Notícias 

Veja abaixo as principais notícias da Unimed Paranaguá.

Especialista em Cardiologia explica o que é a doença cardiovascular e Infarto do Miocárdio

Hilton Porto Santos, médico cardiologista, 68 anos. Formado há 45 anos pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, registrados no Conselho Federal de Medicina.
        12 de março, 2021

O que é uma doença cardiovascular?

É um termo que abrangente, que engloba as doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos, sendo a principal causa de mortes no mundo. As mais conhecidas são o Infarto do Miocárdio e o AVC, popularmente conhecido com Derrame Cerebral. Várias situações predispõe a elas; são os chamados fatores de risco. Portanto quantos mais destes fatores a pessoa possuir, maior será o seu risco de desenvolver uma dessas doenças.

Entre os mais importantes fatores de risco conhecidos, poderemos citar alguns que podem ser modificáveis ou tratados, e outros que são hereditários.

Por exemplo: o fumo, a hipertensão arterial (pressão alta), a vida sedentária, o excesso de peso e o colesterol aumentado, podem ser modificados quando são causados por maus hábitos alimentares, como excesso de gorduras, frituras, açúcares e sal; além do hábito de fumar.

Outros fatores de risco chamados hereditários: a pessoa já trás na sua carga genética, como os distúrbios do metabolismo das gorduras, chamadas de dislipidemias familiares (colesterol e triglicerídeos aumentados de nascença) e diabetes, quando não ocasionado pela obesidade. Além do fato de você ter os pais que tiveram infarto ou derrame antes dos 60 anos de idade, isto não pode ser modificado, mas minimizado ou atenuado fortemente pelo tratamento.

O que é Infarto do Miocárdio?

O coração é formado por um músculo chamado de Miocárdio, que é o músculo que bombeia o sangue para todo o nosso corpo.

Para efetuar este trabalho o coração precisa de elementos que são levados para este músculo através das artérias chamadas de artérias coronárias, que seria a grosso modo, o encanamento que leva o combustível; e que precisa estar em excelente estado para não ter problemas.

Se não cuidarmos muito bem destas artérias (encanamento), elas irão obstruir (entupir), prejudicando a irrigação, parcial ou totalmente.

Esta obstrução se dá através do lento depósito de gordura dentro das artérias ao longo da vida; até chegar um ponto em que o sangue não passará mais. Este exato momento é o Infarto do Miocárdio, isto é, houve uma obstrução definitiva daquela artéria coronária, que levará a morte (necrose) de determinada região do coração, podendo em muitos casos (se a parte atingida do coração for grande ), ocasionar o óbito do paciente.

Por isso é importante que tenhamos uma vida saudável, com alimentação adequada e exercícios físicos regulares, sempre lembrando que antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é necessária uma avaliação cardiológica adequada.