Notícias 

Veja abaixo as principais notícias e atualizações da Unimed Paranaguá.
https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Jeito de Cuidar Unimed: A história da Cristiane

Colaboradora da Unimed Paranaguá conta a sua experiência pessoal desde o diagnóstico até o decorrer do tratamento. Cristiane foi diagnosticada com carcinoma e ressalta a importância da prevenção, do apoio da família e dos amigos e do modo de como enfrentar a doença.
Texto: Jeito de Cuidar
        19 de outubro, 2021

Conta um pouco da sua história e como começou sua luta contra o câncer.

— Meu nome é Cristiane, tenho 47 anos, sou casada, mãe de 3 filhos e sou vó de um menininho lindo de 2 anos. Em 2016, foram localizados alguns cistos no meu seio, então eu fiz o tratamento e ocorreu tudo bem. Só que esse ano (2021), os cistos voltaram, então em uma consulta com o ginecologista ele pediu exames para investigação, fiz os exames, retornei pro ginecologista e ele me encaminhou pro mastologista o quanto antes, devido aos laudos que eu apresentei. Até ele me encaminhou pro Dr. Leônidas, devido a amizade que eles têm e ao contato que eles têm, porque daí ele poderia monitorar todo o meu tratamento. Aí eu consultei com o Dr. Leônidas, ele fez o procedimento e o resultado desse procedimento foi que apareceu um carcinoma no meu seio esquerdo, ele apresentou o tipo de tratamento que era um tratamento cirúrgico e eu faria radioterapia, fiz todo o procedimento que ele me passou e foi um sucesso graças a Deus.

Qual foi a sua reação ao receber esta notícia?

— Eu levei um susto, levei um susto mesmo. Porque essa situação, não é uma situação atípica né? Eu fiquei triste, eu chorei, passou um filme na minha cabeça, pensei na minha família, nos meus filhos, nos meus amigos, nos meus sonhos, projetos, mas com tudo isso acontecendo, eu decidi não passar por esse desafio triste, depressiva, eu decidi que eu tinha que confiar em Deus, então só falei assim: “Deus fique comigo nesse desafio, eu preciso do Senhor mais do que nunca agora. Me dê a tua paz, me dê fé e que eu me sinta segura nessa situação”, e graças a Deus, isso aconteceu. Então, a bíblia diz, também, que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, então se tudo coopera para o bem, é pro bem, você gostando ou não da situação, vai cooperar para o teu bem. Então eu me agarrei nisso e, isso faz toda a diferença, você confiar, você ter a fé, faz toda a diferença em um tratamento desafiador como esse. Ter câncer não é um diagnóstico simples, é um diagnóstico de muito peso, então precisa de muita confiança pra pode passar por esse desafio.

Como tem sido a sua experiência no tratamento?

— Tem sido muito bom, sabe? Ocorreu tudo muito bem, então eu vi que fluiu de uma forma muito rápida, muito pronta, então eu fiquei muito feliz com relação a isso.

Você foi acolhida no ambiente de trabalho quando informou sobre o seu diagnóstico?

— Me senti muito acolhida, muito amada no local onde eu trabalho e isso fez toda a diferença, me senti muito especial, eu recebi carinho de pessoas que eu não conhecia com tanta afinidade e isso fez toda a diferença no meu tratamento.

Qual mensagem você deixa para os colaboradores e para aqueles que estão batalhando contra a doença?

— Para que as mulheres venham a buscar os recursos necessários para fazer os exames, consultem, faça o autoexame, mamografia, ecografia de mama. A prevenção faz toda a diferença, geralmente nós mulheres nos deixamos por último, queremos cuidar de todo mundo e sempre nos anulamos, só que pra gente dar suporte para as pessoas no qual amamos, no qual estão perto da gente, a gente precisa estar bem, então corre atrás sem medo, sem medo mesmo, indiferente do resultado, você tem que ver que Deus está no controle. Então não perca tempo, não deixe nada para depois, tem coisas que só dependem de você e outras pessoas não vão poder fazer no teu lugar, então esse tipo de atitude quando você tomar, é como se você falasse “eu te amo”, se amar, demonstrar amor pela tua própria vida.

— Eu queria deixar meu agradecimento, primeiramente a Deus por ter me dado todo o suporte e ainda está me dando todo o suporte nesse período, nesse desafio e por ter colocado pessoas especiais na minha vida que foi a Drª. Ana Carolina que fez meu tratamento em 2016, meu Ginecologista Dr. Dennis e Dr. Leônidas, os meus amigos e a minha família, que todos os abençoe de uma forma muito especial.