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