Notícias 

Veja abaixo as principais notícias e atualizações da Unimed Paranaguá.

Exames durante o pré-natal

Saiba mais sobre os principais exames a serem realizados durante o pré-natal
        08 de novembro, 2022

Os exames do pré-natal acontecem ao longo da gestação e, em cada consulta o médico irá realizar uma série de procedimentos, importantes para que o acompanhamento do desenvolvimento e a saúde do bebê, assim como a saúde da mulher.
Confira a lista de exames abaixo:

  • Hemograma

Importante para avaliar principalmente, a anemia que tende a ser comum na gravidez.
Tipo sanguíneo e fator Rh
Este exame de sangue verifica o grupo sanguíneo da mãe e o fator Rh, se é positivo ou negativo. Avalia o risco de desenvolvimento da eritroblastose fetal em um parto futuro.

  • Glicose em jejum

A glicose em jejum é importante para verificar se há risco de desenvolvimento de diabetes gestacional. Além disso, entre a 24ª e a 28ª semana de gestação, o médico pode indicar a realização do exame TOTG, também conhecido como Teste Oral de Tolerância à Glicose ou exame da curva glicêmica, que é um exame mais específico para o diagnóstico de diabetes gestacional.

  • Sorologia para hepatite B e C, sífilis, HIV, toxoplasmose e citomegalovírus

Todas essas doenças podem ocasionar a malformação e até a morte do bebê. Os exames permitem a identificação dessas doenças, e após identificadas, reduz o risco de transmissão na hora do parto com o tratamento adequado, e caso haja a transmissão, amenizar as sequelas que podem ocorrer com o bebê.

  • Exame de urina e urocultura

O exame de urina é importante para identificar a infecção urinária, que é comumdurante a gestação e pode ocasionar o parto prematuro.
Ultrassonografias
A realização do ultrassom é muito importante durante a gravidez, pois permite que o médico e a mulher acompanhem o desenvolvimento do bebê.

  • Exames ginecológicos

Pode ser recomendado também a realização do exame preventivo, também conhecido como exame Papanicolau, que tem como objetivo verificar a presença de alterações no colo do útero.

FONTE: Ministério da Saúde.