Notícias 

Veja abaixo as principais notícias e atualizações da Unimed Paranaguá.
https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Cálculo urinário: saiba mais sobre suas causas e tratamento

Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia, no Brasil, os custos das internações motivadas por cálculo urinário estão estimados em R$ 29 milhões/ano. Nos Estados Unidos, este custo representa US$ 2 bilhões/ano. O sinal mais comum dos cálculos urinários é uma forte dor em um dos lados da região lombar. Saiba mais sobre o cálculo urinário nesta entrevista do Momento Saúde.
Texto: Comunicação e Marketing - Unimed Paranaguá
        19 de setembro, 2022
O que é cálculo urinário?
São pedras que se formam no sistema urinário (rim, ureter, bexiga) formadas a partir de substâncias não dissolvidos na urina.
Cálculo Urinário

O que causa o cálculo urinário?
As causas são variadas. Podem ter origem em distúrbios do metabolismo, alterações endocrinológicas, absorção de nutrientes e podem inclusive ser decorrentes de maus hábitos alimentares e de vida, como o consumo excessivo de sal e a pouca ingesta de líquidos.

Quais são os principais sintomas de cálculos do trato urinário?
A apresentação clínica mais comum é a cólica renal, que se trata de uma forte dor na região das costas que pode “correr” para a lateral ou para a frente do abdome e as vezes para a virilha. Pode ter enjoo associado. Outras apresentações podem ser infecções urinárias de repetição, dor lombar isolada, dificuldade e desconforto para urinar ou até mesmo não sentir nada. Os sintomas vão depender muito das características da pedra e onde estão alojadas.
Cálculo urinário: saiba mais sobre suas causas e tratamento

Como é feito o diagnóstico?
Existem várias formas, sendo a mais indicada a tomografia de abdome e pelve sem contraste. A radiografia somada à ecografia pode ser utilizada, porém são menos sensíveis que a tomografia para a identificação do cálculo.

Existem outras formas de diagnóstico, como urografia excretora e a ressonância nuclear magnética, porém são solicitados somente em situações específicas.

Em quais partes do corpo pode aparecer um cálculo urinário?
A pedra pode estar localizada no rim, no ureter (um canal que leva a urina do rim à bexiga e inclusive é o local responsável pela cólica renal, quando obstruído por algum cálculo), bexiga e uretra.

Há alguma medida para prevenir o aparecimento delas?
Sim. São medidas simples e a principal é a ingesta adequada de água. Sucos cítricos como o de limão também ajudam a prevenir. A ingestão de pouco sódio (sal de cozinha) nos alimentos também ajuda a prevenir, assim como evitar refrigerantes e consumo em excesso de proteínas. Essas são medidas gerais que podem ser adotadas por todas as pessoas para diminuir o risco de ter alguma pedra.

Qual o tratamento?
Existem várias formas de tratamento. Conforme a apresentação clínica do paciente e de acordo com as características da pedra, o tratamento pode ser
 - Expectante (acompanhamento)
 - Terapia expulsiva: utilização de medicamentos para expulsar a pedra
 - Litotripsia extracorpórea por ondas de choque: fragmentação da pedra através da utilização de ondas de choque.
 - Ureteroscopia semirrígida e flexível: são endoscópios especialmente feitos para o sistema urinário, que possibilitam acesso ao cálculo e sua pulverização com LASER, sem necessitar de nenhum tipo de corte.
 - Nefrolitotripsia percutânea: através de uma pequena incisão na região das costas, permite a extração de cálculos volumosos do interior do rim
 - Cirurgia convencional (aberta e laparoscópica): utilizadas cada vez menos, em virtude de métodos menos invasivos, porém ainda há situações que somente a cirurgia convencional é capaz de resolver. 

Retirando a pedra, a doença está curada?
Não. A retirada da pedra é apenas parte do tratamento. O paciente necessita de acompanhamento urológico posteriormente para investigar se há ou não algum distúrbio metabólico que necessite de correção.

Você comentou sobre tratamentos pouco invasivos. Eles estão disponíveis na Unimed Paranaguá?
Todas as formas citadas estão disponíveis em Paranaguá. Inclusive as modalidades pouco invasivas com a utilização de laser, que permitem uma recuperação rápida e precoce do paciente.